O financiamento de imóveis está se tornando a forma mais comum de comprar a casa própria, pois permite que mais pessoas tenham acesso ao crédito necessário para comprar um lugar para chamar de seu. Porém, ainda é uma transação bancária que desperta muitas dúvidas. Por isso, criamos uma lista de perguntas frequentes sobre o financiamento de imóveis.
Perguntas e Respostas
1 – Como Fazer Um Financiamento Imobiliário?
Com certeza a principal dúvida é em relação aos primeiros passos, ou seja, como fazer o financiamento. O primeiro passo é encontrar um banco que possa oferecer a você o crédito para a compra do imóvel.
Na hora de escolher em qual banco fará o financiamento, analise questões como a burocracia, já ter um histórico com a instituição (ter contas), as taxas de juros, entre outros fatores. Lembre-se sempre que o financiamento é uma transação bancária a longo prazo e que vai te acompanhar por muitos anos.
Além disso, aproveite as facilidades que existem atualmente, pois muitos bancos possuem sites em que é possível fazer a simulação do financiamento. Dessa forma, é mais fácil comparar os valores totais do financiamento, bem como os juros que cada instituição oferece.
Após a escolha do banco, você deverá comparecer a uma agência do mesmo com os documentos exigidos (no site dos bancos é possível ter acesso a listagem que cada um pede) e assim ter o seu crédito pré-aprovado. O banco fará uma análise do seu pedido e poderá lhe dizer qual é o valor a que você terá acesso.
Sabendo quanto de crédito terá, basta procurar pelo imóvel e depois de encontrá-lo retornar ao banco com a documentação necessária. A partir de então, dê entrada no seu financiamento.
2 – Quais Os Documentos Necessários?
Em geral, cada banco tem uma listagem de documentos necessários, mas quase sempe são pedidos os mesmos documentos. Você precisará ter em mãos RG, CPF, extra bancário e Imposto de Renda.
No caso de desejar o financiamento para um imóvel usado, você também precisará do CPF dos proprietários do imóvel, declaração de quitação do condomínio, registro do imóvel e também a cópia espelho do IPTU.
3 – Quais São As Regras?
Cada banco tem a sua série de regras para o financiamento, por isso cabe a você escolher aquele que será o melhor para a sua realidade. Porém, existe uma regra que é comum a todos, que é a exigência de que a prestação do financiamento não pode exceder 30% do valor da renda líquida mensal.
4 – É Necessário Ter Um Emprego Formal?
Não. Como atualmente é muito comum que as pessoas não tenham trabalhos formais com carteira assinada, os bancos criaram outras formas de comprovação de renda. Uma das formas mais comuns é comprovar a sua renda através dos extratos bancários dos 06 últimos meses.
Quem tem um trabalho formal deve entregar o holerite para comprovar a sua renda mensal. Porém, é necessário estar nesse emprego há pelo menos 03 meses.
5 – Tem Diferença Financiar Um Imóvel Novo Ou Usado?
Sim, normalmente os bancos oferecem um financiamento entre 60% e 80% do valor dos imóveis usados. Os imóveis novos podem conseguir financiamentos de até 100%.
6 – Posso Financiar Imóveis Em Construção?
Sim, será necessário solicitar um crédito habitacional, ter um projeto que já tenha sido aprovado pela prefeitura e também ter um cronograma da construção, que deve ser feito por um engenheiro.
7 – Só a Caixa Econômica Faz Financiamento?
Não. Para alguns essa máxima é quase um consenso, pelo fato de a Caixa Econômica Federal ser a principal instituição financeira a oferecer esse tipo de transação. Porém, todos os bancos oferecem financiamentos de imóveis. Procure o seu banco, mesmo que não seja a Caixa, e busque informações a respeito.
8 – É Necessário Ter Conta No Banco Que Vai Financiar?
Não. No entanto, é interessante realizar o financiamento com um banco em que você já tenha uma relação. Alguns bancos oferecem até mesmo descontos nas taxas para os seus correntistas.
9 – Em Quanto Tempo Sai o Crédito?
Para a surpresa de muitas pessoas pode demorar apenas 15 dias para que o banco libere o crédito. Na verdade, o que demora mais é encontrar o imóvel e levantar toda a documentação necessária para sacramentar o financiamento no banco.
10 – Em Quantas Vezes é Possível Fazer o Financiamento?
Quase todos os bancos oferecem a possibilidade de parcelar o financiamento em até 360 meses, ou seja, 30 anos. No entanto, fique atento, pois esse prazo varia de acordo com a renda de cada pessoa.
11 – Quais São As Consequências De Não Conseguir Pagar o Financiamento?
O banco num primeiro momento tentará diversos tipos de negociações com o seu cliente para tentar encontrar uma solução para que o mesmo não perca a casa. Porém, se mesmo com essas negociações não for possível ao cliente pagar a sua dívida, o imóvel pode ir a leilão.
12 – É Possível Transferir o Financiamento Bancário?
Sim. No entanto, a transferência ocorre somente através da realização de um novo financiamento ao solicitante. Além disso, esse novo financiamento será feito em cima das informações do proponente (aquele que vai assumir o financiamento). O banco irá solicitar informações como idade do proponente, valor de avaliação do imóvel e, claro, a avaliação da renda do mesmo.
13 – Já Financiei Um Imóvel, Mas Posso Financiar Outro?
Sim. Porém, será necessário que o cliente comprove que a sua renda é suficiente para cobrir os dois financiamentos. Além disso, o novo financiamento deve se enquadrar nas regras vigentes para esse tipo de negociação.
14 – O Que é o ITBI e Como Ele é Calculado?
Sempre que um imóvel é comprado, é necessário pagar o ITBI (Imposto de Transmissão e Bens e Imóveis). Quando a compra é realizada através de um financiamento, é necessário registrar a garantia em nome do agente financeiro que concederá o crédito. A cobrança do ITBI é realizada pela prefeitura onde o imóvel foi comprado.
15 – Como Usar o FGTS?
A Caixa oferece a possibilidade de que os seus clientes utilizem o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) no financiamento do seu imóvel. Veja abaixo como você pode usar o FGTS:
- Pode ser utilizado para realizar o pagamento de parte da dívida;
- Pode ser utilizado também para amortizar a dívida ou mesmo terminar de liquidar o saldo devedor (após a contratação do financiamento);
- Também pode ser usado para pagar parte das parcelas restantes (após a contratação do financiamento).