O acabamento de uma casa confere a ela traços da personalidade e dos ideais de seus proprietários, por isso todas as escolhas neste sentido devem ser feitas com muito cuidado e planejmento. Ao escolher, por exemplo, os pisos para sua casa, alguns aspectos devem ser levados em consideração, como a durabilidade, a funcionalidade e a beleza. A seguir destacamos algumas considerações a cerca de tipos de pisos como madeira, cerâmica e pedra.
Madeira
A madeira esta entre os tipos de piso mais solicitados, caiu na preferência das pessoas por atributos que só ela tem, como um toque agradável, a beleza e uma inigualável sensação de aconchego. Pode ser utilizada em forma de tábuas ou de tacos, oferece ótima durabilidade e além disso tem o poder de combinar com diversos tipos de decoração, portanto é um tipo de piso versátil e moderno. Podemos dizer que a madeira não se acaba, desde que sua instalação e posterior manutenção sejam realizadas de forma correta. Ao observar sinais de desgaste basta um lixamento e aplicação de resina protetora. A água consiste na maior inimiga da madeira, sendo assim é muito importante que ela seja instalada sobre contrapiso seco e perfeitamente nivelado. Vale lembrar que é importante solicitar um certificado, ao revendedor, comprovando a secagem em estufas, caso contrário exija garantia.
Onde usar a madeira?
Não se recomenda o uso de madeira em áreas molhadas da casa, ou seja, cozinha e banheiro. Mas esta recomendação poderá ser revista dependendo dos hábitos da família. Por exemplo, quem não costuma cozinhar em casa diariamente poderá fazer a limpeza do piso de madeira somente com detergente e um pano úmido. Outra dica é colocar uma faixa em granito, cuja largura seja de 80cm, nas laterais da pia e também do fogão, o mesmo pode ser feito no banheiro, próximo ao boxe, mas não deixe de realizar a manutenção na camada de resina protetora, pois ela mantém a superfície impermeabilizada.
Pedra
As pedras como mármores, limestones e granitos são consideradas nobres e elegantes, além disso oferecem um revestimento ótimo pela sua praticidade, pois a limpeza pode ser feita somente com pano úmido. Por serem naturais elas estão sempre na moda. Se esta for a sua escolha, opte por comprar placas do mesmo lote, pois estas são retiradas de bloco único e são mais semelhantes. Para uso em áreas molhadas é preciso cuidados especiais como a impermeabilização. Para uso na cozinha saiba que podem ocorrer manchas causadas por vinagre e limão, por exemplo.
Cerâmica
Elas são as preferidas para banheiros e cozinhas, pois oferecem praticidade, resistência e mínima absorção da água, tornando-se ideais para ambientes de tráfego intenso, muita umidade e constante uso de produtos químicos. As novas tecnologias já permitem que a cerâmica seja produzida com a aparência do mármore e tem a vantagem de não apresentarem desgastes como as pedras originais.