?> Estilo Retrô Para Decorar | Imóveis Cultura Mix

Toque Retrô na Decoração

Assim como na moda de roupas e acessórios, a decoração também ganha os seus estilos em alta ou em baixa, novidades e até mesmo os objetos do desejo. Porém, também pode ser como a moda, algumas pessoas escolhem o próprio estilo independentemente do que as passarelas internacionais estão dizendo ou o que a vitrine está propondo. São aquelas pessoas que acima de tudo presam seguir a personalidade. De um lado ou de outro não tem nada de errado, são escolhas.

No caso da decoração um dos estilos que está na moda, mas pode ser uma opção de quem ama, mesmo quando está em baixa é o retrô. Tem muita gente caindo de amores pela velha máquina de escrever na estante de designer da sala ou da mala antiga ocupando o espaço da velha e boa mesinha de cabeceira. Mas, como adotar o restilo retrô na decoração na medida certa?

Sim, é necessário achar a medida certa para não ficar demais. Você não quer que uma pessoa chegue na sua casa e tenha a ideia de ter entrado no túnel do tempo, não é mesmo. Não faça do estilo retrô para decorar uma volta ao passado. Essa não é a aposta correta.

Dicas Para Quem Quer Decorar Adotando o Estilo Retrô

Bons conselhos sempre nos ajudam a conseguir o melhor resultado. Nem sempre podemos buscar o auxílio de um profissional de decoração, que tem todas as cartas na manga, mas dá para saber quais são os seus principais segredos.

Na decoração, algumas coisas podem ser consideradas como regras. Se faz isso você acerta e se faz aquilo você erra. Obviamente não estamos falando de matemática e mesmo usando esses conceitos pode ser que não fique 100% perfeito. Mas, pode apostar, todo mundo tem um lado decoração guardado dentro do peito. Com bom gosto e algumas dicas você fará a sua decoração retrô sem errar.

A seguir, confira alguns truques que os decoradores não dispensam em projetos de decoração retrô:

  • Jamais uma decoração no estilo retrô é composta somente por objetos e móveis que “seguem” o tema. É muito necessário que exista um equilíbrio, peças e móveis que façam contraste deixam mais interessante a proposta. Sem falar, que um objeto retrô tem mais destaque quando não está no meio de outros tantos do mesmo estilo.
  • Quando escolhemos um estilo para decorar a casa é ideal repetir em todos os cômodos, que não seja completamente, mas com um objeto, para deixar bem claro qual a proposta. Não é legal fazer uma sala estilo retrô e os demais cômodos 100% contemporâneos. A coerência é importante na decoração. Neste caso, o que está sempre livre para não seguir o estilo, é o quarto. Mesmo assim, ter uma pequena referência é bem mais bacana pensando na casa como um todo.
  • Para tudo é necessário planejamento se você está apostando que dê certo. Não tem como pensar em decorar a casa com um determinado estilo e depois sair comprando tudo o que vê pela frente. Antes de mais nada, decida exatamente o que você vai querer, os móveis, o tamanho, e a mistura necessária com outros estilos.
  • O tamanho dos objetos decorativos também devem ser considerados com muita atenção na hora de decidir como colocar cada coisa no seu lugar. Para quem não está acostumado a decorar, os profissionais aconselham usar objetos decorativos maiores, ele dão mais “sentido” ao espaço. Pequenas peças podem ficar esquecidas ou podem nem ser notadas em uma decoração completa, em um espaço grande demais e com outras pelas muito chamativas.
  • Por último, faça compras que tenham sentido, isto é, nada de comprar tudo o que vê pela frente em um antiquário. O estilo retrô pode ser composto de várias formas, inclusive mais moderno ou mais clássico. Compre peças que tenham a ver com você e com a sua casa. Não confunda, montar uma decoração estilo retrô com comprar tudo o que tem muitos anos de produção.

O Que Fazer No Estilo Retrô Para Decorar?

-Você pode decidir em ter móveis comuns e agregar o estilo retrô com os objetos decorativos. Além disso, as peças podem fazer referência as suas paixões e das pessoas que vivem nessa casa. É bacana dar personalidade a sua decoração, a sua casa. É bom quando as pessoas podem enxergar você e os seus familiares através da sua decoração.

  • Alguns objetos estão muito na moda, então, se você gostar de decorar e estar “dentro” do que é tendência, que tal apostar em peças como uma velha vitrola, um rádio antigo, uma máquina de escrever, malas antigas, entre outras. São só algumas das opções que podem dar o “tom” nostálgico a sua decoração.
  • As cores também fazem parte do universo retrô. Algumas delas e papéis de parede estiveram tão presentes em determinada época, que basta você pintar uma única parede que “dará” o seu recado. Mas, lembre-se, nada de exagerar.
  • Na cozinha, por exemplo, os revestimentos de cozinha usados há muitos anos atrás, podem ser uma opção para dar o tom retrô do espaço. Você pode usar como faixa para revestir a parede sobre a pia ou criar uma única coluna. Mas, jamais faça em toda a parede, pois ao invés de parecer que você tem uma decoração estilo retrô parecerá que você vive em uma casa velha.
  • Tem também os eletrodomésticos moderníssimos, mas que já saem de fábrica com cara de retrô, para atender a necessidade de quem está buscando esse tipo de decoração. A geladeira como era antigamente e ainda colorida, vermelho, amarelo, mas ao mesmo tempo tem um charme moderno. É essa a mistura certa para não errar a mão.
  • Antes de comprar qualquer coisa, verifique se aquele objeto tem a ver com o que você tem em casa. Comprar por comprar pode desarmonizar a sua decoração. Lembre-se que para uma decorar funcionar como se deve é necessário que móveis e objetos estejam em sintonia.

Agora que você já tem as dicas principais para montar uma decoração retrô na sua casa, deixe que a sua intuição, criatividade e bom gosto guiem você. Todas “regrinhas” podem ajudar, mas o toque final quem dá é quem decora e sabe o que gosta e o que não gosta.

A decoração é chamada retrô quando utiliza peças antigas nos ambientes formando um visual bonito de décadas passadas. Para compor esse estilo de decoração decoradores usam peças dos anos 50, 60 e 70 fazendo com que o ambiente se torne aconchegante lembrando muito o conforto da casa da vovó. Os móveis antigos podem ser combinados com peças contemporâneas e essa mistura de moderno e antigo fica magnífica.

Encontrar lojas especializadas em decoração que se encaixe na decoração retro é muito fácil, afinal esse estilo vem sendo muito escolhido pelas pessoas atualmente, pois todas elas querem ter uma casa bem decorada e moderna. Os móveis e peças de decoração retrô possuem valores acessíveis ao consumidor e as formas de pagamentos oferecidas por algumas lojas são formidáveis. Para quem teme ousar esse tipo de decoração a ideal, pois com móveis menos chamativos algumas pessoas se sentem mais tranqüilas. Abaixo escolhemos fotos de algumas decorações que foram feitas com o estilo retrô.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *