O aumento nas vendas de imóveis que nos três primeiros meses deste ano, teve um crescimento recorde de 75% acabou tendo reflexos e a busca por corretor de imóveis cresce proporcionalmente ao aumento das vendas. Na grande São Paulo existe muitas imobiliárias que tiveram de procurar um reforço extra com estes profissionais para poderem dar conta da demanda no atendimento de clientes que procuram casas e apartamentos sendo que esse reforço chegou, em alguns casos a 15%, percentual este bastante alto para uma categoria que até bem pouco tempo se mostrava pouco atrativa.
Vantagens da Profissão
O setor imobiliário oferece boas vantagens para os profissionais que trabalham na venda de imóveis e entre estas vantagens temos: flexibilidade no horário possibilitando atender melhor outras atividades e possíveis compromissos uma vez que trabalham com comissão que gira em torno de 3% sobre o valor de cada unidade que é vendida o que torna o trabalho mais atrativo ainda, fazendo com que a profissão acabe tendo pessoas com formações diversas.
Prestadores de Serviço
Hoje os corretores são considerados como profissional-empresa que são pessoas que trabalham como prestadores de serviços tendo da imobiliária os dados para que efetue as vendas. No final, fechado o negócio, ao corretor cabe de 40% a 50% do valor arrecadado na comissão. Para se estabelecer como corretor de imóveis só é feita uma exigência que é o curso de Técnico em Transações Imobiliárias, que se pode obter em meio ano e é conhecido no meio imobiliário como TTI.
A Profissão
Embora não seja exigida formação superior para poder exercer a profissão de corretor, existem muitos corretores que abandonaram as profissões que tinham como engenheiro, veterinário e outras, para se dedicar a venda de imóveis por considerarem mais lucrativas e darem mais liberdade uma vez que você é que comanda, fazendo seu próprio horário e recebendo de acordo com o que vende. Esse sistema é bom na medida em que você é seu patrão, mas ao mesmo tempo sabe que tem de ralar, pois não conta com o salário fixo garantido todo final de mês. Para quem estava acostumado a isso é uma mudança e tanto, pois tem de deixar essa mentalidade para trás e passar a pensar com olhos no futuro uma vez que tem de se acostumar a trabalhar com fluxo de caixa, pois se acontece uma boa venda hoje, você tem de saber que pode passar quem sabe até alguns meses sem nada vender. Saber aproveitar as boas marés como acontece agora faz parte da profissão. Quando as vendas estão em alta é preciso aproveitar e também fazer uma reserva para poder fazer frente às despesas nos momentos em que os negócios não se apresentam tão rentáveis assim.