Recomendações na Hora de Comprar Um Imóvel

A compra do imóvel próprio é um desejo para muitos brasileiros, porém, antes de sair em busca de tornar esse sonho realidade a qualquer custo é importante ficar atento a algumas questões importantes. Para que você evite problemas que são bastante comuns na compra de um imóvel ou mesmo dificuldades desnecessárias elaboramos algumas recomendações.

Recomendações Para Comprar Seu Imóvel Próprio

Casa ou Apartamento?

A primeira coisa que o consumidor deve ter bem claro antes de sair em busca de um imóvel é se deseja uma casa ou um apartamento. Tudo depende das suas necessidades, se a sua família é grande, quanto você pode investir enfim quais são as suas reais condições financeiras e qual é a sua necessidade.

Região

Depois de ter definido se quer uma casa ou um apartamento é necessário saber em que região você deseja comprar esse imóvel. É importante ter um mínimo de três alternativas, classifique essas opções de acordo com a sua preferência. Uma das coisas mais importantes a considerar é a infra-estrutura da região, ou seja, como é o transporte coletivo, se tem hospitais, supermercados, colégios, farmácias entre outros.

Pagamento

Para ir em busca do imóvel para compra é necessário saber exatamente como você irá efetuar o pagamento do mesmo. Coloque na ponta do lápis as suas disponibilidades financeiras bem como recursos como uma poupança ou mesmo o seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) que é aceito por algumas instituições financeiras como parte do pagamento. Basicamente se trata de saber como você vai pagar pelo imóvel.

Imóvel Novo, Usado, Lançamento?

Outro fator que você deve ter decidido quando for começar a pesquisar um imóvel para comprar é se você irá comprar um imóvel que seja novo, usado ou mesmo lançamento. Isso faz diferença, pois, por exemplo, imóveis que são lançamentos costumam dar um prazo de até 30 meses para pagar 20% do valor total do imóvel. O restante do valor pode ser financiado. Já no caso de um imóvel pronto ou usado o valor necessário para entrada costuma ser maior, algo em torno de 40 a 50% do preço total.

Corretor

Muitas pessoas veem o corretor como sendo apenas uma despesa a mais na hora de comprar um imóvel, mas devem pensar que contar com o trabalho de um profissional dessa área pode ajudar a reduzir os seus custos e o seu tempo em busca da compra perfeita.

Na hora de escolher prefira um corretor que conheça a região em que você está pensando em comprar o seu imóvel. É essencial que o corretor seja associado ao CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

Visite os Imóveis de Dia e de Noite

Muitas vezes o imóvel que parece perfeito de dia se mostra péssimo a noite e vice-versa. O entorno do imóvel pode mudar completamente de dia ou de noite, sendo assim a dica é fazer uma visita nos dois momentos. Além de observar melhor o entorno você pode aproveitar para observar detalhes que não conseguiu ver em outro momento.

Informações

Quando você achar que encontrou o imóvel dos sonhos faça uma pesquisa completa a respeito dele, ou seja, peça todas as informações ao seu corretor. Se você vai comprar um imóvel na planta deve pedir todas as informações a respeito da empresa que está executando a obra, verifique se existem reclamações por demora da entrega dos imóveis.

Prazo

Para a compra de um imóvel na planta pergunte para a empresa sobre o prazo de entrega da obra e pense se compensa para você esperar esse tempo. Lembramos que além desse prazo oficial as empresas ainda têm um período de até 180 dias chamado de “carência pelo atraso”. Atualmente, é muito comum que as empresas acabem demorando mais do que o previsto para entregar a obra.

Burocracia

Após conhecer e decidir por um determinado imóvel será necessário começar a fazer a parte burocrática. Peça todos os documentos como cópia do registro do memorial de incorporação e também a minuta do contrato de promessa de compra e venda. Consulte um advogado que seja de sua confiança para saber se está tudo certo com o imóvel e com os documentos.

Atenção

Nessa fase de assinar documentos é muito importante se certificar de que tudo o que o corretor está vendendo está incluso (e por escrito) no memorial descritivo. Isso tanto no que se refere a unidade como a área comum. Somente depois de fazer essa verificação o comprador deverá assinar o contrato de promessa de compra e venda. Nesse documento devem constar os acabamentos que irão ser utilizados no imóvel.

Região em Ascensão

Um imóvel é sempre um investimento e de acordo com a região que você escolher pode ser um investimento ainda mais lucrativo. A dica é procurar por regiões que estejam em ascensão, ou seja, crescendo de forma que venham a ser valorizadas.

O imóvel ideal é aquele em que você gosta de morar, mas também que oferece uma boa liquidez num caso de venda. Ninguém sabe o dia de amanhã e se você decidir se mudar precisará vender com facilidade o seu imóvel.

Verifique o Histórico da Construtora

Com a internet é possível saber muitas coisas a respeito das empresas principalmente casos em que as empresas não atenderam da forma como deveriam os seus clientes. Além de internet você pode pedir mais dados para o seu corretor, saiba se os imóveis foram entregues nas datas certas e se já aconteceu de a empresa deixar de entregar algum empreendimento, se já foi processada enfim até que ponto vai a idoneidade dessa empresa.

Calcule

Para que a compra do seu imóvel próprio seja apenas motivo de alegria faça um cálculo completo para saber se você poderá arcar com os custos fixos que esse imóvel irá oferecer. Fique atento a questões como a taxa de condomínio que deverá ser paga a partir do momento em que o cliente efetuar o pagamento do valor total do apartamento ou mesmo obtiver a liberação do financiamento.

Quanto Mais, Melhor

Uma dica para quem quer diluir os gastos com o imóvel é procurar por empreendimentos que tenham vários blocos de edifícios. Quanto mais pessoas morarem no empreendimento menores ficarão os seus gastos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *