Buscando um pouco do clássico para a sua decoração? Uma dica é fazer uso de molduras provençais. São simples de usar, práticas e combinam com uma boa parte dos estilos decorativos para projetos de interiores. Mas para saber como usar este modelo clássico em sua residência ou escritório, sempre é bacana ter algumas dicas.
Molduras provenciais são modelos de molduras bem antigos, que remetem aos tempos coloniais e ainda tempos de reinados. São molduras trabalhadas, com desenhos arredondados que lembram bastante o estilo barroco na decoração. Podem ser quadradas, mas são mais comumente vistas em formato oval raramente no redondo.
O Estilo Provençal
O estilo provençal de decorar vem da região de Provença, na Espanha. Quem observar as fotos e já ler o nome França vai entender que clássico é a palavra chave para este estilo. Mas muitos dos elementos da região aparecem neste estilo decorativo, como plantas e jardins de um tom som. A ideia é remeter aos campos de plantações de Florença, que geralmente são de uma única cor. O roxo é a cor mais comum neste estilo decorativo.
O destaque do estilo provençal na decoração sempre é o modelo dos móveis. Eles são mais trabalhados, com alongamentos nos pés e desenhos em sua extensão. Uma mesa provençal nunca é apenas uma mesa com quatro cadeiras, mas uma verdadeira obra de arte. Os itens usados, como moldas e esculturas e até pequenos candelabros seguem a mesma linha.
O provençal também é bastante sóbrio, por isso os tons base costumam ser bege e creme e ainda rosa clarinho. Para esta forma de decorar, o que vale é o trabalho da peça e não a cor em si. E tem sentido, não é mesmo? Dá para usar diversas cores em qualquer objeto, mas os detalhes da peça é que a diferem de qualquer outra.
Onde Colocar as Molduras Provençais na Decoração?
Em Espelhos
Os espelhos combinam muito bem com este estilo decorativo e são uma boa dica para investir em quartos e banheiros. Mas com algumas ressalvas. Como a moldura é bem trabalhada, ele deve ficar em um local neutro como uma parede vazia do quarto em caso de espelhos grandes.
Uma boa dica é usar no lugar do armário de banheiro, com alguns diferenciais. Um deles é não optar por apenas o espelho, sem mais detalhes em cima. Pode colocar seus cosméticos, mas coloque o espelho um pouco acima do normal (ao menos 10 centímetros) para que ele possa ganhar o seu devido destaque sem brigar com nada no visual. Também opte por evitar vasilhas muito altas em cima do balcão.
Outro truque comum ao seu usar espelhos provençais é em corredores ou sala de estar. Espelhos sempre aumentam o espaço e por isso você ganha alguns centímetros em locais apertados. Mas nada de encher de itens na lateral: não é bacana para a sua decoração.
Em Fotos em Parede
Fotos clássicas pedem molduras clássicas, por isso você pode-se aproveitar bastante este item para colocar fotos de casamento, de formatura ou de avós e pais. Muita gente, vale lembrar, deve ter uma moldura dessas em casa de vovô e vovó. São dos tempos em que não se tirava foto, mas pintava o rosto e colocava em uma moldura casa. Os artistas eram pintores e não fotógrafos e era comum o uso destas molduras em casa com sua riqueza de detalhes.
Fotos em paredes ficam chiques com este tipo de moldura, mas não abuse. Um mural pode ser usado, mas tente manter a unicidade do projeto e optar por usar tons semelhantes que se complementem na cartela de cores. Molduras lado a lado em tom sobre tom ou da mesma cor, mudando apenas o modelo, é uma composição que pode evitar os erros. Exemplo: 10 molduras enfileiradas ou em fila em tom pastel, todas ovais. Colocadas em um corredor, ficam bem bacanas.
Outra forma bacana de usar este material é no quarto. Se houver uma parede larga mesmo, é uma boa dica investir em uma moldura maior para destacar uma foto, como do casamento ou de bodas ou ainda sua que você ficou bacana mesmo. Ficam bem em tom sépia ou preto e branco, dependendo da cor da moldura.
Em Quadros
Por que não? E são chiquérrimas! Mas opte pelos modelos quadrados ou retangulares. Já foi muito usada esta moldura redonda para quadros, mas é considerada antiquada demais para acrescentar em seu projeto. A menos que seja vintage, dispense. Mas se for um quadro original e de época, você está acrescentando tudo de bom à sua casa.
Mas cuidado com as regras de proporção ao usar quadros na decoração. Paredes largas pedem quadros mais largos ou ao menos confortáveis com as medidas. A altura mínima para a apreciação de uma boa pintura é de ao menos 1,60 cm na parede e sempre o máximo distante das margens, com a mesma distancia para ambos os lados. Ou seja: central.
O Material das Molduras Provençais
Se for original mesmo, será comum encontrar molduras provençais em madeira, mas há diversos materiais ‘genéricos’ no mercado, como plástico, acrílico, metal, ferro, cobre, dentre outros. O estilo é o que conta, por isso o material pode ser o mais diverso. Mas se sua decoração em casa é vintage, opte pela tradicional madeira mesmo.
Onde Comprar Molduras Provençais?
Em lojas de decoração de sua cidade você vai encontrar uma boa gama de opções. Mas dá para partir para outros locais em sua garimpagem de compras, como sites online ou encomendar com marceneiros que entendam como fazer. Os preços variam de acordo com o material e tamanho da moldura.
Olhar em lojas de produtos artesanais de sua cidade é uma boa pedida também pelos modelos existentes na web e pedir o seu para ser diferente. Mudar pequenos detalhes sem perder a essência do provençal vai garantir uma peça personalizada em casa e mais sua cara que a encontrada na loja. E ser diferente na decoração é tudo de bom!
Gostaria de 100 molduras grandes
meus contatos 85 88488888 oi Fortaleza