?> Como Acertar no Tamanho dos Móveis | Imóveis Cultura Mix

Como Acertar no Tamanho dos Móveis

Uma das partes mais importantes ao idealizar uma casa, depois da reforma do espaço interno e externo, é a escolha dos móveis que darão vida e personalidade a cada ambiente junto com os objetos de decoração. E se tem uma coisa que pode “estragar” tudo é comprar móveis que não são adequados aos espaços da sua casa ou apartamento. Por isso, é preciso ter muito cuidado para não errar na escolha do tamanho de cada um deles.

Móveis

Móveis

Nem sempre aquilo que queremos é adequado para as medidas de determinado ambiente, e forçar uma barra, fará com que aquele lugar pareça menor do que realmente é, evite isso. Como? Veja as dicas que preparamos de como acertar no tamanho dos móveis. Será uma grande ajuda para você na hora das compras!

  • Claro que o primeiro passo e talvez o mais óbvio é aquele de tirar as medidas dos espaços, antes de ir as compras e o mesmo na loja. Com todas as medidas anotadas, você escolhe o móvel e antes de fechar a compra, confere se ele caberá no espaço que você tem. Apesar de ser um modo simples de não errar, não é a única maneira eficiente, com alguns truques fica mais fácil acertar no tamanho dos móveis. Aliás, nem sempre somente as medidas ajudam na escolha de um armário ou sofá. Uma peça pode ter aquela medida certinha do cantinho que você tem, mas ter algumas características que farão com que ela pareça maior. Considere tirar as medidas como a nossa primeira dica, mas continue anotando os outros truques.
  • As cores claras são um grande trunfo para quem precisa usar da melhor maneira um espaço. Se você optar por móveis claros, pode até mesmo escolher um armário um pouquinho maior do que realmente caberia naquele ambiente. A diferença é que quando a madeira ou qualquer outro material é de cor escura ele retêm a luminosidade fazendo com que um lugar pareça ainda menor do que realmente é, enquanto a clara, “abre”.

  • Considere um aparador com espelho sempre uma boa opção, se você quer mesmo acertar no tamanho dos móveis. Esse tipo de peça tem duas vantagens, a primeira delas, é fixo na parede e ocupa menos espaço. Tudo aquilo que não está grudado no chão dá a sensação de amplitude. A segunda vantagem é ter um espelho como adicional, que é peça chave nas mãos dos decoradores que precisam “ampliar” os espaços.
  • Os móveis com dupla função de uso também são uma boa alternativa para quem precisa acertar no tamanho. Você conseguir comprar uma peça com dupla função é garantir mais espaço para outras coisas. Aliás, alguns móveis passaram a ser usados como divisórias de ambientes. É muito comum que a cozinha seja aberta para sala, eliminando uma parede e aumento o ambiente, e um móvel com bancada em cima, faça parte dos dois ambientes.
  • Um outro truque para quem quer acertar no tamanho dos móveis, que também é mais simples, porém, bem mais caro, é fazê-los sob medida. Essa, digamos, seria a solução perfeita, porém, como os preços são bem superiores, nem sempre é possível usá-la. A nossa dica é se você pode fazer somente um cômodo com móveis sob medida, escolha a cozinha. Normalmente, esse ambiente é aquele mais prejudicado em uma planta de apartamento, então, é melhor aproveitar cada pequeno espaço.
Móveis Planejados

Móveis Planejados

  • Muita gente faz tudo direitinho, tira as medidas dos espaços, vai na loja, confere com aquelas dos móveis e quando chega em casa descobre que não deu certo. É um erro mais comum do que possa parecer e explicamos porque, a posição onde foi colocado o móvel não é a melhor. Antes de anotar as medidas dos ambientes e decidir o que vai ser colocado antes, você precisa pensar e repensar as posições, que fazem uma grande diferença. Um erro muito comum é móveis que criam barreiras na circulação. O que funciona melhor é a colocação lado a lado ou em forma de “U” e as paredes são sempre o ponto certo para colocar uma peça.
  • Não adianta comprar um móvel um pouquinho maior achando que será possível fazer milagre quando chegar em casa. Neste caso, uma boa maneira de compensar um espaço que não será possível ter com aquele móvel é comprando prateleiras, que possam ser colocadas em uma posição que componham o móvel principal.

  • Muita gente não consegue acertar no tamanho dos móveis porque na verdade não tira as medidas certas. Não adianta forçar uma barra e esquecer que a cama tem cabeceira, porque depois aqueles centímetros fazem toda a diferença. Um sofá por exemplo, muitas vezes tem braços largos demais, mas na hora de tirar a medida, se leva em consideração somente a parte do assento, resultado, fica grande demais. Lembre-se dos detalhes, que podem não parecer, mas fazem uma grande diferença, que é ainda maior quando você tem pouco espaço.
  • Quando se tem pouco espaço e precisa acertar na escolha dos móveis, levando em consideração o tamanho, é legal fazer uma lista de prioridades. Ver quais são os móveis indispensáveis e aqueles que não são necessários ou dá para sobreviver sem eles. Um exemplo simples, é melhor comprar um guarda-roupa com uma porta a mais do que comprar um cabideiro para pendurar bolsas. Com uma boa divisão, o guarda-roupa será muito mais bem aproveitado do que o cabideiro.
  • E falando em guarda-roupa, esse sim é um móvel que não dá para errar, e neste caso, não é somente importante a medida externa, mas também, as divisões internas. Antes de sair de casa veja que tipo de móvel você precisa, se as gavetas são mais necessárias ou prateleiras, se é necessário que ele tenha várias partes de cabide. Isso será muito útil na escolha do guarda-roupa ideal.

  • Nós já falamos sobre as cores claras, mas também tem um outro truque que faz com que seja possível comprar um móvel um pouquinho maior, estamos falando daquelas peças transparentes. O truque é simples, sendo transparente reduz a barreira do olhar e por isso cria a sensação de amplitude.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *