Comprar imóveis no Brasil é considerada uma das melhores formas de investimentos, rentável e principalmente seguro. Muitas pessoas trocam as aplicações bancárias pela compra de casas e apartamentos para serem alugados e/ou vendidos posteriormente.
Porém, transformar um imóvel em dinheiro com a venda não é tão simples como pode parecer, mesmo que o proprietário recorra a ajuda de uma imobiliária. É preciso estar atento a alguns detalhes para conseguir vender uma casa em um tempo razoável e não passar meses e meses tentando sem nenhum sucesso. Pequenas mudanças no imóvel e alguns fatores externos podem ajudar a acelerar a venda.
Veja o que Você Pode Fazer para Vender o seu Imóvel Rapidamente
1 – Aparência: Não tem jeito, as pessoas gostam de comprar aquilo que é bonito ou pelo menos se demonstra bem cuidado. É claro, que se o imóvel não é novo, não vale a pena fazer uma reforma grande, pois não será fácil repassar o valor gasto, no preço de venda, porém, é preciso deixá-lo com boa aparência.
Dois pontos devem ser revisados antes da venda: a parte elétrica e os encanamentos devem estar funcionando bem e para completar, faça uma boa pintura. E não se esqueça de deixá-la limpa e arejada para a visita dos potenciais compradores.
Dicas de pintura para o imóvel usado: Escolha cores leves e neutras, de preferência branco. Para a parte externa escolha entre: amarelo claro, branco ou bege.
Além disso, organize os armários para demonstrar a quantidade de espaço de arrumação da casa e tire o excesso de mobília para as divisões parecerem mais espaçosas. Deve também arrumar a casa o melhor possível sempre que alguém a visitar e destacar as qualidades da casa.
2 – Destaque os pontos fortes do imóvel: Com certeza, a sua casa tem pontos fortes e eles te ajudarão na venda, por isso, enfatize todos eles. Não esqueça de destacar as comodidades do imóvel e as vantagens externas, como a localização por exemplo. Se o imóvel é perto de comércio, se fica numa rua tranquila, se é bem iluminado pelo sol, se fica perto de ponto de ônibus ou metrô, entre outras vantagens.
3 – Pontos fortes podem fazer com que você ganhe mais com o seu imóvel: Imóveis em áreas verdes, com terraço ou varanda são mais valorizados. Quem é proprietário de uma casa que possui essas características pode cobrar um pouco mais no valor da venda. Mas, deve ficar atento para que jardins e varandas também estejam em bom estado, para que não aconteça o efeito contrário.
4 – Boas fotografias no anúncio da venda do imóvel são fundamentais: A internet tornou-se o principal meio de divulgar a venda de um imóvel, seja em publicidades particulares ou nos sites das imobiliárias. As fotos usadas no anúncio são o primeiro contato do possível comprador com o imóvel, por isso, é preciso caprichar.
Procurar os melhores ângulos é uma forma de dar uma sensação do real tamanho do ambiente. É importante também fazer fotos da vista do imóvel e no caso de apartamento, não se esqueça da entrada do prédio, serviços, garagem (se tiver) e áreas comuns.
O ideal é fotografar o imóvel vazio, se isso não for possível, evite o excesso da decoração, quanto menos, melhor. Muitas pessoas, se confundem e prestam tanta atenção nos objetos, que podem não ser do agrado delas, que acabam não querendo conhecer o apartamento indo até o local.
5 – Total transparência na hora de apresentar o imóvel: Assim como você deve ser sincero e exaltar as vantagens do seu imóvel, você deverá usar a mesma sinceridade para alertar sobre problemas existentes. Não adianta dizer que está tudo bem, quando não está, e logo o comprador irá descobrir se a compra for fechada.
É claro, que o vendedor não deve enumerar os pontos negativos da casa, mas alertar caso exista um problema de maior dimensão e afirmar, que por causa dele, o preço está sendo menor do que realmente seria.
6 – Documentação: Existe uma série de documentos para compra e venda de um imóvel e claro, antes de pensar em vender a sua casa é preciso conferir se está tudo organizado. A falta de um documento pode atrapalhar, atrasar ou até mesmo fazer com que um possível comprador desista da compra. Registros e certidões do imóvel, assim como taxas, devem estar em dia.
7 – Como decidir o preço de venda do apartamento: não é possível avaliar o imóvel sem a ajuda de um profissional e para quem pretende usar uma imobiliária como intermediária, também não é aconselhável escolher a primeira. É melhor chamar pelo menos 3 imobiliárias para avaliar o imóvel, antes de decidir o preço e quem irá vendê-lo.
8 – Os agentes imobiliários são sim uma boa solução para vender um imóvel, de preferência, um profissional indicado por alguém ou de uma empresa renomada. É importante verificar principalmente como a imobiliária faz os anúncios, que é o cartão de visita para chamar atenção do cliente.
9 – Seleção de candidatos para visitar a casa: Essa é uma etapa para não perder tempo. É melhor mostrar o imóvel para menos clientes, mas que de fato estão interessadas e podem comprá-lo, do que perder o tempo com muitas pessoas. Por isso, faça uma seleção dos candidatos à compra. Uma ficha com dados pessoais e rendimento pode ser um bom caminho para escolher quem irá ver o imóvel.
10 – Anuncie: O anúncio é a alma do negócio. Capriche no anúncio, nas fotos e escolha os pontos certos para publicar o seu imóvel. Jornais de grande circulação e com uma página dedicada a imóveis, assim como sites especializados. Caso o imóvel esteja sendo vendido por uma imobiliária, certifique-se que a mesma tenha uma boa imagem publicitária. Além disso, a empresa deve fazer uma boa publicidade do seu imóvel, destacando os pontos positivos e atrativos que chamem a atenção de possíveis compradores.