Formas De Financiar Um Imóvel

Não é fácil economizar para comprar um imóvel e a maioria das pessoas acaba recorrendo ao financiamento. Algumas, antes mesmo de tentar o empréstimo no banco e iniciar o parcelamento, se sentem desencorajadas imaginando que será um percurso difícil. Na verdade, pode não ser tão simples financiar um imóvel, porém, está longe de ser uma missão impossível. O conselho dos especialistas no setor é que o financiamento seja orientado e acompanhado por um profissional que entenda do assunto, é um modo de ter uma negociação segura.

Para quem está buscando um financiamento, a primeira etapa é fazer simulações de empréstimo com o gerente da agência escolhida para “colaborar” com a sua compra, aconselham os grandes bancos do Brasil.  Algumas dessas instituições, disponibilizam o serviço nos próprios sites. Graças a essa simulação, o potencial comprador poderá entender em qual categoria de financiamento ele pode se encaixar. O fator que prevalece nessa pesquisa é a renda mensal de quem quer financiar e será ela também a mostrar o valor dos juros a serem pagos.

Pegar empréstimo com o banco é uma das possibilidades de financiar um imóvel e ainda é possível  pagar a entrada usando o FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, total ou somente parte dele. As parcelas a serem pagas para o banco não podem superar os 30% da renda total mensal da família. E na maioria dos casos, os bancos só financiam 80% do valor total do imóvel.

O financiamento a curto prazo significa menos juros, quanto mais forem o número de parcelas, maiores serão os juros no total. O melhor jeito de não pagar muitos acréscimos é dando a maior entrada possível e se puder pagar à vista ainda dá para negociar um bom desconto.

Formas De Financiar Um Imóvel

Formas De Financiar Um Imóvel

Como Funciona o Financiamento Usando o FGTS

Como foi dito anteriormente, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS, pode servir para pagar parte do valor do imóvel, reduzindo assim, o valor total a ser financiado. Se for um bom FGTS, poderá ser usado integralmente para quitar o imóvel de uma única vez. Para conseguir retirar o Fundo de Garantia para compra de um imóvel, o empregado-comprador deverá comprovar que está trabalhando pelo regime de CLT, isto é, com carteira assinada, há pelo menos 3 anos e mais, ele não poderá ter um outro imóvel.

Além disso, existem outros itens que devem ser observados por quem pretende usar o benifício para a compra da casa nova:

  • O apartamento ou a casa precisam ser localizados no perímetro urbano. A preferência é quando o imóvel está localizado onde o comprador trabalha ou no máximo, em uma cidade próxima, que fique na mesma região metropolitana. Outro detalhe é que o comprador precisa morar nesse endereço há 1 ano no mínimo. E mais, o imóvel não poderá custar mais de 500 mil reais.

Sistema De Financiamento: Tabelas

O tipo de juros que será cobrado no financiamento deverá ser combinado entre comprador e gerente. O banco possui possibilidades de financiamento chamadas de tabelas. As mais usadas são: SAC, Sistema de Amortização Constante e a Price, Sistema Francês de Amortização. Com uma ou outra que será estabelecido o valor das prestações e ajustes.

Nesse ponto, o consumidor, quando tem o crédito aprovado precisa escolher qual a forma mais adequada a ele de pagamento, sempre levando em conta a sua renda mensal.

Sobre a Tabela Price

A tabela Price é feita com base em juros compostos e outra característica são as parcelas com valor fixo. Para saber o valor de amortização da dívida usando essa tabela, basta subtrair os juros das prestações.

Sobre a Tabela SAC

A tabela SAC trabalha com a possibilidade de amortização constante do total da dívida que ainda não foi quitada, outra característica é o fato de que as parcelas possuem valor decrescente. O que significa que o comprador pagará a primeira parcela com um valor maior daquele verificado na tabela Price.

A tabela SAC é aquela mais usada no momento pelos bancos e preferida pelos consumidores.

Sobre a Tabela SAC

Sobre a Tabela SAC

Depois de superar o primeiro passo, aquele de simular o financiamento, o comprador já pode procurar a casa ou apartamento. Em seguida, entra o banco, que fará a avaliação do imóvel. Nesta etapa, a instituição irá ver quais são as condições da casa para habitação e se o dono está pedindo o valor que realmente vale o imóvel.

Uma vez aprovada a compra pelo banco, são assinados os documentos e o comprador já pode ir até um Cartório de Registro de Imóveis para realizar a averbação na matrículo do imóvel, fazendo a transferência de titularidade de quem vende para quem compra. Com tudo pronto, o comprador pega as chaves do imóvel no prazo que foi inicialmente acordado entre ambas as partes, no caso de um imóvel usado.

Veja As Etapas De Financiamento De Um Imóvel

  • O primeiro passo é preencher no banco da sua escolha a proposta de financiamento.
  • Em seguida, será a vez do banco fazer a análise das suas condições financeiras para saber se você conseguirá pagar as parcelas.
  • Considerado aprovado pelo banco, a instituição mandará um especialista para fazer a avaliação do imóvel.
  • O próximo passo é reunir todos os documentos necessários para fazer o financiamento e a compra e venda, entre eles, os documentos do imóvel, do comprador e do vendedor.
  • Mais uma vez, o banco fará uma análise, dessa vez, da documentação, para avaliar se existe algum risco de falta de banco.
  • Superada a fase anterior, o banco prepara um contrato particular de compra e venda concedendo o financiamento para o comprador. E ele e os vendedores assinam o contrato.
  • Quem compra fica responsável pela conta com o Impostos de Transmissão de Bens e Imóveis, ITBU. Essa é uma taxa paga para o município e depois o documento quitado deve ser levado para o Cartório de Registro de Imóveis.
  • Superada a etapa anterior, quem comprou o imóvel deve enviar para o banco um contrato registrado para que o crédito sai para o vendedor.
  • Feito isso e com tudo certo, o comprador recebe as chaves do vendedor dos imóveis.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *