De um tempo para cá os rodapés ganharam muito mais destaque em uma decoração de casas e apartamentos. Eles sempre foram eficientes e indicados, pois ajudam a compor um acabamento mais requintado e manter a qualidade da pintura de suas paredes por muito mais tempo. Há um bom tempo, eram utilizadas cerâmicas ou parte do mesmo material do piso de uma casa para montar os rodapés, mas hoje você já encontra essas peças avulsas em qualquer casa de construção em materiais e preços variados.
Saber escolher o rodapé certo para a sua casa com certeza vai deixar o seu ambiente visualmente mais bonito então vejamos alguns detalhes que fazem total diferença nesses casos? Mais abaixo vejam alguns tipos de rodapés que encontramos no comércio, alguns detalhes sobre eles e algumas dicas de como escolher o melhor para sua casa.
Rodapé em MDF
Para quem não sabe muito sobre esse material, MDF é na verdade uma sigla e significa Medium Density Fiberboard, que em português é Placa de Fibra de Média Densidade. Ele é gerado a partir da madeira e a sua fabricação envolve resinas sintéticas muito duráveis. Ele começou a ser produzido nos anos 70, mas aqui no Brasil só chegou em meados dos anos 90 quando era muito usado em peças de artesanatos.
No mercado você vai encontrar diversas placas de MDF e a escolha vai de acordo com a sua necessidade. Existem aquelas que são, por exemplo, resistentes ao fogo, aquelas que são fabricadas com mais plástico, as que apresentam resistência à água, entre outros tipos. Independente do tipo de MDF, ele sempre apresenta um ótimo acabamento com uma aparência envernizada e pode muito bem substituir a madeira em alguns casos.
Os rodapés em MDF podem ser comprados em fibra crua, pintada ou com algum tipo de revestimento o que vai dá um acabamento totalmente diferenciado à sua peça. Geralmente quando você vai comprar essas peças, a loja também lhe oferecerá um piso mais laminado e na mesma cor do rodapé.
Se você vai comprar apenas os rodapés, busque conhecer um pouco do piso que você tem antes de escolher os rodapés. Casas que ficam em áreas molhadas, por exemplo, devem evitar esse tipo de rodapé, pois você pode acabar com uma peça mofada. Eles são mais indicados para locais secos. Ele também é muito útil para aquelas pessoas que querem esconder os fios de eletrônicos, telefone, cabos em geral, etc.
Rodapé em Madeira Maciça
Existe uma infinidade de vantagem em você ter rodapés nesses materiais. Eles não empenam nunca, não trincam e duram uma eternidade, mesmo quando são envernizados. O único fator indispensável na hora de escolher o seu rodapé em madeira maciça é se a peça possui um tratamento contra cupins, principalmente se a região onde você fora for de comum acesso à essa praga. Outra dica importante para quem vai usar esse tipo de rodapé, é jamais usar nada com água próximo à eles porque você pode ter problemas com mofo também, por mais resistente que a sua madeira seja.
Ele não empena, não trinca e a vida útil do verniz é maior. Mas lembre-se de verificar com a loja se ele possui tratamento anti-cupim! Aqui também vale a dica do rodapé anterior, nada de água perto dele!
Rodapé em Porcelanato ou Cerâmica
Geralmente você vai utilizar esse tipo de rodapé quando o seu piso também for nesses materiais. Isso porque eles são feitos exatamente do corte das peças do seu piso e são montados na altura que você quiser. São esses corte que citamos no início de nossa conversa quando falamos sobre as primeiras formas de se montar um rodapé.
Para aquelas pessoas que possuem pisos em porcelanato, ainda existe a possibilidade de achar peças já cortadas e prontas no mercado, mas no caso da cerâmica somente através do corte mesmo. São os rodapés mais comuns do mundo inteiro e os que custam menos no mercado.
Evite esse tipo de rodapé se o piso da sua casa for de madeira porque a aplicação deles precisa de uma massa especial para ser feita e esta é bem úmida, podendo danificar o seu piso.
Rodapé em Mármore ou Granito
Se você pode investir um pouco mais em rodapés, essa com certeza será a melhor opção para sua casa. Eles são feitos das mesmas pedras que usamos nas pias, soleiras e até mesmo no piso. O resultado será um piso muito requintado e com um tom de clássico muito grande. Eles combinam praticamente com todo tipo de piso, mas os porcelanatos recebem um toque bem mais especial. Você pode também combinar com um friso para dar um charme todo especial ao seu rodapé.
Rodapé em Poliestireno
Estes são aqueles rodapés brancos que vemos tão comumente nas decorações de ambientes. Eles estão super em alta nos últimos anos pela sua praticidade de limpeza, que é indispensável nos dias de hoje. Eles também possuem um material que não apodrece o que é bom para casas que ficam em locais úmidos ou para aquela dona de casa que gosta de lavar o ambiente de vez em quando.
Problema de cupins que são comuns em alguns tipos de rodapés que citamos mais acima também é algo fora de cogitação para esse tipo. Atente-se apenas para a instalação deles porque os recortes das peças devem ser precisos para que não fiquem aquelas rebarbas que acabam com qualquer decoração.
Existe Altura Ideal Para o Rodapé?
Na verdade não existe uma regra totalmente certa e definida para o uso de rodapés a não ser o comum, onde eles devem ficar como forma de proteção e acabamento no final de suas paredes. Os que os decoradores sempre levam em questão é a altura dos batentes, das portas, entre outros fatores para definir a altura ideal dos rodapés. Os rodapés mais altos com certeza deixam o seu ambiente muito mais requintado, mas cuidado com o exagero, não deixando ultrapassar os 20 centímetros de altura porque já se tornará algo deselegante e desproporcional para a sua decoração.
Caso escolha um rodapé mais alto, opte por manter o mesmo tom que a sua parede para não dar aquele contraste estranho.