Como Usar Aparador: Dicas de Decoração

Para a casa ficar do jeito que nós gostamos é necessário investir tempo, dinheiro e criatividade na hora de decorar. O que não quer dizer que somos obrigados a contratar um profissional, dá para fazer tudo por conta própria. Claro, que também não vamos negar, que um arquiteto e ou decorador tem maior facilidade em colocar as coisas nos lugares, em arrumar cada cantinho da casa, explorar cada mínimo detalhe, mas quando não temos verba disponível é melhor resolver o”problema” sozinho.

.

Alguns móveis nós podemos chamar de básico, eles não poderão faltar de jeito nenhum em uma casa, como o sofá e a cama. Já outros, podem ser usados ou não, assim como o modelo dependerá do espaço e do tipo de decoração que foi escolhida para os ambientes. Um exemplo, desse tipo de móvel, vamos chamá-lo “supérfluo”, é o aparador. É uma peça que pode até não ser necessária, mas faz toda a diferença, conferindo mais charme e elegância ao ambiente, muitas vezes dá até um ar mais aconchegante.

Falando em aconchegante, vale ressaltar, que em uma decoração “muito” ou “pouco” não dão um bom resultado, isto é, exagerar na quantidade de objetos num espaço pequeno é feio. Assim, como deixar um espaço grande com poucos móveis acaba criando um ambiente frio. A dica dos profissionais é buscar equilíbrio sempre, e mais, antes de começar a decorar, tenha em mente qual o seu objetivo final.

.

Veja os Tipos de Aparador que Você Pode Usar na sua Casa

1- Aparador de parede: esse modelo, normalmente de madeira, mas também pode ser encontrado na versão de vidro, é para ser fixado na parede, como o nome já sugere. Outra característica desse aparador é a dimensão, pequeno e principalmente estreito. É o modelo perfeito para quem tem pouco espaço e quer dar um charme ao ambiente usando um aparador. A melhor maneira de usá-lo é acompanhado de um espelho, também fixado na parede, poucos centímetros acima do móvel. Outro detalhe sobre o aparador de parede é que ele é mais adequado a ser usado no corredor ou em cantos do ambiente. Sobre ele, podem ser colocadas fotos, objetos de decoração ou vaso com plantas.

Aparador

Aparador

Em uma sala pequena, o aparador de parede é a melhor solução, pois todos os móveis que não ocupam o espaço do piso criam a sensação de um ambiente maior. Cada móvel que colocamos que vai até o chão, diminui parte do espaço total. Esse truque de móveis na parede é muito usado pelos decoradores em ambientes pequenos.

2- Aparador de mesa de jantar: esse modelo, na verdade, deveria ser comprado junto com uma mesa de jantar, que é feita no mesmo padrão. Na verdade, se trata de um conjunto, mas que as lojas vendem separadamente. Claro, que se você comprar um aparador para colocar junto com uma mesa, ele deverá fazer parte do conjunto, mas se a ideia é colocá-lo, por exemplo, atrás o sofá, não precisará seguir o padrão do outro móvel.

O aparador de mesa de jantar é grande e como acompanha a mesa, é identificado como para mesa de 4 lugares, com duas portas ou para 6 lugares ou mais, com de 4 a 6 portas. Se você quiser usá-lo acompanhando a mesa, o ideal é que ele fique dentro do comprimento da mesma.

Tipos de Aparador

Tipos de Aparador

Na sala de jantar é simples, basta colocá-lo ao lado da mesa. Sobre ele, poderão ficar objetos de decoração e dentro, pode servir para guardar as louças mais frágeis da cozinha. Ainda é possível colocar na parede sobre o aparador um espelho, que normalmente, também faz parte do jogo de sala de jantar, como é chamado.

Esse tipo de aparador é realmente para quem tem uma sala de jantar separada ou uma sala grande, se não for esse o seu caso, escolha um outro modelo, que vamos falar logo a seguir.

3- Aparador individual: esse tipo de aparador não faz parte de um conjunto como aquele da sala de jantar, por isso, é bem menor e o mais importante, mais estreito. Ele pode ser uma boa opção para quem gostaria de usar o móvel e não tem espaço suficiente para um conjunto de sala de jantar. Você pode colocá-lo perto da mesa, mesmo que sejam diferentes ou atrás do sofá com o maior número de lugares. Alguns modelos são abertos com duas prateleiras, que podem ser usadas para apoiar objetos de decoração e também livros, se o móvel ficar na sala.

http://www.youtube.com/watch?v=UR2eNc7XbKQ

Misturar materiais também fica bem legal, como por exemplo, em uma sala que os demais móveis são de madeira, colocar um aparador de vidro para “quebrar” um pouco a seriedade do ambiente. Assim como deixá-lo perto de uma mesa de tampo de madeira. São truques que os profissionais usam para “ampliar” o ambiente. Melhor ainda, se você colocar um espelho na parede onde ele ficará.

Como Usar Aparador: Dicas

Agora que você já conhece os três tipos de aparadores, veja como usá-los e deixar a sua casa ainda mais bonita.

Vamos começar pelo aparador de parede, para quem tem pouco espaço ou para quem gostaria de ter um móvel no corredor.

  • A melhor maneira de usá-lo é com um espelho fixado na parede sobre ele, o móvel sozinho fica muito frio.
  • Ele serve como suporte para objetos de decoração, mas nunca coloque muita coisa, um ou no máximo dois, de acordo com o tamanho. Se o corredor ou o hall de entrada são pequenos, prefira um objeto de tamanho médio.

Vamos ver agora como usar o aparador de sala de jantar.

  • Se você tem uma sala de jantar é bem simples, é só comprar o conjunto, de preferência com o espelho e seu ambiente está montado. Incremente com uma bandeja com um jogo de xícaras sobre ele ou ainda uma bandeja com bebidas quentes. Aqui também, nada de encher com vários objetos, menos é mais, para quem busca elegância.

Veja como usar e abusar do aparador individual.

  • Não se limite pensando que esse aparador só poderá entrar na sala de jantar ou no corredor. Ele também fica ótimo atrás do sofá maior, porém, atenção ao tamanho. Um móvel no meio do caminho nunca é a melhor ideia.
  • Escolha um móvel colorido, diferente, que se destaque no ambiente, como uma peça de design, por exemplo.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *