Os Prós e Contras de Comprar um Imóvel Novo

Pensando em comprar um imóvel? É muito bom realizar o sonho da casa própria, não é mesmo? Mas, você já parou para pensar qual a melhor solução: um imóvel novo ou um usado. Não? Então, veja quais são os prós e os contras de comprar um imóvel novo, porque tudo na vida tem vantagens e desvantages.

.

Quando o corretor de imóveis apresenta uma casa ou apartamento para um possível comprador, ele não coloca no papel as desvantagens daquela compra e não poderia ser diferente. Normalmente, o vendedor tenta minimizar os problemas de um imóvel velho para fechar o negócio e no caso de um apartamento novo, ele valoriza os pontos positivos, sem chamar a atenção para os problemas que podem vir a existir no futuro. Por isso, não pense que de um imóvel novo você terá somente boas notícias, porque não é verdade, ele pode te dar uma bela dor de cabeça. Mas, vamos ver primeiro quais são as vantages!

.

As Vantagens de Comprar um Imóvel Novo

  • A primeira vantagem de comprar um imóvel novo é que ele foi projetado pensando nas exigências do comprador. Os projetos foram adequados para o tipo de mudança de vida que viveu a sociedade ao longo dos anos. No caso de um apartamento, por exemplo, oferecer mais de uma vaga de garagem para a família.
  • Outra coisa, que os analistas apontam como vantagem na compra de um imóvel é a parte elétrica da casa, que sendo nova, está adequada a um número maior de tomadas e suporta uma maior carga elétrica, o que corresponde a exigência atual. Os consumidores possuem uma quantidade grande de eletrônicos.
  • Mesmo que compactos, os imóveis novos possuem maior número de quartos, o que é uma vantagem para quem tem família maior e prefere dividir os filhos em cômodos separados.
  • Outro fator considerado uma vantagem para quem busca um imóvel novo é em relação a segurança. A entrada dos prédios novos são feitas em modo mais seguro, como maior atenção aos muros e com mais de um portão de entrada.
  • Outro ponto positivo, para quem compra um imóvel novo e na planta é o da possibilidade de personalizá-lo. Algumas construtoras, quando o apartamento é comprado logo no início da venda permitem que o comprador faça modificações na planta e nos acabamentos.
  • Um imóvel novo representa uma diminuição nos gastos com a manutenção. É a lógica, que sendo apenas construído, existem poucos ou quase nenhum problema, e se existir, estão dentro da garantia.

Agora Veja as Desvantagens de Comprar um Imóvel Novo

Os Prós e Contras de Comprar um Imóvel Novo

Os Prós e Contras de Comprar um Imóvel Novo

  • Talvez o atraso na entrega das chaves seja o maior medo de quem comprou um imóvel na planta ou em construção. Os atrasos acontecem com grande frequência e normalmente, as pessoas que compram o apartamento estão vivendo de aluguel e não veem a hora de ocupar a nova casa. E o medo não fica só no atraso, mas não falta da entrega mesmo. São poucos os casos, mas existe, de prédios que não foram concluídos.
  • Outro problema que assombra quem comprou um imóvel na planta é o risco de não ter um apartamento como aquele que foi vendido. Não são raros os casos em que os espaços reais não são os mesmos da planta, assim como a qualidade dos produtos descritos no memorial do prédio. O único modo de escapar desse problema é pesquisando sobre a construtora antes de fechar negócio. De preferência, procurar visitar um prédio já realizado pela mesma.
  • Quando no descritivo do imóvel novo não estão previstas as instalações dos acabamentos, é melhor fazer uma conta antes de fechar o negócio. Algumas pesquisas revelaram que esse valor pode chegar a custar 20% do valor pago pelo imóvel. Pisos, iluminação, armários, aquecedor, entre outros, podem ficar por conta de quem compra, por isso é melhor saber quanto será necessário para pagar essa conta.

    Comprar a Casa Nova

    Comprar a Casa Nova

  • Segundo especialistas, mesmo quando você está comprando um imóvel na planta, e por isso, parece estar pagando menos, não se trata de uma verdade. Normalmente, o apartamento usado custa menos do que aquele novo.
  • Outra conta que deve ser colocada no valor final do apartamento e que muita gente ignora é aquela com as taxas, como ITBI e ligações definitivas, que são previstas para imóveis novos e são bem altas. Só o ITBI vai custar para o consumidor 2% do valor total de compra do imóvel. Depois ainda será necessário gastar mais dinheiro com a escritura, valor que não será menor do que 3 mil reais.
  • O tamanho também pode ser um ponto negativo de um imóvel novo quando o consumidor busca um espaço maior para família. As novas construtoras fazem projetos com o pé direito menor, assim como janelas e corredores mais “enxutos”. Sem falar na cozinha dos apartamentos que foi reduzida a um corredor largo.
  • Dificilmente você conseguirá comprar um imóvel novo com uma boa localização, especialmente nas capitais. Em lugares considerados privilegiados só existe apartamento usado, os novos, normalmente são construídos em áreas de ampliação da cidade.
  • E ainda, se antes existia uma competição entre o mercado de imóveis usados e novos, agora, segundo os especialistas, não existe mais. A oferta é tão grande, que os preços variam devido a outros motivos e não mais pelo fator de ser novo ou velho. A escolha ficará a cargo do cliente levando em consideração as suas exigências.
  • No caso de um imóvel novo, que seja um apartamento dentro de um condomínio, outro ponto negativo é em relação ao preço das taxas mensais. Quando você comprar o imóvel o corretor te passa um valor baseado no que o condomínio irá oferecer. Não se trata de um preço real, é uma estimativa, que pode ser alterada drasticamente na hora de realmente pagar o condomínio.  A única forma, neste caso, de evitar surpresas desagradável, é evitar prédios com muita oferta e muita gente trabalhando, porque com certeza, representará um valor alto de taxa mensal.

Agora é só você analisar os pós e contras e decidir que tipo de imóvel é melhor para sua família, que responde melhor as exigências e que pode te causar menos dor de cabeça.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *