Como Instalar Exaustor Churrasqueira Apartamento

A churrasqueira não é uma alternativa apenas para quem mora em casa, se você reside num apartamento pode adaptar a estrutura ao ambiente de maneira a também receber os seus convidados para curtir momentos agradáveis degustando carnes e vegetais assados. O segredo para quem está pensando em ter uma churrasqueira em apartamento é saber como instalar exaustor para evitar a propagação da fumaça.

Durante muito tempo as churrasqueiras foram vistas como vilãs em prédios exatamente pelo fato de que produziam muita fumaça e acabavam gerando confusão entre os vizinhos. A dica é que os moradores de apartamento tenham bom senso para evitar problemas com seus vizinhos. Quando se faz as coisas pensando no respeito aos demais é muito mais fácil acertar.

O Papel do Exaustor

Exaustor Para Churrasqueira

Exaustor Para Churrasqueira

Dentre as opções de churrasqueiras para quem mora em apartamento estão as tradicionais a carvão assim como as elétricas e a gás. A dica para evitar qualquer tipo de problema com seus vizinhos devido à produção de fumaça é instalar um exaustor, a sua função é puxar a fumaça que se acumula na parte mais baixa do duto impulsionando-a para cima para que se dissipe pela saída de ar. É uma forma de facilitar a eliminação da fumaça pela chaminé.

Churrasqueiras a carvão ou a gás sempre vão produzir fumaça e em algum momento aquilo que deveria ser eliminado naturalmente pode acabar voltando para dentro da unidade. É exatamente por isso que o sistema de exaustão se mostra relevante para manter seus churrascos como momentos agradáveis. O odor da fumaça será eliminado com mais facilidade e o ar ficará mais puro.

Instalação de Exaustor Para Churrasqueira

Há exaustores de churrasqueira bastante fáceis de instalar, no entanto, no que diz respeito a condomínios pode ser interessante montar um grupo de churrasqueiras interligadas usando chaminés secundárias tendo uma chaminé central que irá escoar a fumaça. O ideal é instalar os exaustores na parte mais alta da estrutura de maneira que ajude a tornar a sua experiência de churrasco mais agradável.

É importante que no projeto do duto vertical (shaft) seja considerado a quantidade de andares e número de churrasqueiras por andar. Em alguns projetos a área dos dutos acaba em segundo plano devido a necessidade de ampliar os espaços, isso não é recomendado. Cada condomínio possui suas próprias particularidades e em alguns casos até mesmo o exaustor eólico pode se tornar uma alternativa.

Instalação de Exaustor de Churrasqueira

Para quem deseja saber como é feita a instalação de exaustor de churrasqueira na prática selecionamos um vídeo que mostra o passo a passo.

Novamente ressaltamos que no caso de condomínios é interessante pensar num projeto que tenha uma chaminé central tornando o processo de escoamento da fumaça mais prático. O exaustor é essencial para tornar o seu churrasco mais divertido e agradável evitando ‘defumar’ os convidados e mandar fumaça para o apartamento dos vizinhos. Sempre bom evitar problemas com as pessoas que moram perto de você.

Gostou de saber mais sobre como é feita a instalação de exaustor para churrasqueira em condomínios de apartamentos?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *