Restauração de Teatro

Finalmente o povo capixaba vai ter de volta o Theatro Carlos Gomes que está sendo restaurado por engenheiros e arquitetos. As obras que começaram no mês passado têm previsão de termino para março do próximo ano. Restauração de Teatro é uma solução inteligente sendo sempre um resgate importante na cultura de um povo e o Carlos Gomes é um dos mais tradicionais monumentos de Vitória que ao reabrir suas portas virá com um espaço mais amplo e moderno para a platéia além de que pretende com essa reforma se adaptar aos novos conceitos de acessibilidade, pois embora possa ser considerado como uma das Maravilhas da Engenharia é um prédio antigo e como tal não havia rampas para cadeirantes e nem assentos especiais para deficientes ou mesmo para obesos.

Arte

Arte

Bem histórico

Segundo a subsecretária de Estado da Cultura e arquitetura, a reforma visa à preservação de um bem histórico do Espírito Santo. O teatro está na lembrança dos capixabas, pois faz parte de sua vida afetiva por isso à expectativa é grande e aguardam Momentos Incríveis para após o termino das obras. De acordo ainda com a subsecretária é uma obrigação a preservação das características do teatro além de que há muito se faziam necessárias, obras no sentido de proporcionar mais conforto não só para o publico, mas também para os artistas.

Obras

Obras

Reforma

Muitos são os pontos visados nesta reforma e a volta do funcionamento dos dois banheiros como na época da inauguração é fundamental, pois hoje só conta com um para atender homens e mulheres sem considerar que para a capacidade do teatro, dois banheiros ainda são considerados um número muito pequeno. A reforma do piso é uma das primeiras providencias e seguida o acabamento em gesso para o teto. Deverão ser trocados todos os tapetes, de corredores, laterais e de camarotes. Quanto às poltronas também serão substituídas por outras mais confortáveis e serão incluídas quatro cadeiras para obesos e seis para cadeirantes. É preciso uma Dedicação Total ao Trabalho para concluir essa reforma em tão curto prazo, mas quando reabrir as portas o Carlos Gomes vai contar com 417 lugares, contadas as cadeiras e camarotes.

Restauração de Teatro

Restauração de Teatro

Expectativa em relação às novidades

De um modo geral as pessoas aguardam o resultado das obras com certa ansiedade que é maior no publico saudosista que costumava na década de 50, dançarem no teatro nas tardes de matines durante o carnaval. O teatro terá também sua pintura restaurada sendo que deverá retornar a cor original tirando o amarelo atual e colocando novamente camurça que era a cor da época de sua construção. No entorno da Praça Costa Pereira, onde está localizado esse monumento sendo um espaço organizado de Vitória há como que uma atmosfera mágica entre a população que acompanha de perto e aguarda com muita ansiedade o resultado final das obras. Obras assim são de responsabilidade do poder publico e devem ser cuidadas e restauradas, pois é parte da cultura de um povo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reforma

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *