Para as mães, os quartos de bebê ou de crianças são como se fossem verdadeiras realizações de contos de fadas, é como se ao abrir o guarda-roupa pudéssemos encontrar um duende, debaixo da cama uma fada e por aí vai, é uma magia sem fim.
Pode até parecer bobagem ou uma grande ilusão, mas é no quarto que os bebês e crianças viverão grande parte de seu tempo, por isso, o mesmo deve ser o mais bonito e confortável possível, sempre levando em consideração o bem estar dos pequenos. Claro que as mães vão fazer de tudo para deixar o ambiente lindo, perfeito, mas o foco principal deve ser o bebê.
Então todos os detalhes inseridos devem ser postos pensando nele e no que lhe dará conforto. Isso inclui a pintura decorativa do mesmo, que não pode jamais levar cores fortes, embrutecidas ou escuras demais.
Bebê são seres extremamente sensíveis e, como não sabem muito do mundo em que estão, irão absorver todas as informações que estão a seu redor. Com isso, as cores devem ser leves, claras, mansas, para deixar a criança relaxada e bem feliz, especialmente durante o sono e a amamentação.
A Pintura da Parede no Quarto do Bebê
Para deixar o quarto do bebê muito mais agradável é importante pintá-lo e decorá-lo de forma segura e especial, levando em consideração a personalidade e o sexo de seu filho, onde qualquer detalhe pode servir como inspiração. Hoje é possível se conseguir qualquer tipo de bom resultado através do uso de qualquer tinta disponível no mercado, especialmente as de marca reconhecidas, como Coral e Suvinil, por exemplo.
Muitas dessas tintas oferecem segurança a mais na hora de pintar o quarto do bebê, já que eliminam cerca de 99% das bactérias existentes na parede, além de serem muito mais resistentes que as convencionais, no que se refere ao mofo e ainda não oferecem cheiro algum.
Para pintar o quarto do bebê não é preciso tanta preparação, é uma coisa que pai e mãe podem fazer juntos, o problema é que as grávidas não podem se envolver tanto com essa tarefa, conforme vamos explicar logo abaixo.
Pintura e Decoração do Quarto do Bebê
Além de abusar na pintura do quarto, deixando-o muito mais harmonioso e bonito, a decoração também é um ponto que não pode ficar de fora e precisa ter atenção maior. Isso principalmente se o que se espera não é um bebê somente, e sim dois ou até três, quem sabe.
Nesses casos os móveis planejados são, sem dúvida nenhuma, os melhores, principalmente aqueles que possuem berços acoplados, que, depois que as crianças crescem, podem se transformar em cama. Esses móveis podem ser encontrados em lojas comuns, desde que trabalhem com o planejamento de peças.
O preço dos móveis planejados é bem acima daqueles usualmente vendidos nas lojas convencionais, porém, a otimização de espaço e a possibilidade e atender às necessidades é bem maior. Muitos desses móveis possuem divisórias em acrílico que podem ser removidas a fim de tornar o nicho maior ou menor, conforme o que se aproveita mais.
A decoração feita em paredes de quarto de bebês é bastante versátil, e pode ser feita tanto se usando adesivos coloridos com motivos infantis ou até mesmo colorindo com a tinta comum. O custo disso é bem barato e o resultado é bastante agradável aos olhos dos pequenos.
As paredes coloridas, se usadas cores variadas, podem abrigar tanto meninas quanto meninos, tornando-se um ambiente alegre e receptivo, que faz bem aos olhos e ao coração de quem nele dorme.
Como Pintar a Parede do Quarto
Para fazer uma pintura bem legal no quarto do bebê não é necessária muita prática e nem habilidade, basta ter os materiais à mão e ainda muitos imaginação e disposição.
Material:
01 lata de tinta (pequena ou galão) sem cheiro e contra bactérias de uma cor base, (branca ou gelo)
01 lata de tinta pequena na cor escolhida (azul claro)
01 lata de tinta pequena na cor escolhida (rosa claro)
Passo a Passo:
Primeiro Passo é Comprar as Tintas Coloridas
Depois deve-se comprar um rolo de fita adesiva, daquelas que estamos habituados a ter em casa. Ela servirá para dividir as cores de tinta e assim formar as listras.
É importante que se tenha uma trena ou fita métrica em mãos para medir a distancia existente entre uma fita e outra
-Pintar todas as paredes com a cor branca, deixando toda ela bem limpa
-Assim que a tinta tiver secado totalmente, tome as fitas adesivas e siga colocando-as nas paredes para que se formem tiras, que podem ser tanto horizontais, verticais ou diagonais, formando desenhos abstratos ou geométricos.
-Pinte uma listra de azul claro, outra de rosa claro, sempre deixando um espaço em branco entre uma listra e outra.
-Após a secagem da tinta em listras, remova a fita e poderá observar que a parede ficará linda, repleta de desenhos formados pelas fitas.
Para ter mais idéias de decoração de pintura em quarto de bebê, veja as fotos no site abaixo: http://alyciaprado.blogspot.com.br/2012/12/ideias-e-dicas-de-pinturas-de-parede.html
Grávidas e Tinta de Parede
Mas, se você está grávida e ainda assim quer pintar a parede do quarto do bebê, preste atenção nisso antes de tomar alguma atitude:
As grávidas precisam se cercar de diversos cuidados para pintar paredes ou até mesmo se aproximar de ambientes onde as tintas estão sendo usadas. E o problema é que próximo do parto é que aparecem inúmeras reformas a serem feita o quarto do bebê.
Para saber se a gestante pode ficar perto de lugares que estão sendo pintados ou ainda manusear tintas é preciso saber de qual tinta se trata. Determinadas marcas contêm substâncias que fazem mal às gestantes, como corantes ou pigmentos que ficam na parte de cima do líquido que, pode ainda conter aditivos, solventes, diluentes e demais componentes maléficos. Alguns pigmentos existentes na tinta podem ainda ter metais pesados como zinco, chumbo e alumínio.
Saiba muito bem qual o conteúdo de cada tinta para saber se pode usá-las ou não, especialmente a tinta acrílica, esmalte ou tinta óleo.