?> Mais Brasileiros na Busca por Segundo Imóvel - Corretor e Aluguel | Imóveis Cultura Mix

Mais Brasileiros na Busca por Segundo Imóvel

A participação dos brasileiros no que se refere a compra de um segundo imóvel aumentou e isso independente de toda a crise econômica mundial desencadeada em 2008 e das constantes altas registradas no mercado imobiliário, entretanto a compra de unidades para a primeira moradia registrou queda apesar de todos os incentivos oferecidos como aumento de credito e programas do governo para incentivar essa aquisição.

Casa Própria

Casa Própria

Dados de Pesquisa

De acordo com um relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), sobre os dados da Pesquisa de Orçamento familiar (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), no que tange ao segundo imóvel onde se inclui terrenos, unidades para investimento e casas de veraneio houve no período de 2002/2003 uma participação da ordem de 2,41% enquanto que no período 2008/2009 essa participação aumentou para 2,64%. Entretanto analisando a compra do primeiro imóvel se pode perceber que esse volume caiu de 2,21% para 2,07%. A pesquisa ressalta ainda que essa aquisição do segundo imóvel acontecesse como reflexo da compra de terrenos que de 2003 para 2009 passou de 0,32% para 1,21%, um crescimento, portanto bastante acentuado.

Júros

Júros

Casa Própria Perde para Segundo Imóvel

Ainda de acordo com os dados divulgados pelo IPEA há mais brasileiros na busca por segundo imóvel do que comprando a casa própria. Entre os mesmos períodos citados acima, os anos de 2002 a 2009, uma media de 2,5% de proprietários da casa própria se mobilizaram para comprar unidades para veraneio ou então para investimento sendo que esta parcela de compradores ultrapassou o número de pessoas que foi em busca da primeira casa que foi de mais ou menos 2,1%.

Mercado Imobiliário

Mercado Imobiliário

Onde Estão esses Compradores

Essa pesquisa aponta ainda que das pessoas que estão buscando investir em um segundo imóvel grande parte se encontra entre aqueles um pouquinho mais abastados que a maioria dos brasileiros, ou seja, têm uma renda acima de R$ 3 mil reais sendo que desse total 17% tem uma renda superior a R$ 9 mil reais. De acordo com os entendidos, no mercado imobiliário o que tem contribuído em muito para a aquisição desse segundo imóvel foi à liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de imóvel financiado e a expansão do crédito imobiliário no país. Interessante notar que os aumentos dos preços dos imóveis não tiveram reflexo nessa procura.

Aluguel Pesa Mais que Financiamento

O Instituto de pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou ainda que os alugues pesam mais no bolso dos brasileiros consumindo 12,14% da renda familiar do que os financiamentos cujo peso no bolso fica em torno de 6,6% dessa renda. Com isso basta uma conta bem feita para convencer que a compra da casa, tomadas as devidas precauções é muito vantajosa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *