As tintas são muito mais do que uma simples cobertura nas paredes, e acabamento. Muitas vezes, elas podem ocupar um papel de decoração primária em um ambiente ou em vários deles. Assim como podem ser feitas muitas texturas para incrementar a pintura das paredes.
Uma dica que pode ajudar na hora de escolher as cores ideais, são os significados das cores, ou o que elas podem vir a representar. Cada uma dessas cores é capaz de causar uma reação diferente em nós. As cores são divididas em cores quentes e frias, assim a amarela, vermelha e a cor laranja, são consideradas quentes, enquanto a cor azul, violeta e a verde são as cores frias.
A cor vermelha – transmite motivação, entusiasmos, é a cor da paixão, é ideal para quartos de casal, assim como em salas de jantar, TV.
Laranja – Traduz vida, saúde, alegria, e também é ótima opção para salas de TV, e jantar.
Amarela – Cor da esperança, alegria, é uma opção para quartos de estudo, salas sociais.
Verde – Natureza, equilíbrio, transmite uma sensação de proteção, deve se evitar lugares sociais da casa.
Violeta – Nobreza, influência no humor, mas deve ser usado moderadamente, um ambiente total causa uma ansiedade ou até mesmo sensação de depressão.
Azul – lembra céu, transmite confiança, é a única cor que anula qualquer energia negativa, opção para ambientes de tranquilidade, descanso.
Para completar o visual, as cores podem ser mescladas com cores neutras como o branco, bege, gelo, e pérola. Pois essas cores além de transmitirem paz, ajudam a criar uma sensação de lugar mais amplo, e aceitam qualquer cor na decoração. O bom senso é fundamental, assim, vale lembrar que cores muito escuras, acabam prejudicando o ambiente, que faz com que ele fique carregado, e poluído. Prefira cores mais vivas em objetos e paredes em tons mais neutros, ou apenas uma parede de fundo com cores mais vibrantes.