Fachadas de Sobrados

Os sobrados têm crescido na preferência de quem está em busca de uma casa para chamar de sua, eles permitem ampliar o espaço útil do terreno além de consistirem em edificações funcionais. Durante muito tempo a estética empregada para as fachadas desse tipo de construção era mais simples, contudo, nos últimos tempos há mais cuidado com o visual buscando um resultado mais moderno. Está construindo ou reformando seu sobrado e pensando em como trabalhar a fachada satisfatoriamente?

Mudança na Estética das Fachadas dos Sobrados

Como mencionamos acima as fachadas dos sobrados seguiam um padrão mais simples anteriormente. Porém, hoje em dia, há mais preocupação para com o visual final adotando inclusive uma arquitetura contemporânea usando linhas retas ou curvas. O pé direito duplo é outro recurso bastante utilizado para incrementar o visual dessas construções. Mesmo que a aparência seja algo relevante não esqueça que a preservação da privacidade e o conforto devem vir em primeiro lugar.

Dicas Para Fachadas de Sobrados

A seguir listamos algumas dicas para quem está pensando em como deixar a sua fachada de sobrado mais interessante.

– Sobrado Sem Telhado

Sobrado Sem Telhado

Sobrado Sem Telhado

Bem provavelmente você já viu algumas fotos de sobrados que aparentemente não tem telhado, isso é o que se chama de telhado platibanda. Basicamente é feito um muro para camuflar o telhado. O resultado é uma fachada muito mais moderna, além disso, consiste numa opção bem mais econômica haja vista que se pode investir em telhas mais baratas para o telhado que não estará a mostra. Também não se tem custos com manutenção.

– Revestimento das Paredes Externas

Revestimento das Paredes Externas

Revestimento das Paredes Externas

Você pode garantir uma aparência diferenciada para a fachada do seu sobrado com o uso de materiais como tijolos, madeira, concreto aparente e azulejos. A escolha depende do seu gosto pessoal, do seu orçamento e do objetivo de mensagem que se deseja passar por meio da fachada da construção.

Concreto Aparente

O concreto aparente oferece um visual mais urbano e moderno, também é uma fachada com mais resistência e flexibilidade. Tem opções mais lisas ou com aspecto mais rústico. No caso de sobrados que já estão prontos é possível colocar um painel de fechamento ou então usar peças pré-moldadas. É importante ter o hábito de limpar com água sob pressão e aplicar verniz ou silicone.

Madeira

Sobrado Com Revestimento de Madeira

Sobrado Com Revestimento de Madeira

Há diversos sobrados com revestimento de madeira, pois esse material confere um estilo mais contemporâneo para a fachada. De maneira geral trata-se de um painel feito de tábuas aplicado sobre a fachada e com a possibilidade de fácil manutenção. As cores aplicadas fora da área de revestimento podem conversar com o revestimento. Uma ideia legal é usar o revestimento em apenas um dos andares.

Atenção ainda para a espessura da madeira, opções mais largas têm menos detalhamento na textura, isso passa a sensação de maior amplitude. Usando diferentes larguras de madeira é possível criar um jogo de volume para a fachada.

Aço Corten

Comercializado na forma de bobinas, perfis soldados ou chapas é um material cuja principal característica é ser transformado pela ação do tempo conforme entra em contato com agentes corrosivos. Funciona bem na fachada do sobrado, mas também pode ser usado como painel de TV ou cabeceira de cama.

– Detalhes

Além de revestimentos é possível dar um toque diferenciado para o seu sobrado com pequenos detalhes como portas em estilos diferenciados, elementos de paisagismo, iluminação direcionada (especialmente para a porta dando mais segurança para os moradores) entre outros. Dê atenção especial para a harmonia entre os estilos de portas e janelas, o padrão funciona para deixar uma aparência mais leve. Use a sua criatividade para transformar a fachada do seu sobrado!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *