Ter uma casa muito arrumadinha, bonitinha, tudo combinando perfeitamente e nada de mais extravagante, onde tudo é muito correto e muito clean é muito chato. Até a decoração de uma casa tem de ser ousada, nem que seja em apenas alguns detalhes, pois a mesmice cotidiana já é cansativa, imagina só entrar em casa e ver sempre a mesma coisa em todos os lugares, com o mesmo estilo decorativo.
Já pensou em misturar estilos em sua decoração e torná-la mais divertida, elegante e ainda menos cansativa. Pois isso é possível, basta ter um pouco de bom senso e seguir algumas ideias e dicas que mostraremos logo abaixo.
A Mistura de Estilos na Decoração
A mistura de estilo é possível desde que você deixe clara sua intenção, para isso não basta pegar um monte de acessórios e móveis e simplesmente amontoá-los ou colocá-los em um determinado ambiente. A situação é bem complexa o que parece e precisa ser esquematizada muito bem, para que sua casa não se assemelhe a um carnaval fora de época.
O maior a ser respeitado nesse tipo de decoração, é a falta de critério. Porém, o que determina que a mistura seja harmoniosa e elegante é o bom-senso e isso nós bem sabemos que nem toda a pessoa tem quando o assunto é a decoração.
Então, para não errar na hora da mistura a sugestão é que seja colocado apenas um toque ou outro de diferentes estilos num mesmo ambiente, com um móvel antigo que foi herdado da avó, que já venha com uma carga familiar mais afinada. Ou ainda seja ousado, cria contrastes através do uso de peças, como um sofá na cor cru, misturado com uma mesa de centro de madeira escura, antiga e até uma peça de antiquário está valendo.
Se você tiver sala de jantar em casa, pode usar, por exemplo, uma mesa com desenho mais retilíneo com cadeiras mais sofisticadas, com estilo Luís XV. Falando assim, parece que não vai ficar bom, mas na prática a coisa muda de figura e a ousadia vai valer à pena.
O que se Pode Usar de Acessório, ou não
Vamos começar por um ícone de objetos que são considerados brega, ou pouco fora de moda, como o famoso e célebre pinguim de geladeira. Você colocaria um desses em cima da geladeira de sua cozinha? E o anão de jardim? A flor de plástico será que dá para usar sem passar vergonha?
Infelizmente não há resposta pronta para as perguntas, já que cada um tem um estilo próprio de decoração e nem sempre o que é certo para mim, pode ser para você. Na cartilha da arquitetura e decoração, o errado e o certo estão intimamente ligados, ou seja, totalmente interligados e há apenas uma linha tênue que separa um do outro. Nenhum objeto pode ser considerado tão de mau gosto ou de bom gosto ao ponto de ser totalmente vetado ou ter o passe livre em todas as condições.
Falamos do pinguim de geladeira por ser ele a primeira característica brega que conseguimos lembrar que conseguimos lembrar em itens decorativos, mas o fato reside não no pinguim em si, ao contrário, está na palavra “brega” que gera pavor nas pessoas. A verdade é que decoração é algo extremamente pessoal, e, por isso, cada um tem todo o direito de colocar o item que quiser e onde quiser, desde que aquilo tenha relação com sua essência interior.
Isso vale para tanto para o pinguim, como para o elefante e o Buda, de qualquer modelo ou cor. Tudo depende da interpretação que você dá àquele objeto, mesmo que não esteja no local predeterminado.
Decoração com Fotos de Família pode?
Não só pode como deve. Cada um tem uma vivência particular, uma história linda, única e insubstituível, então, porque não expor todas as suas alegrias em um cantinho da casa.
Ninguém duvida que as tão singelas e espontâneas fotos de família tiradas nas últimas férias ficaram ótimas e ainda as do casamento, que trazem tanta emoção, e são lindas. Elas são mais do que simples imagens, são a recordação viva de momentos especiais, mas apesar disso, não precisam ser colocadas em todos os lugares da casa.
O ideal é que sejam colocadas em molduras, com diversas cores, tamanhos e formas, fugindo dos triviais e comuns porta-retratos. Mas legal e interessante ainda é transformar tudo isso em uma pequena galeria, especialmente se você tiver uma parede branca, e sem graça na sala ou mesmo num corredor.
Nesta galeria você pode ousar, misturar fotografias em diversas cores, coloridas, preto e branco e até colocar as fotos do querido animal de estimação, que também faz parte da família e certamente fará muito sucesso.
A Decoração no Estilo Contemporâneo
A linha de decoração contemporânea está super em alta, porém, apresenta características mais limpas, frias e extremamente sóbrias, nada de muitas cores, brilho ou texturas diferenciadas. No entanto, nada impede que você crie um mix de estilos.
Como dizem os especialistas nessa cultura contemporânea minimalista, a frase que melhor o define é: menos é sempre mais. Talvez por isso, seja o estilo mais usado ao redor do mundo, pois pode oferecer praticidade e por ser clean, permite a mistura com outros estilos.
Para quem quer fazer uma mistura de estilos, que é a proposta de nosso artigo, o correto é escolher a decoração contemporânea aliada a acessórios e objetos de outras épocas e estilos, dando mais personalidade a todos os ambientes.
O mix de estilos pode ser usado em qualquer cômodo da casa desde que você se identifique com as peças que vai acrescentando. Pode até optar pela linha vintage, que casa muito bem com o atual, usando peças clássicas, fazendo mistura de materiais, como metal, vidro, madeira, além de inserir itens com contorno redondo, ovalado e reto.
Você pode fazer diversas leituras e releituras decorativas em seu ambiente, contanto que tudo seja equilibrado, e para que isso aconteça não tema pedir ajuda a amigos, e ainda pesquise em revistas sites, visite lojas com ambientes já decorados. Tudo vale para que você tenha novas ideias e transforme sua casa no melhor lugar do mundo para você.