Como Limpar Sofá Com Vinagre E Bicarbonato E Amaciante?

Afim de economizar e manter organizadas as suas residências, muitas donas de casa procuram formas de zelarem pelos seus móveis e eletrodomésticos. Geralmente, a manutenção desses objetos é bem cara e dolorosa para o bolso. Dessa forma, existem várias opções para manter em bom estado seus moveis e gastando pouco.

Dentre algumas opções, tem-se as dicas de produtos caseiros que servem para a limpeza e manutenção dos moveis. E são bastante eficientes e acessíveis ao baixo orçamento. No texto a seguir serão apresentadas receitas caseiras para cuidados com a mobília, especialmente para os sofás e poltronas.

Por Que Fazer A Limpeza Do Sofá?

O sofá, depois da cama é um dos moveis preferidos de todos da casa. Pois é nele em que passam maior parte do tempo, assistindo aquele clássico do futebol, a sua novela das nove ou sua serie favorita. Com isso, a mobília se torna vulnerável a todo tipo de sujeira, bebidas, farelos de biscoitos, poeira entre outros.

Além da estética, a limpeza dos estofados em geral são essências para evitar futuros problemas de saúde, principalmente os respiratórios, por conta da poeira que ficam armazenadas no estofado. Dessa forma, para manter a higiene, não prejudicar a saúde e dar maior durabilidade ao utensilio é necessário cuidar de forma correta cada tipo de tecido dos sofás e poltronas.

Quais São Os Tipos De Estofados?

É importante saber que existem diversos tipos de matérias de estofados diferentes e cada um deles possui uma forma de limpeza diferentes, afim de não danificar o móvel. Dessa forma é necessário conhecer de que material seu sofá é encapado para que possa está fazendo a higienização do mesmo sem manchar ou danificar.

Dentre os principais tecidos de revestimento temos a camurça, suede, chanille, linho, veludo, microfibra, vinil e couro. Como descobrir de que material é feito o seu sofá? Essa informação está contida na etiqueta da peça. Depois de visto, poderá se preparar adequadamente para a limpeza do tecido.

As limpezas podem ser feitas a seco, a vapor ou lavagem úmida, sempre dependendo de cada tipo de tecido. E ainda temos as dicas caseiras, com produtos que encontra dentro da sua dispensa de casa.

Como Limpar Sofá De Suede?

Os sofás de suede vem sendo uma das principais escolhas dos consumidores na hora de comprar. O tecido de suede é esteticamente bonito e fácil de limpar, dessa forma atrai olhares dos consumidores.

Suede é um tecido mais resistente e durável, além disso é bastante macio. Seu acabamento tem semelhança com a camurça, que dá um tom mais sofisticado para a casa, contudo se diferem quando o assunto é limpeza. A camurça é um tecido mais sensível, o que torna sua limpeza um pouco mais complicada.

Limpar Sofá De Suede

Limpar Sofá De Suede

Existem diversas opções para se fazer a limpeza do seu sofá de suede, podendo usar aspirador, pano úmido, mistura de vinagre branco e água, produtos específicos. Quase todas essas maneiras de higienização podem ser feitas pelo próprio dono do sofá, sem gerar muitos gastos.

Para cada tipo de sujeira é indicado uma dessas opções, por exemplo, se o sofá está com uma mancha profunda sugere-se que vá até uma loja de estofados e compre produtos específicos e coloque na mancha. Ou usar a mistura de vinagre com água morna, que é extremamente eficaz também.

Como Tirar Mancha Do Sofá Com Vinagre, Bicarbonato E Amaciante

O vinagre e água morna é indicado para remoção das manchas, considerado um grande aliado dentro de casa. Podendo ser usado em sofás de linho, veludo e demais tecidos. O produto além de tempero, tem muitas outras utilidades. Uma delas é auxiliar na limpeza de estofados. Já o bicarbonato e o amaciante servem para remover o mau odor deixado no sofá, causado muitas vezes por urina de animais domésticos, comidas e bebidas derramadas.

Os produtos podem ser usados separadamente, por exemplo, a pessoa poderá escolher e achar necessário fazer a limpeza somente com o intuito de retirar as manchas, para isso usará apenas o vinagre e água morna. Como pode também apenas querer amenizar o odor, utilizando apenas o amaciante e bicarbonato. Ou poderá juntar as duas técnicas tendo uma higienização completa do móvel.

Para isso, irá precisar de um borrifador para misturar a solução. Nele colocará ¼ de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, ½ de vinagre e 1 colher de sopa de amaciante. Em seguida, misture tudo e borrife no sofá.

Outro ponto positivo dessa limpeza é que pode ser utilizado até mesmo em moveis que pedem lavagem a seco, devido a rápida evaporação do álcool. Para isso, só precisará borrifar a solução em uma distancia maior do sofá e esfregar levemente com o auxílio de um pano.

Limpeza De Sofá Com Álcool

O álcool pode ser um grande aliado para a limpeza dos estofados, isso ocorre por conta sua rápida absorção e evaporação. Dessa forma ele pode ser usado principalmente nos estofados que pedem lavagem a seco.

Para isso, só é necessário um borrifador e álcool. Com o auxilio do borrifador a uma distancia maior do sofá e de leves borrifadas de álcool, esfregue rapidamente com um pano e pronto.

Limpeza De Sofá Com Água E Detergente Neutro

A limpeza com água em sua temperatura normal e detergente neutro é indicado para estofados de couro, courino e napa. Mas ainda, é preciso muito cuidado na hora de umedecer o pano que vai te auxiliar na limpeza do móvel.

Não é recomendado uso de escovas e esponjas, pois podem danificar totalmente os tecidos. O pano deverá estar levemente umedecido, não pode estar encharcado. Busque utilizar produtos que aumentem a duração do couro, para que se mantenha firme e sem rachaduras sempre que optar por uma limpeza mais profunda do móvel.

Limpeza De Sofá Com Água E Detergente Neutro

Limpeza De Sofá Com Água E Detergente Neutro

Dicas De Como Manter Seus Estofados Com Cara De Novo

Dentre as mais variadas pesquisas feitas pelas donas de casa, muita delas envolvem como cuidar, fazer manutenção dos utensílios e moveis da casa. No meio desses, os que precisam de maior e constante limpeza são os estofados em geral.

Para isso, existem varias formas de manter a boa aparência e higienização desses móveis que decoram e dão conforto para a casa. A seguir serão apresentadas algumas formas para que mantenha seu sofá, sua poltrona com aquele aspecto de novo.

Sempre que derramar algum liquido no sofá limpe-o imediatamente com o auxilio de um papel toalha, para isso não há necessidade de esfregar, apenas coloque o papel toalha sobre o local e deixe que ele absorva o liquido. Após feito isso, poderá passar um pouco de álcool ou uma mistura de detergente neutro com água, para retirar o restante de resíduo.

Se tiver animais com pelos em casa você pode recorrer ao aspirador de pó ou um pano umedecido para retirar os pelos que ficam no sofá. Outra opção é o uso dos lenços umedecidos, que além de auxiliar na limpeza ainda deixam um cheirinho bastante agradável no estofado.

Por fim, outras dicas importantes para a preservação do seu estofado é evitar consumir bebidas, alimentos que podem deixar farelos como biscoitos, evitar colocar os pés sujos no estofado, não deixar que seus animais subam no sofá ou usar capas protetoras. Mesmo que não dê para colocar em prática todas as dicas, o uso de pelo menos duas já irá ajudar na conservação do seu móvel.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *