?> Sistema Inteligente de Descarga | Imóveis Cultura Mix

Sistema Inteligente de Descarga

Um dos principais problemas que a humanidade enfrenta é a iminente escassez de água. Cada dia os reservatórios diminuem mais e dessa forma é essencial encontrar formas de contornar o uso descuidado desse recurso natural. Algumas atividades do dia a dia utilizam muita água como, por exemplo, a descarga do vaso sanitário.

Em busca de diminuir o impacto que a descarga pode ter para as reservas de água do planeta têm sido criados sistemas inteligentes. Saiba mais sobre essas ideias que podem mudar um pouco a decoração dos banheiros e refletir numa grande economia de água. Usar a água com sabedoria é a melhor maneira de garantir que teremos água por muito mais tempo.

Sistema Inteligente de Descarga – Condutividade Elétrica da Urina

Um dos projetos que mais tem chamado atenção no que se refere a sistemas inteligentes para o banheiro é o de descarga automática através da condutibilidade elétrica da urina. A ideia é que através do uso de um circuito elétrico/eletrônico vasos sanitários e mictórios sejam limpos de forma automática.

Esse circuito aciona uma válvula que seria a da descarga, basicamente quando uma pessoa utiliza o mictório ou o vaso sanitário a sua urina é drenada pelo ralo é misturada a água que fica no sifão do equipamento. Assim a água é salinizada de forma que passa a conduzir a corrente elétrica entre os dois eletrodos ou anéis que ficam dentro do sifão ou do tubo de drenagem do mesmo. A vazão da água para quando a condutividade acaba, ou seja, depois que eliminou a urina.

Vaso Sanitário Inteligente

Se a água é uma preocupação o uso intenso de papel também é, mas com a chegada do vaso sanitário Top Toilet da Heaven Spas é possível que o uso de papel higiênico esteja com os dias contados. Esse vaso tem controle de temperatura e intensidade de água além de contar com um sistema de secador higiênico.

A ideia é que o vaso sanitário ofereça para o usuário uma limpeza pessoal completa sem precisar do uso de papel higiênico. Além de as pessoas usarem menos papel higiênico terão menos lixo para jogar fora. Esse produto ainda tem descarga automática que é ativada por um sensor e ele economiza energia.

O protótipo do Top Toilet da Heaven Spas é baixo e alongado com 42 cm de largura, 60 cm de altura e 80 cm de comprimento. O preço de lançamento desse produto é aproximadamente R$ 9,9 mil.

Placas de Acionamento de Descarga

Uma forma inteligente de economizar água na descarga do vaso sanitário é através de placas de acionamento. O sistema de placas funciona da seguinte forma, são dois botões de tamanhos diferentes. O botão grande libera a descarga completa de vasos sanitários com cerca de 4,5 ou 9 litros de água, tudo depende do modelo do vaso sanitário.

Quando o botão pequeno é acionado libera uma descarga parcial consumindo cerca de 3,5 ou 6 litros de água. Se o botão pequeno é acionado logo depois de apertar o grande a descarga é interrompida. O custo médio das placas é de R$ 250,00.

Tecnologia Para Um Banheiro Inteligente

O banheiro como um todo merece atenção tecnológica haja vista que é um dos cômodos que gasta mais água da casa. A tecnologia pode ser usada para fazer a chamada automação residencial. Com essas inovações é possível ter chuveiros que controlam a vazão da água e a temperatura eletronicamente entre outros equipamentos que tem como principal objetivo economizar.

Chuveiro Inteligente

O seu banheiro pode contar com chuveiros inteligentes, os aparelhos contam com painéis digitais que são diferentes dos registros convencionais de abrir e fechar o chuveiro e controlar a vazão da água. Nos chuveiros inteligentes tem um painel de cristal líquido a prova d’água que pode receber programação de temperatura e quantidade de vazão de água durante o banho.

Cada usuário tem um perfil que fica guardado na memória desse painel. Esse equipamento precisa de um ponto de fornecimento de energia elétrica para que possa funcionar. Além desse sistema de painel existe outro modelo de chuveiro inteligente que tem a capacidade de economizar até 60% do consumo de água durante o banho.

Basicamente esse chuveiro possui um sistema através do disco do chuveiro que aspira ar do ambiente para dentro do chuveiro. Dessa forma o ar é misturado com a água que é utilizada para aquecer a ducha. Para cada um litro de água são misturados três litros de ar e dessa forma as gotas de água que saem do chuveiro parecem mais volumosas embora seja menos água.

Controle de Água

Outro modelo de chuveiro que promete ajudar a controlar o consumo de água é aquele que permite o controle da vazão da água de forma independente da pressão do cano. Esse chuveiro utiliza entre seis e nove litros a menos de água por minuto.

Toalheiros e Torneiras Inteligentes

Os toalheiros e as torneiras também podem ser inteligentes, uma opção é a torneira eletrônica que é acionada por infravermelho. Com uma alavanca na lateral a torneira permite que a temperatura da água seja controlada entre quente, fria ou morna. Uma boa alternativa para quem mora em lugares mais frios é investir em toalheiros que ajudam a manter as toalhas quentes.

Os chamados toalheiros térmicos podem alcançar uma temperatura de 35°C com um consumo de energia que equivale ao de uma lâmpada de 100 W. A secagem mais rápida das toalhas evita que haja proliferação de bactérias no banheiro além de deixar o banheiro menos úmido.

Pensando em Conforto e no Futuro

Por enquanto essas maravilhas do conforto automotivo da casa custam caro e são novidades, mas com o passar do tempo e novas invenções é bem possível que possamos acrescentar algumas dessas peças a nossa vida cotidiana. Vale a pena pensar no futuro e também no conforto que o banheiro pode oferecer para a sua família.

Ter uma toalha quente, uma descarga automática e um chuveiro que economiza água sem tirar o prazer do seu banho pode ser uma realidade. Vamos esperar alguns anos até que esses aparelhos se tornem mais populares e ao alcance de todos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *