Usar fotos e quadros na decoração é uma forma bacana de incrementar o ambiente e também das mais baratas. Mas como todo estilo decorativo, é preciso saber usar para não pecar nem pelo excesso e nem pela falta. Com a dose certa de tais itens, você pode ter uma decoração perfeita, harmônica e dentro do seu orçamento.
.
Quadros Nas Paredes: na Altura do Olhar
Um dos grandes defeitos de usar quadros e fotos nas paredes é usar os artigos decorativos altos ou baixos demais. Há uma regra simples a ajudar você na hora de pendurar que costuma ser bem bacana: no máximo vinte centímetros acima do móvel, caso tenha um, ou no máximo com 1 metro e 80 centímetros de altura. Por que? Porque esta é a altura considerada ideal para uma pessoa observar o ambiente e ao mesmo tempo conseguir admirar a peça sem esforço. Você com certeza acha estranho olhar um quadro muito alto ou baixo demais. A sensação visual é que a parede é mais baixa.
Para pendurar, use uma fita métrica ou uma trena para ter certeza de fazer a medição correta. Mas as dicas acima valem para quadros únicos ou medianos em paredes, não o uso de diversos quadros. Valem para fotos também.
.
Quadros Únicos em Paredes são Bacanas
Para evitar a poluição visual, uma dica interessante para decorar paredes é usar quadros únicos ou um quadro com foto. Funciona de forma bem simples. Primeiro você escolhe uma parede larga e grande que não tenha nada e depois começa a pensar no quadro. Para escolher, alguns detalhes são importantes. O principal deles é o tamanho da parede.
Pense no quão estranho pode ser observar uma parede de mais ou menos dois metros de largura e com a mesma altura com um quadro de apenas 10 x 15 centímetros. Com certeza é estranho, não é mesmo? Seu bom senso vai informar que há algo de errado ali. E a estética decorativa também.
.
Uma parede grande pede um quadro grande, seja de fotos ou pintura em tela. Para isso, você deve pensar em deixar um espaço de ao menos 20 centímetros em cada lado do quadro. Na parte de baixo pode ou não haver um móvel, fica a critério do dono da casa. Contudo, deve haver espaço para o quadro brilhar sozinho e ter espaço para ser admirado.
Diversos Quadros ou Fotos em uma Parede
Se sua parede é larga ou apenas alta e a opção é usar diversos mini quadros, sejam de pinturas ou fotos, o segredo é ocupar o espaço de forma sábia e de forma a todos os itens serem identificados. Uma dica é optar por pequenos quadros lado a lado ou formando uma escada de dois degraus intercalada: um quadro mais acima, um mais abaixo. Para não errar na nivelação, use uma fita métrica ou trena para nivelar os pontos do quadro. A parte de baixo de um quadro alto deve ser a sua medida para colocar logo ao lado o quadro mais baixo.
Com este formato de justaposição você pode usar quadros com fotos ou pinturas em corredores, salas, paredes de quadros e até cozinha se as pinturas tiverem uma relação com o tema. As pequenas molduras podem ir até para o banheiro se houver uma relação de temas e são muito usadas em casas modernas, com banheiros amplos.
Escolha a Moldura Correta
Ao usar decoração com quadros ou fotos em paredes, uma moldura é necessária. Mas qual escolher? Depende da sua decoração de casa. Se esta decoração for do tipo madeira, rústica, escolha molduras com o mesmo tom ou o mais próximo possível. O mesmo material seria o indicado, mas dependendo da idade dos móveis, pode ser bem difícil decorar.
Para casas mais modernas e com decoração metalizada ou branca, as molduras de metais em quadros são as mais indicadas para combinar com o espaço. Molduras prateadas com reflexo combinam bem com móveis brancos, cinza e preto e com paredes escuras para dar um contraste. Até mesmo com paredes brancas ficam bem.
.
A cor Certa para a Sua Decoração
Falando em paredes, é preciso também adequar a parede da sua casa com os seus objetos decorativos. Pode ser interessante reproduzir fotos novamente se elas não combinam com seu espaço. Se seus móveis são clássicos e se usa a decoração ao melhor estilo vintage no lar, por exemplo, fotos em sépia podem combinar muito bem. Já pensou nisso? Os tons nas fotos e nos quadros são importantes para a decoração.
.
Pense nas fotografias como complementos de sua decoração, e não apenas colocadas para ocupar espaço. Decorações modernas e com móveis sóbrios e objetos metalizados no cômodo combinam melhor com fotos em preto e branco. As imagens coloridas combinam mais com ambientes com tons intensos e que tenham ao menos um tom predominante na foto na mesma parede. Por exemplo: uma sala amarela ou laranja combina bastante com uma grande imagem da parede da família em um jardim com margaridas, por exemplo. A seleção de fotos, portanto, deve ser perfeita.
http://www.youtube.com/watch?v=FTVqZbiQpX0Na combinação de quadros e cores, os detalhes das pinturas seguem as mesmas dicas citadas acima, com foco no contraste. Uma sala harmônica com um quadro, seja ela de estar e de jantar, tem alguns truques. Um deles é escolher quadros com cores mais vivas que da parede, para dar destaque. Outra dica é escolher um quadro com o tom predominante na pintura de acordo com a sua parede. Se sua parede é amarela, opte por um quadro de fundo amarelo ou laranja para criar uma harmonia visual.
Cronologia Fotográfica é Ótimo para Corredores
Um costume antigo em salas era pendurar quadros dos filhos, avós e netos em sala de estar ainda é uma forma bacana e pessoal de decorar espaços. Você pode brincar com uma cronologia familiar, colocando fotos de quando o casal se conheceu, como costumava se encontrar e depois dos primeiros filhos. Vale uma seleção bacana para colocar fotos divertidas e diferenciadas no ambiente.
.