O CRECI-SP, Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo divulgou recentemente uma pesquisa revelando que houve um importante aumento nos preços dos imóveis usados em São Paulo durante o primeiro trimestre deste ano. Esta alta superou em nove vezes o IPCA – Índices de Preço ao Consumidor Amplo, medido durante o mesmo período, que foi de 2,06% contra os 18,36% atuais. Neste mesmo período observou-se uma suba de 9,93% nos valores dos aluguéis residenciais superando em quatro vezes o valor da inflação que ficou acumulada no trimestre, pelo IPCA.
Outros Dados
Esta suba acumulada nos preços médios do aluguel residencial, apartamentos e casas durante os primeiros três meses deste ano, ficaram bem acima da inflação que foi apurada por indicadores como o INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor (2,31%), IPC – Índice de Preços ao Consumidor (2,44%) e IGPM – Índice Geral de Preços – Mercado (2,77%). Conforme pesquisa mensal do CRECI-SP, em média, o preço por metro quadrado dos imóveis destinados à locação, apresentaram subas e recuos, em janeiro +14,14%, em fevereiro – 1,86% e em março + 5,66%, resultando em um aumento real de pouco menos de 20%. Já nas locações os valores médios para o mês de janeiro foram de – 2,29%, em fevereiro + 9,52% e em março outra + 2,73%. Segundo o presidente do CRECI-SP estes dados demonstram dois fatos importantes, a pouca disponibilidade de imóveis para locar na cidade e uma recuperação na economia tendo em vista que as vendas apresentaram uma maior movimentação o que fez com que os preços se elevassem.
As Vendas
Somente durante o mês de março o crescimento neste setor foi de 14,90% em São Paulo, sendo que a venda de apartamentos representou 61,66% das negociações deste período. Neste mesmo mês, apartamentos e casas com preços superiores a 200 mil reais concentraram mais de 55% do montante de vendas. O aumento de preços por metro quadrado foi registrado em 10 estilos de imóveis sendo que outros 6 tipos de imóveis tiveram seus preços reduzidos. Os modelos de apartamentos de médio padrão construídos na chamada Zona B da cidade foram os que registraram a maior alta nos preços. Já as casas localizadas na Zona C registraram as maiores quedas nos preços.
Os Financiamentos
Um dos principais motivos desta movimentação no setor imobiliário, não somente na cidade de São Paulo, mas em todo o nosso país, são os financiamentos que vem sendo liberados pela Caixa econômica Federal, onde milhares de pessoas poderão realizar o sonho de adquirir sua casa própria. Lamentavelmente em muitos casos, os preços vêm se tornando abusivos e com isso dificultando as negociações, mas ainda assim trata-se de uma boa oportunidade para se livrar do aluguel.
Eu queria saber qual é a porcentagem para calcular o aumento de um aluguel residencial no valor de 280,00 reais.