Decoração Para Laje

A Laje

Quando alguém diz que tem ‘laje’ em casa é natural que algumas pessoas torçam o nariz, pois o espaço ainda é visto com certo preconceito. Essa continuação da casa é usada por muitas pessoas para receber os amigos, fazer aquele churrasco, bater papo enfim para reuniões sociais.

A laje deve deixar de ser vista como algo negativo para o apartamento, pois com os toques de decoração certos pode se transformar num ambiente muito aconchegante para relaxar e encontrar as pessoas queridas. A seguir vamos dar sugestões para que você transforme a laje num verdadeiro lounge para se divertir com os seus amigos.

Possibilidades da Laje

A área da laje pode ser usada para inúmeras finalidades como, por exemplo, para manter uma churrasqueira, um forno de pizza, um espaço para a piscina, pode ser a sua lavanderia ou quem sabe duas coisas ao mesmo tempo se você souber como usar a funcionalidade a seu favor.

Nos casos das casas e apartamentos menores a dica é tornar o espaço o mais funcional possível para você possa manter dois ambientes na laje deixando o seu lar mais completo. As possibilidades são tantas que tem pessoas que transformam a laje num tipo de jardim suspenso ou em horta. Boas opções para quem busca ser mais sustentável, pois a concentração de verde ajuda a reduzir as ilhas de calor urbanas.

Pensando na Decoração da Laje

Agora que você sabe de todas as possibilidades que a laje oferece é interessante começar a pensar em como fazer a transformação desse espaço. A primeira coisa a considerar é a área que a sua laje tem e o padrão do imóvel bem como o seu estilo. Podemos dizer que a partir de 10 ou 15 metros já se torna possível uma transformação do espaço como explicitamos acima.

Lembramos que ideias de decoração e transformação como essas que citamos dependem de pontos de hidráulica e iluminação para que seja possível aproveitar a área a noite também. Os revestimentos escolhidos devem ser claros para que não aqueçam a edificação. Para te ajudar nessa tarefa de transformar a decoração vamos falar mais sobre algumas opções de projetos para essa área.

Área Gourmet

Para que a sua laje se torne uma bela área gourmet você pode optar por construir uma churrasqueira ou forno a lenha. Quem deseja algo mais simples e prático pode usar uma churrasqueira portátil no espaço, daquelas compradas em supermercados. A ideia é criar um espaço gourmet como se você tivesse uma varanda, mas que na verdade fica na laje.

O espaço fica completo com uma mesa para que os seus convidados possam sentar ao ar livre para aproveitar o churrasco ou a pizza. Quanto mais espaço você tiver na sua laje melhor poderá fazer a instalação dessa área gourmet, lembre-se de usar armários funcionais que permitam deixar tudo o que for necessário a mão.

Além disso, preocupe-se com a cobertura do espaço, ou seja, ter um toldo ou algo assim para os dias de chuva. Mesmo com uma proteção é importante escolher móveis resistentes assim como fazer uma construção mais sólida.

Área de Lazer: Piscina, SPA e Solarium

Antes de qualquer coisa é importante dizer que essa transformação precisa da autorização da Prefeitura uma vez a que construção de piscinas ou jacuzzis deve passar pela avaliação de um engenheiro que determine que a obra pode ser feita. A piscina em questão não precisa ser grande, pode ser um espaço íntimo somente para os amigos mais próximos.

Para tornar o espaço ainda mais agradável vale a pena ter uma mesa e cadeiras para poder sentar tomar um suco depois do banho de piscina. Ter uma cozinha gourmet nesse espaço pode ser bem prático para servir aos seus amigos alguns petiscos. O espaço parecerá mais sofisticado se você usar madeira como revestimento.

Área de Serviço e Lavanderia

Quando a casa ou apartamento é pequeno você pode optar em tirar a área de serviço e lavanderia de dentro do lar para a laje. Para isso você poderá colocar uma bancada com tanque e deixar um espaço para funcionar como área de varais. Esse espaço é ideal para você deixar as suas roupas secando, porém, é claro que tudo depende do tamanho da laje.

Se você já tem uma área de serviço e lavanderia dentro de casa pode considerar se não é melhor usar a laje uma vez que tem maior incidência de sol e vento para secar as suas roupas e livrar o espaço dentro de casa. Com mais espaço dentro de casa você pode até mesmo criar um novo cômodo.

Uma dica para deixar a decoração do espaço mais divertida é escolher utensílios coloridos como, por exemplo, o pote em que fica o sabão em pó, a caixa de pregadores de roupas entre outros detalhes.

Jardim Suspenso

Esse jardim pode se transformar num belo espaço para relaxamento e leitura. Para montar o seu jardim você pode fazer canteiros ou mesmo usar vasos grandes com plantas. Os cachepots podem ser os seus aliados para colocar as plantas na parede. Se for possível você pode até mesmo cultivar árvores frutíferas nesse espaço.

Para deixar o ambiente ainda mais acolhedor coloque puffs para que as pessoas possam sentar e relaxar, se quiser pode colocar espreguiçadeiras para aproveitar um belo dia de sol enquanto lê. É legal ter um rádio para animar o espaço, mas sempre lembrando de não incomodar os vizinhos.

Horta

Ter alimentos cultivados por você mesmo é algo precioso para evitar o consumo de vegetais com agrotóxicos. Montar uma horta na laje pode ser mais fácil do que parece, você precisará de canteiros ou vasos. Saiba que está cada vez mais comum as pessoas fazerem minihortas em seus imóveis.

Você pode cultivar na sua horta temperos como manjericão, orégano, alecrim e pimenta. Além disso, é possível cultivar tomates, salsinha entre vários outros tipos de vegetais. A dica é apostar em plantas que gostem de sol ou então ter um espaço a meia-sombra para aquelas que não podem receber a incidência direta dos raios.

Com essas dicas você pode transformar a sua laje num espaço ainda mais acolhedor para os seus amigos e mantendo a elegância.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *