Novo Padrão de Plugues e Tomadas

A partir do ano que vem novo padrão de plugues e tomadas passa a ser obrigatório no Brasil. Serão usados apenas dois novos modelos de tomadas e plugues sendo que o pino chato vai desaparecer ficando apenas dois e três pinos arredondados. Para quem está sonhando com a casa inteligente é bom que vá se preparando, pois a partir dessa nova norma É Preciso Repensar a Construção para que a instalação elétrica siga os novos moldes, uma vez que estes modelos antigos, tanto de plugues como de tomadas, dentro de pouco tempo terão desaparecido do mercado, além de que certamente para que se consiga o habite-se da nova casa será preciso obedecer aos novos padrões. O objetivo desta medida é em especial a economia de energia evitando ainda a sobrecarga e o perigoso superaquecimento que pode ser causa de incêndio motivado por curto-circuito.

Pial

Pial

Mudança será em etapas

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial e a Associação Brasileira de Normas Técnicas foram os órgãos a divulgar que os dispositivos seriam unificados. Esta é uma mudança que está prevista para ser feita em quatro etapas devendo começar com a primeira etapa em janeiro de 2010 e a última deverá ser completada em julho de 2011. Até lá a nova norma deverá estar vigorando nos produtos de todas as empresas desse segmento. Hoje com as novas construções tendo Etiqueta de Eficiência Energética nada mais natural que se busque alternativas que facilitem o alcance das metas de economia de energia.

Adaptador

Adaptador

Modelos atuais

Existem atualmente no mercado, nada menos do que 8 tipos de tomadas enquanto que de plugues temos 12 modelos. Com toda essa diversidade é comum que os ajustes entre plugues e tomadas não sejam sempre eficientes e segundo o diretor de qualidade do Inmetro, mais de 35.000 incêndios já foram causados por estas falhas, isto somente em São Paulo e nos últimos dez anos. A Casa Ideal, não pode apresentar problemas dessa natureza o que torna a nova norma uma medida bastante importante.

Novo Padrão de Pulques de Tomada

Novo Padrão de Pulgues e Tomadas

Novos modelos

De acordo com a nova norma, desaparecem os pinos chatos e as tomadas passam a ter entrada para três pinos redondos. Quanto aos plugues, estes terão dois ou três pinos redondos sendo que o terceiro vai funcionar como fio terra para aqueles aparelhos que não possuem isolamento como no caso, das máquinas de lavar, geladeiras, ar condicionado e outros. A função do terceiro pino é evitar o choque aos usuários quando ligam aparelhos que descarregam o excesso de corrente. Esse é mais um detalhe que você deve ter em mente para saber Como Escolher a Sua Casa na hora da compra.

Adequação a nova norma

O ideal é que os consumidores desde já vão fazendo a troca das tomadas e quanto aos aparelhos podem pedir a assistência técnica para que o façam, porém estará disponível também no mercado um modelo de adaptador e tomada móveis que serão padrão e que podem ser usados para evitar as alterações nos aparelhos de modelos antigos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *