Móveis rústicos de madeira são peças feitas com a madeira de árvores demolidas, que recebem o nome de rústico justamente pelo fato da madeira não receber nenhum tratamento que a deixe diferente do modo como foi encontrada na floresta. Assim, os móveis como mesas, guarda-roupas, prateleiras, camas e outros exibem as marcas que, numa madeira que passa pelo processo industrial não tem, como os veios (linhas que lembram as veias sanguíneas). Além disso, a cor desses móveis rústicos é mais escura se comparada com os móveis de madeira tratada. A única característica em comum dos móveis rústicos e não rústicos é que ambos podem ser lisos, embora a maioria mantenha a textura que tinha enquanto era árvore, ou seja, textura de madeira não lixada.
O Estado brasileiro que tem atuação significativa nesse ramo moveleiro é o de Pernambuco. Por consequência, esse Estado também tem um número grande de fábricas e marceneiros que fazem móveis rústicos em madeira de demolição maciça. Na fabricação de móveis rústicos, muitos artistas artesanais tem a oportunidade de mostrar o seu talento em trabalhos manuais.
O uso de móveis rústicos de madeira combina com locais que tenham verde, jardins com plantas e flores como, por exemplo, uma casa de campo ou até mesmo uma casa urbana que tenham um espaço aberto como uma varanda, terraço ou mesmo um jardim.
O uso de móveis rústicos em apartamentos tem que ser pensando com atenção, pois nesse caso, o apartamento precisa ser o mais descontraído possível, com um ambiente mais leve e pouco modernizado, do contrário, os móveis parecerão deslocados do resto do ambiente. Porém, isso não significa que o mobiliário rústico não possa ser aliado à ambientes sofisticados. Na verdade, o contraste entre o rústico e o sofisticado pode ser uma ótima opção de decoração, basta apenas saber como fazê-la.
Com o passar do tempo, a técnica dos móveis rústicos foi se aprimorando e com ela os fabricantes. Hoje em dia, a madeira principal usada como matéria-prima em sua fabricação é o eucalipto, originário da Austrália. Atualmente, usar mobiliário rústico é tendência. Mas além de valores como moda e decoração, a utilização desses móveis de madeira demolida revela a preocupação e o cuidado com o meio ambiente que há muito precisa de ajuda. Assim, as peças carregam expressões culturais dos artistas locais e ainda têm papel ecológico.
Outra característica que faz do uso de móveis rústicos de madeira uma das opções mais escolhidas no momento é o fato da alta durabilidade que esses móveis possuem. Quem nunca ouviu a avó contar que os móveis de imbuia do seu tempo duravam mais? Isso porque com o passar dos anos, a madeira usada na sua fabricação perdeu qualidade para ficar com preços mais baixos.