Pisos de Vidro

Quando se decide começar uma casa do zero, existem vários desafios e muitas coisas e detalhes para se levar em consideração, e um deles são os pisos, que é o assunto foco desse artigo.

Enfeitar e decorar a casa é um ato de amor e personalidade, e ainda assim, existem muitas dúvidas, e no que diz respeito a escolha dos pisos, algumas questões devem ser levantadas, entre elas: “O cômodo será usado com bastante frequência?” “Qual estilo de decoração será seguido?” “A casa tende a ter temperaturas mais baixas ou mais altas?” entre outras, que serão muito mais facilmente respondidas e solucionadas com a ajuda de um arquiteto ou profissional da área.

Abaixo serão apresentados pisos que combinam mais com alguns cômodos específicos, podendo servir como sugestão para quem está nesse processo de decisão.

  • Cozinha: O ideal é que nas cozinhas se utilizem itens de maior praticidade, mas que ainda assim sejam bonitos e carreguem itens que combinem com os donos da casa. Assim, nesse local uma excelente alternativa é a utilização de pisos de porcelanato ou cerâmica, já que são bem bonitos e mais fáceis de limpar, deixando o ambiente bem agradável.
  • Sala: Como é um ambiente bastante frequentado, é ideal que se faça uma escolha que seja resistente. Assim, o porcelanato ou os laminados são uma boa escolha, já que eles dificilmente adquirem manchas e tem bastante brilho, além de serem de fácil limpeza.
  • Quartos: Os laminados também são uma boa opção nesse caso, pois conferem um ar aconchegante e até mesmo aquecido. Sua instalação  é feita em lâminas, deixando bem mais fácil. Outra qualidade é que eles são bastante resistentes. Já para quartos infantis os pisos vinílicos são os mais indicados, já que além de possuir uma grande variedade de estampas, eles também são antialérgicos, macios e fáceis de limpar (mais resistentes a água do que os laminados).
  • Banheiros: Semelhante a cozinha,  as cerâmicas são as mais indicadas. Elas combinam perfeitamente com azulejos e/ou pastilhas da parede. É importante ficar alerta aos pisos antiderrapantes nos banheiros, principalmente em casas onde existem crianças.
  • Varandas:  Pisos em madeira ficam muito harmônicos nesses ambientes, combinando também com elementos naturais. O único possível empecilho, é que esse tipo de piso não deve ter contato direto com a chuva, e esse material deve ser tratado com bons produtos impermeabilizantes e contra cupins.
  • Quintal: Nesse ambiente o piso deve ser bastante resistente, pois fica em contato direto com as condições naturais. A melhor escolha são pisos de pedra, que além de bastante resistentes, possuem composição antiderrapante.

Pisos de Vidro

Um tipo de piso que não foi citado acima, principalmente por ser mais raro e um pouco mais difícil de ser usado, são os pisos de vidro. Eles trazem uma boa iluminação natural para o cômodo.

Existe uma norma da ABNT (NBR 7199) que determina que esse tipo de piso tem que ser laminado, pois isso evita que em uma possível quebra os cacos se espalhem, ficando colados no intercolante. Isso faz com que muitos acidentes sejam evitados. Para deixar o piso de vidro ainda mais resistente ao impacto, a lâmina de vidro que fica por cima de todo o conjunto deve ser temperada.

Caso o problema dos pisos de vidro  seja a falta de privacidade, pode ser escolhido um vidro impresso (com desenhos), ou um vidro acidato. Os desenhos dos vidros impressos podem ser em baixo ou alto relevo, sendo os segundos com a vantagem de possuir caráter antiderrapante.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Ola, gostaria de saber onde fazer piso de vidro.

    Hernani 2 de setembro de 2010 15:46
  • Gostaria de saber onde encontrar na grande São Paulo, pisos em vidro. Grato.

    evanio oliveira 2 de fevereiro de 2012 20:51

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *