Como Construir um Espaço Gourmet em Casa

Há algum tempo, quando surgiram os grandes condomínios de apartamentos e casas, surgiu consequentemente à diminuição do tamanho dos lares, e receber os amigos para uma festa se tornou quase impossível, afinal festas e reuniões são sinônimos de pessoas reunidas e isso exige espaço.

Solução Criada

Pensando em soluções úteis, os profissionais da área decidiram colocar pequenos salões de festas nos condomínios. E por muito tempo esses salões foram a sensação dos condomínios, afinal festas e reuniões nunca faltam. No entanto, um salão de festas não é nada mais que um espaço, as vezes coberto, as vezes não, onde as pessoas podiam colocar mesas e realizar as festas.

Com o tempo, acrescentaram ao salão de festas um banheiro e uma “cozinha”, para que os convidados não precisassem se deslocar até a residência dos anfitriões. Atenção para a cozinha entre aspas, na realidade não é uma cozinha, é um espaço pequeno onde colocaram um fogão, um micro-ondas, uma geladeira ou freezer, para que o anfitrião, os garçons e quem estivesse ajudando na festa não precisasse ir até a casa para pegar comes e bebes.

A Evolução do Salão de Festas

Depois que foi criado o salão, em seguida houve a primeira evolução, se tornou um salão de festas com comodidades e assim facilitava a vida de convidados e anfitriões. Porém, o que mais encontramos nos condomínios não é apenas um simples salão de festas com uma minicopa e um banheiro, atualmente as construtoras fazem o chamado Espaço Gourmet, que podemos denominar como a evolução do salão de festas, mas o que seria um espaço gourmet?

E Afinal o que é um Espaço Gourmet?

Ninguém nasce sabendo, e como no meio imobiliário novas expressões são criadas quase que diariamente, deve-se dizer o que significa um espaço gourmet. Segundo o dicionário imobiliário, o Espaço Gourmet é um ambiente, de uso de todos do condomínio, foi criado como forma de substituir o salão de festas, para que os condôminos pudessem receber seus convidados, em festas, reuniões e qualquer evento.

Ele tem esse nome “Espaço Gourmet”, porque em seu espaço foi incorporado além de pia para a lavagem de louça suja, um fogão, e aparelhos eletrodomésticos. Em muitos espaços gourmets podem ser encontrados fornos e fogões à lenha, churrasqueira, caracterizando assim o espaço onde as pessoas podem preparar a refeição e ao mesmo tempo aproveitar a festa.

Devido ao sucesso dos espaços gourmets nos condomínios, ele começou a se tornar muito querido entre as pessoas, e muitas gostam de ter seu próprio espaço sem que seja necessário que se divida com os vizinhos.

Os Novos Espaços Gourmets

Devido ao desejo das pessoas de ter seu próprio espaço gourmet, muitas construtoras já possibilitam que a casa ou apartamento venha com tal ambiente incorporado, fazendo assim uma varanda gourmet para os apartamentos e para as casas o próprio espaço gourmet.

Se você é uma dessas pessoas que deseja ter um espaço como esse, mas não tem a menor noção de como começar, a seguir você terá várias dicas de como montar o ambiente de acordo com o espaço que você tem disponível. Fique atento e aproveite para modificar um pouco a decoração da sua casa.

Fazendo um Espaço Gourmet em Apartamentos ou Casas Pequenas

Você que mora em uma casa pequena ou em um apartamento deve estar pensando que adoraria ter um espaço gourmet, mas não tem muito espaço em casa ou em seu apartamento. Não se preocupe, existem soluções que podem fazer aquele pequeno espaço se tornar o ambiente gourmet tão desejado.

Como o espaço foi escolhido e ele não é grande o suficiente tente priorizar o que você realmente deseja ter em um espaço gourmet. Fique atento, pois um espaço gourmet deve ser bem ventilado e pede o mínimo de espaço para que haja uma circulação tranquila.

Pegue um papel e caneta e comece a anotar o que deseja ter no ambiente. Você e sua família gostam de pizza? Então porque não colocar um forno a lenha em que você possa fazer pizzas na hora de servir?

Lembre-se que se é um espaço para comer, não é para ficar em pé, então dependendo do tamanho da sua varanda, escolha uma mesa de acordo com o espaço disponível. Em muitos casos você pode colocar mesas menores como apoiadores, essas não ocupam tanto espaço e serão verdadeiros charmes ao espaço.

Lembre-se que o seu espaço, pode ter somente uma churrasqueira, uma pia e a geladeira onde colocará o refrigerante e a cerveja. Lembre-se ainda de não deixar sua geladeira ou freezer próximo da churrasqueira ou forno.

Para decorar faça um jardim vertical em uma das paredes da varanda, ele será uma atração à parte. Seguindo a linha de integrar um pequeno jardim, utilize vasos, não muito grandes para que eles não ocupem muito espaço.

Como o seu espaço é a sua varanda, procure fechar toda a varanda com janelas de vidro que possam correr totalmente para que quando for necessário um pouco mais de privacidade, você tenha.

Projetando um Espaço Gourmet Maior

Quando se tem bastante espaço para criar um espaço gourmet, normalmente se passa muitas informações pela cabeça, então assim como no espaço pequeno se deve anotar o que deseja, o espaço grande também deve ser pensado.

Pegue uma caneta e papel e comece a pensar o que deseja ter em seu espaço gourmet. Agora escolha onde será seu espaço, deseja um ambiente integrado a casa ou totalmente separado?

Se escolher pelo integrado, você ainda pode optar por portas de correr, que abrem totalmente e assim pode fazer a integração tanto para o jardim/quintal, como para dentro da casa.

Quando for dispor mesas, você tem a opção de espalha-las por toda a extensão do ambiente (quintal ou jardim) ou colocar uma grande mesa central. Também coloque poltronas confortáveis.

Vale a Pena Reforçar

Lembre-se que algumas dicas servem tantos para os espaços gourmets grandes como para os pequenos, portanto, a regra da geladeira e/ou freezer longe do forno ou churrasqueira é vital para o bom funcionamento do seu eletrodoméstico.

Se no ambiente pequeno você fez um pequeno jardim vertical, quando o espaço for grande, você tem que ter um cuidado redobrado para manter seu jardim e quintal arrumados e limpos, essa regra vale para caso você tenha uma piscina, ela deverá sempre estar limpar.

Caso não queira ter muito trabalho para pensar em como ser o seu espaço gourmet e tiver um dinheiro reservado, contrate um profissional, eles são ótimos para dar boas soluções para o espaço que deseja transformar.

Caso tenha dúvidas, faça mais pesquisas e procure revistas do segmento, elas darão ótimas ideias para você montar o ambiente desejado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *