Você conhece o termo upcycling? Já ouviu falar ou sabe o que significa? Se você ainda tem dúvidas do que se trata essa palavra no contexto da decoração ou não tem a menor ideia do que seja, não tem problema, vamos explicar tudinho.
Upcycling é um termo que serve para definir que um objeto que não tinha mais nenhuma serventia naquilo para o qual foi projetado será reutilizado para um outro fim, sem sofrer nenhuma alteração. Você deve estar pensando que seria a mesma coisa que reciclagem. Na verdade não é, porque o ato de reciclar é recuperar algum objeto para reutilizá-lo, e para isso, é necessário que ele seja trabalhado.
Um móvel de madeira que não serve mais, por exemplo, pode ser reciclado trabalhando aquela peça para um outro tipo de utilizo, porém, será necessário fazer gastos ou até mesmo utilizar energia. Quando falamos de upcycling, estamos falando, por exemplo, de uma máquina de escrever velha que ia para o lixo, porque foi substituída pelo computador, porém, não vai mais, passa a ser um objeto de decoração do escritório da casa. Foi uma peça reutilizada sem a necessidade de nenhuma interferência.
O upcycling é uma ideia que começou ganhando força entre pessoas que estão preocupadas com as questões do meio ambiente, que desenvolvem ideias sustentáveis para evitar maior degradação. Não demorou muito para que o número de adeptos dessa “solução” aumentasse, até porque, atualmente muita gente busca um estilo de vida mais saudável. Porém, o upcycling não ficou restrito somente a esse grupo de pessoas. De uma tendência de ambientalistas, ele passou a fazer parte do cotidiano das pessoas em geral, sendo adotado em vários ambientes, como aquela da moda, do design e da decoração.
Vale ressaltar que o mais importante para os ambientalistas que adotaram o upcycling para dentro do próprio estilo de vida é que o processo de reutilizo nesse caso é mais “limpo”. Isto é, não é necessário o uso de outros materiais e nem o gasto com energia. A peça ganha uma nova função ao invés de ir para o lixo. O que representa uma redução no uso de matéria-prima, e todos os resíduos que seriam gerados para produção de um novo produto ou na reciclagem daquele velho.
Como Levar o Upcycling Também Para Sua Casa
Agora que você já sabe como funciona o upcycling você deve estar se perguntando como utilizá-lo no seu cotidiano, como levá-lo para sua casa. Então, vamos lá!
O primeiro passo para conseguir levar o conceito upcycling para sua casa, para sua rotina é fazendo uma observação de tudo aquilo que você e sua família denominam lixo. A pergunta é: que tipo de lixo tenho em casa, que tipo de lixo estou gerando. Muitas vezes jogamos alguma coisa fora sem se dar conta de que seria possível reutilizá-la de uma outra forma. É claro que falar é simples, e fazer nem tanto, mas digamos, é uma coisa que você vai se acostumando com o tempo, ter essa visão ampla da utilidade de determinados objetos.
Vale ressaltar que estamos falando de usar o conceito upcycling para decoração da casa, porém, não se restringia a essa ideia de partida. Você vai descobrir que roupas podem ser usadas de uma outra forma, objetos pessoais podem ganhar uma nova utilidade e muita coisa pode ter uma segunda função mudando completamente a ideia para a qual ela foi projetada. Simplificamos dizendo que são necessários duas ideias básicas para desenvolver o conceito upcycling na sua plenitude e de forma muito bem sucedida e são elas: criatividade e imaginação. É estar com o olhar sempre atento a aquilo que você não pode ver, mas tem total condição de imaginar.
Quando falamos de moda por exemplo, comece retirando tudo aquilo que está no seu guarda-roupa há séculos e você nunca veste porque não encontra a ocasião adequada. Esse é o sinal de que aquela peça não serve mais. Depois brinque na frente do espelho fazendo uma saia virar blusa, não tem limites, use lenços e cintos para incrementar e dar uma nova vida aquela roupa. Também transforme acessórios, como um bolsão que pode ganhar a função de porta- revistas e passar a fazer parte da decoração da sua casa. Só você poderá avaliar o que pode ser usado novamente, onde e para qual função.
Na decoração, os caixotes de madeira, sem nenhuma interferência, podem colocados um sobre os outros se transformarem em uma estante rústica. A escada de madeira pode ser um suporte de pequenos objetos ou para sapatos que fiquem à vista. Rádios, máquinas de escrever, calculadoras antigas ou qualquer outro eletrodoméstico que está quebrado ou não se usa mais, podem se transformar em objeto de decoração. Substitua a mesinha de cabeceira por malas velhas uma sobre as outras ou coloque aquele baú esquecido no porão, na beira da cama. Como falamos antes é só soltar a imaginação!
Não importa se estamos falando de pequenos ou grandes objetos de coisas que foram caras ou baratas, a ideia é reutilizar e você encontrará um modo, seguindo claro, o seu estilo. Lembre-se que optar pelo conceito upcycling na decoração ou para qualquer outra coisa, não é somente seguir uma tendência que está na moda, mas criar uma identidade.
Se você tem uma casa decorada com os móveis que estão em alta no momento, a geladeira side by side, a televisão pendurada na parede, tudo como se tivesse seguindo uma regra, estará bonita, claro, mas faltará o seu toque pessoal. Quando uma pessoa adota a decoração upcycling tem a chance de transformar cada ambiente em único, que não ficará parecendo cenário de novela e nem vitrine de loja.
E claro, não precisamos dizer que o exagero não é bom nunca, e nesse caso a regra é a mesma. Adotar o conceito upcycling para a vida não quer dizer decorar uma casa inteira com peças que ganham novas funções, e sim, ter bom senso para saber quando aplicá-lo. Claro, que sempre quando for possível e para deixar a sua decoração ainda mais bonita e diferenciada.