?> Urbanismo Responsável | Imóveis Cultura Mix

Urbanismo Responsável

Urbanismo é o estudo das formas características da interação de habitantes e cidades com o ambiente construído. É um componente direto de disciplinas como planejamento urbano (o projeto físico e gestão de estruturas urbanas) e sociologia urbana (o estudo da vida e da cultura urbana). No entanto, em alguns contextos, o urbanismo é sinônimo de planejamento urbano e o urbanista é o profissional que realiza esse planejamento.

Urbanismo Responsável

Urbanismo Responsável

Muitos arquitetos, planejadores e sociólogos investigam a forma como as pessoas vivem em áreas urbanas densamente povoadas. Há uma enorme variedade de abordagens dentro de urbanismo. O surgimento do urbanismo no início do século 20 foi associado com o aumento da centralização da fabricação, uso de bairros mistos, organizações sociais e redes, e que tem sido descrito como a convergência entre cidadania política, social e econômica.

O urbanismo pode ser entendido como o planejamento e a criação da identidade de um lugar em um nível municipal. No entanto, em 1938, Louis Wirth escreveu que é necessário parar de identificar urbanismo apenas como a identidade física da cidade e considerar, também, o desenvolvimento tecnológico em transporte e comunicação, pois são fatos que têm ampliado o modo urbano de viver além dos limites da própria cidade.

Urbanismo Responsável: O Que é?

O urbanismo responsável, como um termo definido, é a aplicação da sustentabilidade e outras preocupações sociais e ambientais ao projeto de planejamento e administração de cidades. Há uma série de organizações que promovem e pesquisam práticas de urbanismo responsável, incluindo agências governamentais, organizações não-governamentais, associações profissionais, profissionais e empresas em todo o mundo.

Relacionado com o urbanismo responsável está o urbanismo ecológico, também chamado de urbanismo verde, que busca para planejar e transformar as cidades com base em princípios ecológicos. É uma vertente que busca por soluções sustentáveis para o planejamento de cidades, de forma que os recursos naturais sejam sempre reutilizados.

Urbanismo Responsável

Urbanismo Responsável

O urbanismo sustentável visa fechar o ciclo, eliminando o impacto ambiental do desenvolvimento urbano, fornecendo todos os recursos localmente. Ele olha para o ciclo de vida completo dos produtos para se certificar de que tudo é feito de forma sustentável. Além disso, traz coisas, como eletricidade e produção de alimentos, para a cidade. Isto significa que, literalmente, tudo o que a cidade precisa está ali, de forma que ela se torne autossuficiente e sustentável.

Construções de Alto Desempenho

As construções de alto desempenho são projetadas e construídas para maximizar a economia de energia e minimizar os impactos ambientais. Uma construção tradicional gera uma grande quantidade de custos, tais como o desperdício de material, ineficiências energéticas e a poluição. Já os edifícios de alto desempenho visam minimizar estes custos e tornar o processo muito mais eficiente e menos prejudicial.

Construções de Alto Desempenho

Construções de Alto Desempenho

Com a incorporação de materiais compatíveis com o ambiente, é possível melhorar a qualidade do ar e usar iluminação natural ou de eficiência elevada, que minimiza o impacto no ambiente. Além disso, aqueles que trabalham ou vivem nessas construções depois de prontas se beneficiam diretamente dessas diferenças.

Alguns proprietários de construções de alto desempenho afirmam o aumento da produtividade dos trabalhadores, como resultado das condições melhoradas. No entanto, como esses e outros benefícios são mais difíceis de quantificar do que a economia de energia, o valor real das construções de alto desempenho pode facilmente ser subestimada por métodos tradicionais de contabilidade que não reconhecem custos e benefícios municipais e regionais externos. As avaliações de custos de uma construção de alta performance devem contabilizar os benefícios econômicos, sociais e ambientais que acompanham os edifícios verdes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *