Como Decorar Varanda Integrada

A varanda é o espaço do apartamento em que o morador aproveita para relaxar do dia a dia estressante. Quando a varanda é integrada ao apartamento é possível inclusive pensar em dar festas para os amigos nesse espaço. Uma das grandes dificuldades de quem está montando ou reformando um apartamento é encontrar a decoração ideal para a varanda.

É importante pensar em algo que seja funcional, que combine com o restante da decoração e de preferência que os móveis sejam bem resistentes uma vez que esse espaço pode estar sujeito as intempéries do tempo. A seguir vamos te dar dicas de estilo de decoração e também de questões práticas para conservar os móveis desse espaço.

O Que se Espera da Varanda…

A varanda é o espaço da descontração e da diversão em que as pessoas aproveitam para receber os amigos para relaxar. Para algumas pessoas esse espaço pode servir para cozinhar para os amigos, por exemplo. Já para outras pessoas é um bom lugar para colocar espreguiçadeiras e curtir os dias de sol.

Na verdade o uso da varanda depende muito do que você gosta de fazer no seu tempo livre. A decoração desse espaço deve ser pensada com base no que você deseja fazer na sua varanda. Depois de pensar bem a respeito podemos passar para as considerações práticas e relevantes para fazer a compra dos móveis e artigos decorativos.

Questões Práticas

Dentre os artigos de decoração que podem fazer parte da sua varanda estão abajures, tapetes, cadeiras, objetos de arte, iluminação enfim o que for de sua preferência. Na verdade o que guia os rumos da decoração é o tamanho do espaço. Uma questão essencial para começar a fazer a escolha dos móveis é se existe ou não a possibilidade de fechar o ambiente.

Quando a varanda é aberta é importante que os artigos decorativos resistam bem a ação do vento e da chuva, pois é difícil recolher as peças sempre que chove. De qualquer maneira a dica é ter algum tipo de proteção nesse ambiente, se um vidro não é possível você pode optar por persianas.

Porta

A varanda integrada com a sala deve ter uma porta que separe um espaço do outro para proteger do barulho e do vento, mas também deve ser algo prático. Uma porta de vidro de correr pode ser uma maneira interessante de manter os espaços isolados. As portas que abrem para os lados podem tomar ainda mais espaço de uma área que já não é tão grande.

Aproveitamento de Espaço

Por falar em espaço é importante estar ciente de como se pode aproveitar melhor a área integrada da varanda. Mesmo que a área da varanda não seja tão grande você pode aproveitá-la de forma eficiente tendo uma noção de melhor aproveitamento. Quem tem um espaço mais generoso nessa área pode fazer uma cozinha gourmet para aqueles momentos de descontração entre os amigos.

Os móveis devem ser multifuncionais para que além de praticidade ofereçam a você mais espaço. Não esqueça de imprimir a sua personalidade nos móveis e objetos que estão na varanda, pois é importante se sentir bem nesse espaço.

Dicas de Decoração Para a Varanda

Cachepots

Quem não tem espaço para ter um jardim pode deixar o toque verde por conta dos cachepots. A sua varanda integrada pode funcionar como um pequeno espaço verde da casa, para aproveitar ainda mais o espaço coloque bancos ou cadeiras para curtir momentos gostosos com os amigos. A madeira é um material que combina bem com um espaço com plantas, use cores sóbrias nos móveis para que o destaque fique para o verde das plantas.

Cortinas

Quem tem uma varanda integrada em sua casa ou apartamento pode usar cortinas para fazer a separação da varanda para a área da casa. Além de ocupar menos espaço garante um visual decorativo mais rico. Opte pela porta de correr de vidro se chover muito onde você mora, pois assim evita que entre água em casa.

Área de Convivência

A varanda integrada funciona como uma área de convivência principalmente em casas de veraneio que tem a piscina integrada. Dessa forma faça a decoração de maneira a incentivar a interação entre as pessoas. Coloque poltronas ou sofás mais confortáveis com almofadas.

Mesas de centro com revistas e espaço para colocar copos também ajudam a dinamizar o ambiente. Nesses casos é importante que a decoração tenha um toque de cor para deixar as pessoas mais animadas para conversar e aproveitar os dias de sol. Para quem pretende integrar a varanda a piscina é interessante usar móveis de palha ou de plástico que podem ser molhados. Algumas toalhas podem ser deixadas em pontos estratégicos para os seus convidados.

Trabalhando Com Pouco Espaço

A maioria das pessoas tem varandas pequenas já que o movimento natural da indústria imobiliária é reduzir cada vez mais os espaços. Porém, isso não quer dizer que você não possa ser criativo e ter um espaço incrível para receber os seus amigos. Para garantir aquele momento com a turma de amigos você pode usar pufs, por exemplo, com uma mesa de centro.

Para quem deseja aproveitar momentos românticos a dois pode colocar uma mesa simples, porém, com um belo arranjo de flores. Tem quem aproveite esse espaço integrado a casa para colocar espreguiçadeiras para tomar sol. Invista em móveis rústicos e em artigos decorativos que sejam bonitos e ajudem a quebrar esse visual pesado.

Menos é Mais

A varanda nem sempre é grande e você deve pensar nisso, além disso, não é porque ela é integrada que você deve aproveitar para encher com diversos móveis e peças de decoração. Tenha o bom senso de saber montar uma decoração que deixe espaço para circulação pela casa assim como seja prática para receber as pessoas queridas ou somente para ficar a sós aproveitando uma folga.

Ter uma varanda organizada é ter um espaço para fugir um pouco da rotina estressante do trabalho e descansar então não complique as coisas. Lembre-se que menos é mais na decoração de qualquer ambiente inclusive da sua varanda. Depois de tanto trabalho para decorar é só aproveitar o espaço.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *