Os Apartamentos Pequenos
Em cidades grandes do Brasil, encontrar um apartamento para comprar ou alugar é algo muito simples, podendo ser possível escolher o que mais se encaixa nas necessidades e no orçamento de quem está desejando. Mais fácil ainda é encontrar um apartamento de tamanho reduzido, já que cada vez mais esse modelo tem sido construído, tendo em vista que as famílias são cada vez menores. Os tamanhos mais fáceis de serem encontrados é aqueles que vão de vinte e cinco a quarenta quilômetros quadrados.
Além do fato de as famílias estarem cada vez menores, as pessoas de maneira geral também tem ficado cada vez menos tempo em casa, seja por questões de trabalho, quanto por questões de estudos, etc. Por isso não se torna mais necessário residências tão grandes e espaçosas.
Na cidade de São Paulo – SP os apartamentos que mais são procurados são exatamente esses, sendo que os de quarenta e cinco metros quadrados são os mais vendidos estatisticamente. As construtoras tem cada vez mais pensado em maneiras de reduzir os tamanhos dos apartamentos, mas de modo que eles ainda fiquem confortáveis e adequados para uma vida tranquila. Os apartamentos de dez ou quatorze metros quadrados podem custar a partir de noventa e nove mil, ou seja, são bem mais em conta, sendo ideal para pessoas que são recém-formadas ou que estão estudando e / ou que moram sozinhos.
Esses apartamentos pequenos tem a tendência de serem mais funcionais e se enquadram muito bem para pessoas que desejam morar em um local seguro e bem localizado, mas que não tem muito dinheiro para investir, já que um apartamento com essas características e grande são muito caros. Esses apartamentos quando alugados, muitas vezes são alugados para pontos comerciais que não precisam de localização muito ampla, como escritórios simples ou estúdios de beleza, já que o ideal é que esses estabelecimentos fiquem no centro da cidade e essa é uma das maneiras mais inteligentes de fazer isso.
Assim como em São Paulo, isso também acontece na maioria dos outros estados brasileiros, o que mostra que isso é uma grande tendência e que vem se consolidando cada vez mais.
No caso de alugar locais maiores, na maioria das vezes os proprietários só aceitam caso o inquilino alugue também a garagem, e isso encarece ainda mais todo o processo, o que é totalmente o contrário do que pessoas que desejam viver uma vida mais simples e mais barata desejam.
Porém, existe ainda uma preferência para os imóveis de tamanho tradicional e maiores, e isso pode prevalecer até mesmo para pessoas que moram sozinhas, mas que prezam totalmente por comodidade e conforto. Assim sendo, algumas optam por morar em um local maior, mesmo que seja mais afastado.
De maneira geral as imobiliárias prezam mais pelo investimento em apartamentos pequenos, já que eles muito provavelmente serão vendidos com maior facilidade do que os apartamentos tradicionais, ainda mais em momentos em que o país se encontra em crise. Esse estilo de imóvel é também o queridinho de jovens que estão recém saindo de casa, seja para estudar ou trabalhar e acabam precisando morar sozinhos.
Como Aproveitar Da Melhor Forma Os Apartamentos Pequenos
Como já foi apresentado anteriormente os apartamentos pequenos estão muito em alta atualmente, ainda que o mercado imobiliário seja algo que sempre se encontra em alteração e mudança. A alteração do público também é algo bastante significativo e cada vez menos as pessoas estão se interessando por um status de possuir um local grande, optando mais pelos pontos positivos de um apartamento pequeno.
Não existe uma melhor opção para pessoas solteiras que precisam economizar dinheiro, já que os apartamentos pequenos – além de serem mais baratos – são mais fáceis de limpar e não precisam de tantos móveis para ocupar os espaços.
Apartamentos Pequenos Já Decorados
Sempre buscando mais praticidade, algumas pessoas acabam escolhendo por comprar um apartamento pequeno que já venha mobiliado e decorado, mas ainda que prático, esse estilo de apartamento merece ainda mais atenção ao se fazer as negociações e fechar o contrato.
É normal que os apartamentos já decorados sejam mais caros, mas podem acabar saindo mais em conta do que comprar um apartamento novo mais todos os móveis. Além disso, o tempo entre assinar o contrato e fazer a mudança é menor, já que a etapa de mobília e decoração pode ser bem longa, e nesse caso ela nem existe. Na maioria das vezes essa decoração é feita por profissionais e isso garante que o apartamento será bonito e que poderão ser analisadas várias opções.
As principais dicas para se fazer um bom negócio ao se comprar um apartamento de tamanho reduzido e que já venha decorado é o de visitar presencialmente o local antes de tudo, para que se veja realmente se os itens são de qualidade e se realmente agradam o comprador. Além disso, o tamanho dos apartamentos também conta, mas o mais interessante é que em apartamentos pequenos é possível que tudo já venha melhor planejado e otimizado, fazendo assim com que o tamanho do apartamento esteja sendo aproveitado da melhor maneira possível.