A cada dia as pessoas estão com menos tempo para cuidar da limpeza dos ambientes e aí acabam optando por comprar artigos que ajudam nessa função e evitam o trabalho extra, economizando tempo. Os tapetes para porta de entrada são os itens mais usados para tal função, trazendo também proteção, já que retém boa parte da sujeira da rua nele e não deixa entrar para a casa. Além disso eles trazem beleza e estilo ao ambiente.
Tapetes para a porta de entrada de casas ou empresas podem ser a solução para este tipo de problema clássico e, além disso, fazem a diferença até no visual de sua residência. Um tapete bem escolhido, combinando com sua fachada certamente fazem com que a entrada fique mais luxuosa.
Para isso você tem que escolher o tapete que melhor se adequa ao tipo de ambiente em que será colocado. Existem diversos tipos, tamanhos, formatos, além de materiais do qual são feitos, para serem adequados. Como exemplo, existem os tapetes feitos de sisal que são ótimos para limpar botas e calçados sujos de terra.
Alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de escolher o tapete, como o local da casa, se o tapete vai ficar ao ar livre e também o volume de pessoas que passam por ele, por dia. Locais onde o tapete vai ficar ao ar livre, por exemplo, devem ter estes feitos com materiais mais resistentes, como o sisal. Locais com grande fluxo de pessoas também. O capacho é uma ótima opção.
Além disso, você deverá escolher o tapete levando em conta a decoração da sua casa. O tapete deve combinar com a decoração interna da casa, ou vai destoar totalmente e acabar com toda a harmonia do ambiente.
História dos Tapetes
Os tapetes existem, de acordo com evidências analisadas pelos cientistas, desde antes dos anos 500 a.C. Uma prova disso é o tapete Pazyryk, de 2500 anos, que foi produzido no período da Aquemênida, no Irã.
Com o passar dos anos os materiais foram sendo alterados, eram usados a lã, a seda, o algodão. Normalmente eram materiais que se decompunham rapidamente e por isso os pesquisadores raramente encontravam vestígios dos tapetes mais antigos. O que encontraram foram pedaços fragmentados.
Os primeiros tapetes produzidos eram feitos em teares. Os teares eram maquinarias que auxiliavam na tecelagem. Existiam basicamente quatro tipos de teares. O tear horizontal, o mais primitivo, eram duas varas de madeira com estacas cravadas em cada extremidade. O tear vertical fixo era uma estrutura vertical com travessões suportando varas redondas paralelas. O tear Tabriz era uma versão mais moderna no tear vertical. Neste, os fios iam se enrolando no cilindro superior indo para a bobina inferior – a vantagem era que ele era capaz de tecer tapetes com tamanhos de até o dobro do tamanho do tear. E tinha também o tear de Feixe de rolo, que era o mais moderno dos tempos antigos. Ele permitia confeccionar qualquer tipo de tamanho de tapete.
Atualmente existem diversos tipos de equipamentos capazes de auxiliar os artesãos a confeccionarem tapetes artesanais. Mas na realidade hoje em dia a maioria dos tapetes, principalmente os tapetes comuns, para porta de entrada, são feitos em escala industrial, por máquinas, em grandes empresas/indústria. Veremos a seguir alguns tipos de tapetes de porta de entrada.
Tapetes x Capachos
Os tapetes de porta de entrada podem ser feitos de diversos materiais. Os tapetes são na verdade os fabricados com tecidos mais macios e indicados apenas pare decoração. Não são adequados para porta de entrada, porque além de não reter as sujeiras, eles ainda vão estragar facilmente. Os mais adequados para entrada são os capachos.
Os capachos são feitos de materiais mais resistentes e possuem material antiderrapante em baixo, como borracha. São feitos com fibras mais grossas e por isso além de reter melhor a sujeira dos calçados, ele demora muito mais para estragar.
O capacho escolhido deverá ser de tamanho correspondente ao tamanho da porta, sempre. O material de acordo com o quanto você quer investir. Os feitos de sisal são os melhores, mas existem outros tipos de fibras também que funcionam. Para quem mora no litoral, o mais indicado é o capacho de vinil, pois ele resiste muito bem a ambientes úmidos, é bonito, retém a areia e as sujeiras, além de serem laváveis.
Tipos de Tapetes/Capachos de Porta de Entrada
– Estampados
Os tapetes estampados podem trazer desenhos como flores, folhas, animais, além de estampas minimalistas, ou também listras, xadrez, etc. Observe a decoração da sua casa, as cores e as estampas e escolha um tapete que fique harmonizado. O tapete estampado pode sobrecarregar a decoração, caso fuja do tema. Cores claras acabam ficando encardidas, opte sempre por tapetes com cores mais escuras.
– Lisos
Quando a decoração da casa já é cheia de estampas ou detalhes, a idéia é comprar um tapete liso. Ele é mais discreto e não tem erro em questão de decoração. Além disso, um tapete liso pode ser de praticamente qualquer cor, mas pense em alguma que harmonize com as cores da casa.
– Com Frases
Decorações modernas e mais divertidas. Os tapetes de frases podem ser divertidos – como alguns que fazem menção aos animais (seja-bem-vindo, mas lembre-se, a casa é do gato). Ou também podem trazer frases que digam ao convidado o quanto ele é bem recebido (volte sempre).
– Personalizados
Existem várias lojas que fazem tapetes personalizados e estes são ótimos para empresas, que podem colocar o logo da marca no tapete.
Ou também para casas onde os donos querem colocar o nome dos animais no tapete, por exemplo. Existem vários tipos e aí, neste caso, basta criatividade.