Como Tirar Manchas De Mofo Do Guarda Roupa?

O mofo consiste em uma matéria orgânica que é formada por fungos, e não importa o quanto um local seja limpo, ele está sujeito à proliferação desses fungos, principalmente quando o ambiente recebe umidade ou é um local fechado. O mofo causa manchas escuras que incomodam visualmente, mas, além disso, o fator que mais torna esses fungos perigosos é que ele pode causar alguns problemas de saúde.

Nas casas, um dos lugares onde é mais comum surgirem manchas de mofo é o guarda roupa. Os móveis de madeira já são propícios para a proliferação dos fungos, já que a madeira é um material que absorve a umidade, e se tratando dos guarda roupas, o seu interior não fica exposto ao sol, dessa forma, podem aparecer manchas de mofo tanto no guarda roupa como nas próprias roupas.

Para entender porque as manchas de mofo são prejudiciais, é importante conhecer melhor o que é o mofo.

O Que É O Mofo?

Aquela manchinha preta que aparece em alguns pontos da sua casa na realidade é formada por vários microrganismos vivos, podendo variar no tipo de fungo microscópico. Eles se desenvolvem nos ambientes úmidos e somente conseguem continuar a reprodução caso o local se mantenha úmido. A proliferação ocorre por meio de esporos dos filamentos de células dos fungos, chamadas de hifas, em uma única unidade. O resultado são as manchas pretas que podem aparecer em paredes, móveis e até mesmo peças de roupas.

Essas hifas são prejudiciais a saúde, já que elas podem causar diversos problemas respiratórios nos seres humanos, afetando principalmente aqueles que já sofrem com algum problema, ou fazer com que a pessoa desenvolva alergias.

Existem diversos tipos de fungos que podem causar o mofo, uma espécie em especial, chamada Stachybotrys, libera algumas toxinas que podem acarretar em inflamações pulmonares, principalmente em pessoas com idade mais avançada e nas crianças, que possuem o sistema respiratório mais enfraquecido.

Além dos problemas respiratórios, o mofo pode provocar algumas doenças de pele, como dermatite atópica, que consiste em uma inflação que causa coceira e irritação na pele, e eczema, uma inflação cutânea que pode variar no tipo de infecção. O desenvolvimento de alergias pode acarretar em inflamações como sinusite, asma e bronquite crônica.

Mofo do Guarda Roupa

Mofo do Guarda Roupa

Devido a todos esses problemas, o ideal é prevenir o ambiente contra o desenvolvimento do mofo, e em casos que ele já está se proliferando, a limpeza correta para que esse processo seja interrompido.

Os ambientes onde o mofo costuma se proliferar com mais facilidade são o banheiro e a cozinha. O quarto é um ambiente mais arejado, e por isso o guarda roupa é o local mais afetado nesse ambiente, que se mantém fechado e pode reter umidade.

O guarda roupa é um local que se deve ter muita atenção, já que é nele que ficam as peças de vestuário que irão entrar em contato direto com a pele, podendo causar problemas no usuário caso estejam carregando o mofo. Por isso, é um local da casa onde a atenção deve ser redobrada.

Como Tirar Manchas De Mofo Do Guarda Roupa?

As manchas de mofo podem surgir no guarda roupa, e quando estão em pequena quantidade não é nada desesperador, pois, uma boa limpeza pode resolver o problema e a manutenção dela pode fazer com que ele não surja mais.

Quando as manchas de mofo forem detectadas, devem-se retirar todas as roupas e outros itens pessoais que estiverem guardados no local, para que a limpeza possa ser feita.

Um dos melhores produtos para limpar a mancha de mofo é o vinagre, algo que é comum de se ter em casa e que tem um custo bem baixo. Para a limpeza basta usar um pano molhado com água e vinagre, sendo o ideal que essa limpeza ocorra pelo menos uma vez ao mês.

Essa mistura simples de água e vinagre é capaz de retirar as manchas de mofo, porém, quando o fungo tomou conta de todo o guarda roupa, o correto é que ele seja descartado, já que nesse caso é muito provável que somente a limpeza não irá fazer com que o mofo pare de surgir. A proporção da mistura é feita de um para um, ou seja, um copo de água e um copo de vinagre.

Caso deseje uma mistura mais potente, principalmente se as manchas estiverem grandes, pode juntar na água com vinagre um pouco de água sanitária. Se não tiver vinagre em casa, pode ser usada também somente a água sanitária. A proporção aqui é a mesma, um copo de água sanitária para um copo de água.

Além dessas misturas caseiras, há produtos anti mofo no mercado, variando entre os seus preços e composição. Caso a mistura de vinagre não resolva, o ideal é que compre um produto que seja especifico para essa remoção.

Outros produtos caseiros tem a fama de conseguir remover manchas de mofo, sendo eles: limão, leite quente, bicarbonato de sódio, vodka e alvejante. Todos esses produtos são facilmente encontrados em casa, no geral, molha-se um pano com eles e passa sobre a mancha, esfregando até que ela seja removida.

É importante que qualquer que seja o produto utilizado, além de limpar a parte interna do guarda roupa, onde ficam as roupas, limpe-se também a parte externa e a parede, caso o mofo também esteja se proliferando nesses pontos, pois só assim é possível fazer a sua remoção completa.

Como Evitar as Manchas De Mofo No Guarda Roupa?

Além de ser muito importante a limpeza quando já há manchas no guarda roupa, é ainda mais importante conservar ele sempre bem cuidado para que essas manchas não retornem. Existem vários métodos para evitar o desenvolvimento dos fungos que causam o mofo, sendo possível escolher o que os materiais mais agradam a cada pessoa.

A primeira dica é após terminar toda a limpeza do guarda roupa, usando vinagre ou água sanitária, passar uma camada de algum produto anti mofo, que age como o primeiro método para prevenir o desenvolvimento das manchas novamente.

Um meio de evitar a proliferação dos fungos é colocar nos cantos do armário e das gavetas um pedaço de algodão molhado em essência de terebintina. Também podem ser deixados pedaços de giz em cada uma das divisórias do guarda roupa, ele irá absorver a umidade do ambiente, esse giz pode ser trocado em todas as limpezas mensais, que devem ser feitas sempre com o uso de vinagre ou água sanitária.

Outro método para evitar a proliferação do mofo é deixar um pote com gesso, cal ou bicarbonato de sódio dentro do guarda roupa, esse pote não precisa ser substituído mensalmente, podendo trocar ele somente uma vez ao ano, ou seja, a cada seis meses.

Tirando a Mancha

Tirando a Mancha

Outro tipo de produto que pode ser colocado dentro do guarda roupa são sachês de cravo da índia, que podem ser feitos facilmente em casa usando um tecido fino, alguns cravos e uma fita para prender o sachê. Esse produto pode ser trocado a cada 3 meses, basta trocar os cravos e manter o mesmo tecido.

Outro fator importante é deixar as portas do guarda roupa pelo menos uma vez durante a semana, para que possa circular o ar dentro dele, além disso, as roupas devem ser colocadas no sol após passarem muito tempo sem uso.

Como Tirar Mancha De Mofo Das Roupas

Em alguns casos, quando a roupa passa muito tempo dentro do guarda roupa, as manchas de mofo podem se espalhar por ela, já que essa roupa se manteve no mesmo lugar por muito tempo e acabou absorvendo a umidade.

Para remover a mancha de mofo das roupas existe várias dicas caseiras que realmente são úteis, como deixar a roupa de molho no leite quente, ou em água quente misturada com sal. No caso de manchas grandes, o bicarbonato de sódio pode ser usado na água quente ou até mesmo diretamente na mancha, outras opções são o vinagre, limão ou vodka.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *