Essa é a dúvida de muitas mães de última viagem (já decididas a encerrar a carreira de grávidas) quando percebem que seus filhos já não precisam do berço, bem como de outros utensílios que ficam perdidos no meio da casa quando os filhos crescem, elas não sabem o que fazer. Mas quando se pretende ter outro filho é claro que desmontar o berço e aguardar o momento certo para montar novamente é a saída, mas se não pretende ter mais filhos temos algumas sugestões.
O certo a se fazer com todo e qualquer objeto que já não tem utilidade para nós e ainda está em bom estado de conservação é “dar um fim”, vendendo, alugando ou doando, mas jamais colocando junto ao lixo (exceto se ele não servir nem pra reutilizar reformado por você ou outra pessoa tendo chance de novas funcionalidades).
É importante pontuar o ato de doação, pois sempre há alguém precisando da nossa ajuda, e ao que se refere a artigos infantis (brinquedos, roupas, equipamentos…) você poderá contribuir ajudando as instituições que cuidam de crianças como as creches, orfanatos, hospitais, ou até uma pessoa conhecida do seu ciclo social que engravidou porem não tem condições de comprar um enxoval como a maioria das mulheres. É Certo que para esses exemplos citados qualquer ajuda é bem vinda.
Reutilizando o Berço
Outra saída de destino para berços usados, especialmente para os desgastados, sem condição de servir mais para o uso ideal é dar uma nova “roupagem”. Reformando-o a fim de que ele seja um novo berço, cama ou novo móvel para ser utilizado pelo seu filho.
Para alguns pode parecer mais fácil joga-lo no lixo e comprar um novo móvel que tenha as funcionalidades que vamos sugerir a seguir, mas pense se com essa atitude você está contribuindo realmente para a sustentabilidade do planeta e dando exemplo de responsabilidade social para seu filho. Pois certamente ele está atento a tudo, principalmente as coisas que estão intimamente ligadas a ele, como é o caso do berço.
Ideias De Reutilização Do Berço:
- O berço usado pode virar uma mesinha para as atividades do seu filho. Basta retirar uma das laterais e colocar um tampo retangular de MDF, nas medidas correspondentes ao espaço onde ficaria o colchão. Abuse também da sua criatividade, improvisando uma louça, organizador de lápis e outros itens que estimulem seu filho a gostar daquele espaço.
- Toda menina sonha com uma casinha de bonecas, umas ficam debaixo de mesa, fazem cabaninha de lençóis ou qualquer outro espaço onde possam brincar tendo a ideia de um “teto”. Para transformar o berço em uma “casinha” para sua filha deve retirar uma lateral que funcionara como entrada e saída da criança e colocar o berço de cabeça para baixo. Desse modo o teto da casinha será o antigo apoio do colchão, restando a parte de cima do “teto” para colocar coisas leves como caixas organizadoras, e a parte de baixo como casinha. Se você estiver disposto em ir alem disso, encomende a um marceneiro ou similar uma armação de MDF ou papelão que imite a frente de uma casa, com portinha, janela e tudo mais. E adicione na parte da frente da casinha.
- Apesar de parecer obvio pouca gente pensa nisso: transformar o berço em um banco é pratico e elegante. Se a estrutura dele ainda estiver firme e sem apresentar riscos de queda, você poderá fazer um banco para o quarto do seu filho. Deverá remover uma de suas laterais (ou se preferir 3, restando apenas o encosto das costas) e preencher o espaço com almofadas grandes e coloridas.
- O berço também pode virar uma estante, e outra vez você deve remover uma lateral e deita-la paralelamente a base do colchão porem distanciando para que sirva como prateleira, na parte de cima você poderá colocar um tampo de vidro ou MDF. Desse modo você terá uma estante com duas prateleiras inferiores e a “mesa” na parte superior.
- Entre várias dicas, vimos até agora sempre a retirada de uma lateral, e se optarmos por qualquer uma delas, exceto a anterior, podemos utilizar a lateral do berço retirada para varias outras coisas:Se o berço for realmente seguro e se seu filho for ainda magrinho e pequeno, que tal retirar as laterais do berço e torna-la uma caminha para ele?
- Revisteiro: Incline a prateleira em pé na parede de forma que você possa colocar as revistas abertas em cada separador.
- Organizador de toalhas: Da mesma forma do revisteiro você pode separar toalhas, roupas e outras peças, utilizando a grade lateral como “cabide”.
- Paneleiro: Você pode suspender a prateleira no teto ou parede de forma que possa colocar suas panelas e colheres grandes penduradas pelo cabo.
- Você pode também criar seu próprio móvel, se baseado nessas ideias ou nas suas necessidades, pesquise, seja curioso (a), e arrisque. O importante é a intenção de reutilizar.
Agora que você já tem algumas opções para reaproveitar o berço do seu filho, escolha a que é mais útil para vocês e mãos na massa.
Mas caso você não possa ou queira fazer com suas próprias mãos por falta de tempo ou pratica, não tem problema. Você pode contar com a ajuda de um marceneiro ou qualquer outra pessoa com talento semelhante. Leve a sua ideia e após executada use a criatividade para decorar.
Você deve também escolher o local ideal para colocar sua nova mobília. Se possível no próprio ambiente destinado a criança, como o quarto ou a brinquedoteca, para que ele venha a gostar e poder ficar lá sem incomodar ninguém da casa.
Agora que você já tem algumas idéias para transformar o berço do seu filho, basta colocar toda a sua criatividade para fora, comprar o material, arregaçar as mangas e criar! Não fique preocupado, ao customizar moveis o que realmente vale é a sua criatividade, então arrase e exiba para todos aqueles que vão lhe visitar, mostre do que você é capaz e quando puder repasse seu conhecimento para o próximo, é muito bom ensinar os outros a também reutilizar moveis que não tem nenhuma serventia.