Provavelmente nos demais estados brasileiros as reformas e construções de casas estão mais caras como acontece em São Paulo onde nos últimos doze meses, de novembro do ano passado até outubro deste ano os preços de alguns materiais de construção aumentaram seus preços bem acima da inflação do período. De acordo com um levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIESE) na cidade de São Paulo a areia foi o produto que mais aumentou de preço tendo registrado alta de 37,97% nesse espaço de um ano.
Outros materiais que também subiram
Entre outros materiais que também subiram estão o tijolo e o cimento. O Índice de Custo de Vida (ICV) mediu a inflação nesse período e a mesma ficou em 5,85%. De acordo com Cláudio Conz a questão geográfica serve como explicação para o fato da areia ter encarecido tanto. Na verdade com a grande demanda cada vez mais esse produto tem de ser trazido de lugares mais distantes dos centros onde será consumido o que faz com que o preço aumente. O cimento teve aumento de 7,46% e o tijolo foi majorado em 13,89%.
Outros fatores de encarecimento
Na verdade são vários os fatores que contribuem para que os materiais de construção encareçam e com isso reforma de imóvel fica mais cara. Uma dessas causas é a restrição quanto à circulação tanto no que se refere a horários quanto no que tange as vias em que passam os caminhões que fazem com que os preços de vários produtos na cidade de São Paulo tenham subido de maneira considerável. O frete tanto para os lojistas quanto para o consumidor ficou mais caro por conta destas limitações que somente permitem que os caminhões possam circular a noite o que faz com que os preços aumentem. E quando é material básico fica ainda pior.
Aumento de demanda também aumenta preço
Este encarecimento, entretanto também está relacionado ao aumento da demanda. No ultimo ano a massa salarial aumentou em media 8,5% e esse impacto se deu com mais intensidade na classe de renda intermediária que é quem responde por 70% da demando do material de construção. Com o salário melhor essas pessoas consomem mais o que faz com que os produtos para construção tenham seus preços majorados.
O que pesa para os consumidores
Os grandes consumidores desses produtos sentem o peso do transporte de material, pois mesmo que ele faça pesquisa de preço tem de acabar comprando no lugar mais próximo da obra devido ao preço do frete e assim em geral não aproveita os melhores preços, pois quando se faz a pesquisa o valor do frete deve ser computado também. O custo da mão de obra também subiu consideravelmente neste ultimo ano.