Como Revitalizar uma Cômoda Velha

Uma cômoda velha já deve ir para o lixo, certo? Se você pensa assim talvez seja um dos adeptos do consumismo ou modernidade. Mas se você adora dar visual novo ao que é antigo e ainda economizar uma grana, achou em nosso site o seu espaço. Com algumas dicas simples e um passo a passo de baixo custo você pode revitalizar sua cômoda velha, dar um novo visual a sua casa e gastar menos. Economizar sempre é uma boa pedida, não é mesmo?

Restauração de Cômodas

Restauração de Cômodas

Dependendo do estado da sua cômoda antiga ela pode se tornar um móvel completamente novo. Caso não haja cupins na madeira, com pequenos retoques ela vai ganhar um visual moderno e combinar com sua casa já atualizada. Esta é a vantagem de comprar moveis em madeira de boa qualidade. Eles são mais caros, mas são bem mais duráveis.

Avalie o Estado do Móvel Primeiro

Antes de começar uma reforma em móvel de madeira você precisa avaliar se vale a pena o novo gasto. Alguns problemas podem ser solucionáveis como madeiras soltas, tinta caindo (você deve pintar de novo), mofo, fechaduras gastas. Um dos poucos problemas que podem não ser solucionáveis são madeiras podres por excesso de umidade e cupins, pois podem ter comprometido a estrutura. Com os cupins você pode ainda dar um jeitinho se for um problema inicial, mas se eles já tiverem trabalhado por muito tempo no objeto o melhor é se desfazer dele.

O mesmo vale para um móvel com umidade. Elas destrói as fibras da madeira, deixando-as moles e não vale a pena o reforço no móvel todo. O custo é alto, melhor comprar algo novo mesmo.

Para Recuperar uma Cômoda Antiga, Observe Projetos

A melhor maneira de acertar na customização de um móvel é tendo ideias de como fazer, e para isso você vai precisar de um arquivo mental de imagens. Tente observar a maior quantidade possível de fotos de moveis customizados para se ter uma ideia de como quer proceder. Analise o estilo da sua decoração também para saber qual cor ou combinação de cores vai ficar mais de acordo com a sua casa. Não cai muito bem uma casa toda colorida com um móvel em tom marrom, não é mesmo?

Reformando uma Cômoda para Deixar do mesmo Jeito

Se você não quer mexer na estrutura da sua cômoda e manter o mais próximo do original possível, comece tirando todas as suas gavetas. Limpe por dentro e por fora para retirar qualquer sujeira que possa restar ainda, sempre de forma eficiente. Não precisa usar produtos de limpeza agora, apenas um pano irá resolver.

Se você quer deixar o móvel da mesma cor, uma boa pedida é comprar tinta para madeira do mesmo tom. Antes lixe todas as imperfeições para deixar a madeira lisa novamente e aplique a sua tinta. Se sua madeira tiver ainda o tom original, apenas um verniz vai resolver e devolver o brilho. O verniz deve ser aplicado em um ambiente aberto por conta do cheiro forte e sempre com jornais por baixo do móvel, pois ele é bem difícil de remover do piso. Deve-se deixar o móvel em repouso (sem tocar ou passar nada na sua superfície) ao menos 24 horas para o verniz secar completamente. Faça o mesmo com as gavetas e toda a madeira e pronto, seu movei vai ganhar cara de novo.

Antes de colocar as gavetas de volta, proteja a cômoda passando impermeabilizante na madeira. Isso permite que mesmo com muita umidade não haja problemas, em especial se você tem goteiras em casa ou acidentes com agua acontecem de forma constante.

Reformando uma Cômoda para Deixar o Móvel com Cara de Novo

Se você quer mudar a cor da cômoda as opções são diversas. Uma dica é trabalhar com patchwork para deixar o seu móvel colorido. Se for aplicar esta arte não precisa remover a tintura existente da madeira. Você deve lixar para ter uma superfície lisa, cortar recortes que deseja aplicar e colar por cima da peça. Uma solução simples de cola com água deve resolver o problema de forma bem eficiente. Depois é só passar verniz por sua e sua nova pintura estará pronta. Use verniz incolor para valorizar sua colagem e dar mais vida aos desenhos.

Se você quer pintar novamente o móvel, o seu primeiro passo será primeiro tirar a cor atual dele. Primeiro prepare a cômoda tirando de sua superfície a cera ou o verniz. Uma forma de fazer isso é lixando, mas dará muito trabalho. Outra forma é bem mais simples: aplique removedores apropriados com um pano ou jornal e termine usando lixa até que a madeira fique com sua tonalidade natural. Limpe muito para ter uma superfície lisa e em tom natural da madeira.

Toque Especial

Toque Especial

Para economizar na tinta, primeiro passe uma mão de selador sobre a madeira antes de pintar. Depois disso é só aplicar a tinta na cor que quer que seu móvel fique, sempre tendo cuidado para aplicar uma mão igual em todo o móvel ou vai ter mais cor em um lado e menos de outro. Muita tinta deixa o móvel com cobertura grosseira e desnivelada. Pinte usando rolinhos, comprados em lojas de material de pintura e construção para ter uma tintura mais uniforme e também economizar na mão de obra.

Deixe a tinta secar totalmente por ao menos um dia para depois trabalhar com o móvel. Depois disso você deve finalizar sua obra aplicando verniz à base de água para não alterar a cor da pintura. Use rolinhos ou verniz em spray: vai te dar menos trabalho e o resultado será uniforme.

Como Fazer Desenhos em sua Cômoda para Decorar

Se quiser dar um novo visual ao seu móvel, uma boa dica é fazer desenhos divertidos como flores, animais ou o que você preferir. Tire a tintura original como indicado acima, passe uma tinta branca. Depois de secar desenho o que você desejar um lápis comum escolar ou lápis de engenharia para ter traços mais fortes e pinte. Deixe secar novamente e passe uma camada de verniz transparente. Depois disso você terá uma cômoda personalizada!!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *