?> Índice para Calculo de Rentabilidade de Imóveis - Indicadores e Rendimento | Imóveis Cultura Mix

Índice para Calculo de Rentabilidade de Imóveis

Nesta sexta-feira, dia 11 de fevereiro de 2011 a Fundação Getúlio Vargas (FGV) faz no Rio de Janeiro o lançamento do índice para calculo de rentabilidade de imóveis.

A cerimônia vai acontecer na Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros (BM&F Bovespa) que é a bolsa oficial do Brasil e a segunda maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado.

O Novo Índice

O novo indicador que será o Índice Geral do Mercado Imobiliário-Comercial (IGMI-C) e vai servir para ajudar especialmente no calculo da variação da rentabilidade de imóveis comerciais e leva em consideração as oscilações de preços.

Entretanto há uma preocupação também no que se refere ao mercado de imóveis residenciais, mas para este segmento ainda não existe previsão de lançamento de um índice que venha facilitar o calculo da rentabilidade.

Indicador

O novo índice deverá ser de grande ajuda para investidores usuais do mercado imobiliário que compram imóveis comerciais justamente visando uma maior rentabilidade.

Ajuda a Pequenos Poupadores

Mas não serão somente profissionais em investimentos que deverão se beneficiar do uso deste índice, pessoas que economizam e conseguem juntar algum valor para investir e ter uma renda maior no futuro também poderá fazer através desse índice uma avaliação melhor de onde aplicar suas economias.

Desempenho do Mercado

O índice que será apurado trimestralmente vai servir para retratar o desempenho dos preços no mercado de imóveis de estabelecimentos comerciais como é o caso de hotéis, de escritórios, de shoppings, de indústrias e de logística.

Os Preços

O trabalho para apurar os dados exigidos pelo indicador sobre esses imóveis deve ser feito junto a entidades de classe, a investidores institucionais, junto a consultores e também junto a gestores de carteiras imobiliárias.

Cidades Alvo do Levantamento

Inicialmente o levantamento sobre estes dados esta concentrado nas cidades de São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília e em salvador, entretanto há informações abrangentes de todos os estados do Brasil.

Este é um índice de rentabilidade que num primeiro momento vai servir para refletir apenas a situação e rentabilidade do mercado imobiliário comercial.

Mercado

De acordo com Paulo Picchetti que é pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getulio Vargas (FGV), a idéia, entretanto é tornar esse indicador mais abrangente e trabalhos já estão em andamento no sentido de criar um índice semelhante para o segmento de imóveis residenciais.

A Importância do Indicador

Ainda segundo Picchetti a importância deste índice não se limita apenas a auxiliar os investidores a fazer uma avaliação do mercado imobiliário, mas também poderá ser um instrumento de grande ajuda para a política econômica uma vez que pode fornecer muitos dados sobre todo o setor imobiliário comercial e dentro em breve também do segmento residencial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *