Pontos de Cores na Decoração

As cores são sempre um modo de dar um ar mais alegre e aconchegante para a casa, além de deixá-la mais divertida e não tão séria. E isso não quer dizer que as cores não podem estar presente em um ambiente elegante. Muitas pessoas pensam que elegância está ligada a neutralidade, ao preto e ao branco, o  que não é verdade. Os espaços claros podem receber objetos coloridos e ganhar mais vida e personalidade. As tonalidades fortes estão longe de criar um ambiente extravagante quando usadas na medida certa, como por exemplo, criando pontos de cores na decoração ou as “casando” bem: rosa com verde, amarelo com azul, etc.

Paleta de Cores

Paleta de Cores

Quando falamos de pontos de cores, estamos dizendo em colocar objetos que marquem presença em um ambiente ou até mesmo pintar uma porta ou  uma parede. É só não ter  medo e experimentar as ideias no papel antes de colocá-las em prática.

Veja Algumas Dicas de como Cria Pontos de Cores na Decoração da sua Casa!

  • No ambiente de uma sala moderna, com móveis de designer, sala de estar e jantar dividem o mesmo espaço, digamos que você tenha escolhido o sofá e a mesa na cor preta. Os pontos de cores nesse ambiente podem ser: pinte uma parede com um amarelo forte, aquela onde ficará encostado o sofá (esse contraste amarelo e preto dá um toque bem moderno para a decoração). Coloque pequenas almofadas com estampas coloridas e diferentes uma das outras (atenção: as cores das estampas devem estar em harmonia).E para finalizar, escolha um objeto colorido, não tão forte, para colocar sobre a mesa de jantar ou de centro. Aposte em uma cortina clara, de preferência branca, para não escurecer o ambiente demais por causa do sofá preto.

Lembre-se que essa é uma dica para quem tem o piso claro.

  • Imagine uma sala estar e jantar clássica, com paredes claras e piso claro, cortinas brancas e espelhos para ampliar o ambiente e para completar um sofá num tom de bege claríssimo, quase branco. Para equilibrar essa monotonia aposte em uma mesa preta com cadeiras coloridas, o roxo é perfeito para manter o tom clássico. Depois equilibre o colorido com peças em madeira escura e marrom, que pode ser o tapete, coloque uma cadeira destacada de madeira e aposte em um móvel amarelo encostada em uma das paredes, de preferência de frente para o sofá. Capriche nas luminárias ou na iluminação sobre a mesa de jantar, que será  a parte mais escura do ambiente.
Cadeiras Roxa

Cadeiras Roxa

  • Quer criar um ponto bar na sua cozinha que é conjugada com a sala? A melhor maneira de destacar esse ambiente da cozinha é criando uma pequena bancada com tubos prateados aparentes e escolha um quadro que ocupe toda a parede desse pequeno espaço. Aposte em uma figura divertida, que represente a sua personalidade, e que acima de tudo, seja colorida.
  • As cozinha de uma única cor não estão na moda faz tempo, aliás, as grandes geladeiras coloridas no melhor estilo retrô voltaram para dar mais vida ao ambiente. Um simples eletrodoméstico vermelho no meio de uma cozinha totalmente clara, já daria outra vida, para completar os pontos de cores poderiam ser criados com pequenos quadros posicionadas estrategicamente. Alguns decoradores, mais ousadas, ainda apostam em cozinhas neutras, sem nenhuma cor forte, mas com piso colorido, com tonalidades fortes como o laranja. Se essa ideia ainda é muito ousada para o seu gosto, aposte nos pequenos eletrodomésticos. É possível encontrar cada modelo mais fofo que o outro em cores super bacanas. Ao invés, de guardá-los dentro do armário, crie um espaço para colocá-los à vista e não tenha medo, nada de tudo igualzinho, compre um azul, outro amarelo, outro vermelho, e por aí vai.

  • Quando você escolhe móveis de vidro para sua casa é uma grande oportunidade de brincar com os pontos de cores. A mesa de vidro por exemplo, ao lado dela porque não apostar em um bufê com uma cor bem forte, como o lilás. As poltronas com estampas super coloridas também podem ser uma solução para quebrar a frieza do vidro e deixar o ambiente ainda mais bonito.

  • Se tem um lugar da casa que dá para brincar e muito, com formas e com pontos de cores, esse lugar se chama hall de entrada. Dentro de casa, sempre bate aquela dúvida, “será que vou ficar cansada dessas cores, vendo-as todos os dias”, pode ser ou não, mas no hall de entrada não existe esse problema. Como se trata de um lugar de passagem, não dá para ficar enjoada de ver, por isso, aproveite, misture a neutralidade de um aparador de madeira, por exemplo, com pontos de cores com cadeiras e quadros coloridos. Imagine duas cadeiras coloridas, com tonalidades que combinem com azul, por exemplo, com uma pequena mesinha azul entre elas.
  • Outro lugar que dá para brincar bastante é no lavabo, também pouco frequentado em uma casa pelos moradores e muito, pelos convidados. Comece ampliando o ambiente com espelhos, depois crie pontos de cores: dentro da bacia do lavabo (amarela, por exemplo), com quadros coloridos, pintando uma única parede com uma cor chamativa (laranja, por exemplo). Como sempre, tem outras propostas para quem não gosta de abusar com as tonalidades fortes. Se você está com medo de pintar a parede e se arrepender, faça os pontos de cores com os acessórios de banheiro. Coloque: uma tábua sobre o sanitário colorida, um quadro na parede colorido, cestinhas com toalha coloridas, assim como as próprias toalhas e não esqueça de um tapete super bacana e divertido.

  • No quarto da criançada não economize nos pontos de cores, não exagere, com tonalidades muito fortes, porque é o cantinho para eles descansarem e em alguns casos, estudarem. O melhor é fazer um pequeno espaço dedicado as brincadeiras, com pontos de cores, que podem ir da cor da parede, de adesivos divertidos até mesmo aos próprios brinquedos.

  • Num ambiente completamente branco, que muitas pessoas gostam, como o quarto, por exemplo. Distribua pontos de cores por toda parte: nos quadros, nos objetos sobre as mesas de cabeceira, no jogo de cama, na poltrona que fica no canto da cama, e na cabeceira de parede, neste caso, faça uma iluminação especial para valorizar ainda mais.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *