Seu sonho é ter uma linda casa com gramado, mas você tem dúvidas de como fazer a escolha perfeita para o seu imóvel? A dica é continuar lendo para conferir todas as dicas que apresentaremos abaixo. Vamos te ajudar a entender como escolher a melhor alternativa de gramado para ter no seu lar criando um visual mais convidativo e familiar.
A Escolha do Gramado é Fundamental
Sua casa pode ficar ainda mais charmosa e bonita com a escolha assertiva de um belo gramado. A grama funciona como um elemento de complemento do seu quintal e valoriza a aparência do seu imóvel. Contudo, para ter um resultado positivo é necessário conhecer os tipos de gramado disponíveis no mercado. Grama não é tudo igual e dependendo do clima e tipo de imóvel um ou outro tipo pode ser mais adequado.
Conheça os Tipos de Grama
A seguir você poderá saber mais sobre os principais tipos de grama disponíveis no mercado para fazer a escolha mais assertiva para o quintal da sua casa.
Grama Esmeralda (Zoysia japônica)
Uma das melhores opções de grama para jardins residenciais, para campos esportivos e playgrounds. Suas folhas são pequeninas, pontiagudas e estreitas dotadas de uma cor verde intensa, por isso o nome popular é grama esmeralda.
Trata-se de um tipo de grama rizomatosa (o caule fica abaixo do solo e as folhas para cima) que embora seja resistente ao pisoteio não deve ser usada numa área com grande movimento. Se for usá-la opte por construir uma espécie de passarela para não pisar diretamente. Deve ser aparada com 2 cm de comprimento e pode ser encontrada na forma de placas ou mudas.
Grama Santo Agostinho (Stenotaphrum secundatum)
Também é uma grama rizomatosa e se caracteriza pela formação de áreas verdes escuras densas, em especial no clima litorâneo. Uma opção bastante interessante para gramados residenciais. As suas folhas são estreitas e lisas sem a presença de pelos. Deve ser aparada ao chegar aos 3 cm de altura e pode ser comprada na forma de placas, mudas ou sementes.
Grama São Carlos (Axonopus compressus)
Essa é uma planta estolonífera (caule acima do solo assim como as folhas e as raízes abaixo do solo) com folhas lisas, largas e sem pelos. Possui uma tonalidade de verde intenso com as margens das folhas de uma tonalidade de bege creme. Adapta-se bem a climas frios e pode ser usada em áreas com muito tráfego de pessoas por ser bem resistentes ao pisoteio. O corte deve acontecer quando atinge 3 cm de altura. A sua multiplicação acontece por meio de estolões enraizados.
Grama Coreana (Zoysia tenuifolia)
Uma planta rizomatosa possui folhas estreitas, pontiagudas e pequeninas. Ideal para jardins residenciais demanda alguns cuidados para manter sua tonalidade de verde intenso. Geralmente é encontrada na forma de placas, o ideal é cortá-la ao atingir 2 cm de altura.
Dicas
Confira dicas pontuais para fazer a sua escolha.
Pisoteio
Na hora de escolher a grama para a sua casa considere que quanto mais fina é a folha mais ela será resistente ao pisoteio. Outro ponto importante é que a grama precisa de incidência solar e de água para não morrer ou adquirir uma cor diferente. Pense em qual é o projeto para o seu quintal para ter uma ideia do quanto a grama ficará exposta ao pisoteio evitando os tipos mais frágeis.
Solo
Saiba qual é o tipo de solo do seu quintal, pois algumas gramas demandam um solo diferenciado.
Clima
Em termos de clima as gramas são divididas em duas categorias sendo as de frio e as de calor. As frias são indicadas para os estados mais ao Sul do Brasil enquanto que as de calor para o restante do país em que as temperaturas são mais elevadas.