Tendências de Cores de Tintas para Paredes

Se engana quem pensa que tendências só servem para roupas, calçados e acessórios, além de móveis e estilos de decoração. Elas também ditam as “regras” da construção incluindo as tintas que estão mais na moda para colorir as paredes.

E para quem não sabe, todos os anos, as principais empresas que fabricam tintas se reúnem, pensam nas tendências para o ano seguinte e depois apresentam os resultados. Tudo é feito com base em pesquisas.

A empresa Coral, por exemplo, faz uma ampla pesquisa de tendências todos os anos chamada de Cores do Futuro. Para o ano de 2014, o resultado dos estudos indicam que o azul esverdeado será o grande trunfo da decoração, a cor “carro chefe”. A tendência que fazer a mistura acertada da tranquilidade do azula com o equilíbrio natural do verde.

As tendências das cores de tintas para paredes são associadas ao que de bom aquela tonalidade pode oferecer para a decoração. No caso do azul esverdeado é uma escolha com base no equilíbrio e na facilidade de combiná-la com cores neutras. O conselho é que também seja feita uma aposta dessa cor com tonalidades no tom de madeira. Aliás, essa é uma outra fortíssima tendência para 2014.

Porém, esse não é o único resultado que emergiu das reuniões e pesquisas realizadas pelas grandes empresas fabricantes de tintas. Outra tendência forte para as pintura de paredes são as composições. Uma muito legal e que promete virar a queridinha dos decoradores é a mistura do ocre quente com tonalidades de rosa. Com essa mistura dá para se obter um resultado muito moderno. A dica também é acrescentar outras tonalidades a essa mistura, como o azul e o verde. Olha as duas cores novamente.

Dá uma Olhada nas Principais Tendências de Cores de Tintas Para Paredes

Já antecipamos algumas cores que são tendências confirmadas para o ano de 2014 e 2015 para pintar paredes. Vamos ver agora o nome que uma fabricante deu para a sua nova linha. Foram escolhidas cinco tendências: Étnico Urbano, Jardim Secreto, Revolução Silenciosa, Faça Agora e Prova Substancial.

Nomes bem sugestivos, mas que a princípio não dá para se ter uma ideia real do que vamos encontrar pela frente. Não tem problema, daqui por diante revelaremos o “mistério” dessas cinco tendências que prometem mudar o conceito de cores nos próximos dois anos.

– A tendência Prova Substancial é perfeita para quartos de meninos ou para casa de homens solteiros porque aposta em tonalidades neutras e bem masculinas. As cores profundas e com nuances marcantes como sangue-de-boi e esmeralda fazem parte dessa cartela de cores.

Para quem busca uma decoração arquitetônica com um forte apelo ao gráfico e um visual marcante, certamente encontrará “recursos” nessa primeira tendência.

– Já o Étnico Urbano tem uma pegada mais raiz, mais contato consigo mesmo, as cores são vivas e marcantes, como o vinho, o ocre, o ameixa, o azul petróleo claro e ameixa damasco. Tons que marcam presença e são elegantes em qualquer ambiente que você escolha. Neste caso, como são cores fortes, ambientes pequenos devem ser evitados.

– E o que falar do Jardim Secreto, essa paleta de cor que tem a cara do romantismo. Neste caso, as tendências de cores de tintas para paredes é delicada, perfeita para o universo feminino. Os tons além de suaves são levemente coloridos pelo rosa e lavanda, além de ter o toque enevoado. Algumas cores remetem ao enigmático.

– A Revolução Silenciosa tem muito a ver com o nome. É aquela mudança que não é radical, é simples, é notada, mas tudo com muita delicadeza. E nada melhor do que tons de branco diferenciados para fazer parte dessa cartela de cores.

– E por último, a Faça Agora, uma cartela de cores que serve para os pontos de transitoriedade. É um prato cheio para quem gosta de brincar com contrastes, uma super tendência. Tem muita exuberância e servem para serem notadas. Imagine as suas paredes com um azul esverdeado intenso ou um lima, amarelo-limão, violeta, verde-esmeralda e laranja ardente também fazem parte da cartela de cores.

O que a Suvinil Preparou Para as Tendências de Cores de Tintas Para Paredes

A Suvinil é uma das principais fabricantes de tintas no Brasil e claro, não ficaria de fora para indicar as tendências de cores.

A empresa preferiu criar temas para dividir a sua cartela de cores e as tendências que surgiram das suas pesquisas. E ficaram divididas em: Elementar, Plural e Pulsante. Dois grupos para mostrar o que estará na moda na decoração com tintas na sua casa.

– O grupo de tintas Elementar seguirá a tendência de cores de tintas para parede buscando acima de tudo a simplicidade. São tonalidades que visam ser funcionais e minimalistas. Nada de muito inovativo ou chamativo, mas algo que pode durar muito sem sair de moda. São tonas suaves e as cores vivas são “tradicionais”. Na cartela de cores podemos apreciar das cores vivas, o marrom, o vermelho, o laranja e o amarelo. Todas que remetem as tonalidades dos elementos da natureza, outro ponto fundamental dessa cartela de cores.

– Na cartela de cores que ganhou o nome de Pulsante, impera as cores mais fechadas, como azuis e verdes. A densidade também é um elemento para composição dessa paleta com tons como laranja forte, vermelho e violante, todos muito vibrantes.

– E para terminar, a terceira proposta da empresa Suvinil de tendências de cores de tintas para parede é do grupo Plural. O nome tem o objetivo de mostrar o que a empresa pensou para chegar até essas cores, a pluralidade do Brasil.

A mistura de tons que compõem essa nação. As principais cores que serão tendência são: amarelos de várias tonalidades, o verde também será explorado em diversas nuances e o azul, também em vários tons. Para fechar, alguns reflexos ou pequena presença do marrom.

A proposta das tendências de cores de tintas para paredes de 2014 e 2015 pesquisadas e divulgadas pelas principais empresas que produzem o material é bem objetiva e simples. As cores diferentes que vinham reinando absolutas até então, dão lugar a cores que priorizam a sobriedade, a naturalidade e o bom gosto. São tintas menos chamativas, porém, mais duradouras no sentido de tempo que ficarão na moda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *