?> Luminárias Pendentes - Fotos e Imagens | Imóveis Cultura Mix

Luminárias Pendentes

Como Escolher Uma Luminária Adequada Para Um Ambiente

A iluminação é um fator que faz toda a diferença na ambientação de um ambiente, mais ainda se for uma casa, pois é um local que precisa ser aconchegante, mas ainda assim possibilitar uma boa visibilidade, para que não se fique forçando a vista em todos os momentos. Porém, é bastante difícil que uma pessoa leiga saiba lidar de fato com essa questão de luminosidade e utilizar tudo a favor do ambiente, já que com essa manipulação é possível deixar os espaços bem mais convidativos e adequados para as atividades que deverão ser realizadas naquele cômodo. Por isso, sempre que possível é importante contar com a orientação e com a ajuda de um profissional da área, como um arquiteto ou um decorador.

Um item que é de fácil acesso e que contribui muito para a adequação da luminosidade nos ambientes são as luminárias, mas também é importante ter o mínimo de conhecimento a respeito delas para realizar uma boa compra, já que a variedade dos modelos e dos estilos é enorme e levando isso em conta é possível sim encontrar a luminária mais indicada para dar mais luz e estilo para o local desejado, porém, é necessário que se faça uma boa pesquisa, para fazer assim a melhor escolha.

Tipos de Luminárias

– Luminárias de Parede

Primeiramente será falado a respeito das luminárias de parede, que podem ser divididas entre balizadores e andarelas. Os balizadores são um tipo de luminária que fica fixada ou posicionada mais perto do rodapé das paredes e podem até mesmo serem embutidas no piso do local. A principal função dos balizadores é dar uma certa orientação as passagens, porém, elas também são uma ótima escolha para fazer com que o ambiente fique muito mais especial e charmoso.

É necessário tomar cuidado com o espaçamento entre os balizadores durante a instalação, já que essa distância deve ser proporcional a luminária, ou seja, quando maior o balizador, maior também deve ser a distância entre eles, tendo em vista que essa distância deve ainda ter pelo menos cinquenta centímetros entre cada foco de luz.

Já as andarelas são o tipo de luminária de parede mais comuns, e elas ficam fixas a parede em uma altura mediana, tendo como papel deixar o espaço com um ar mais interessante ou ressaltar algo. São bastante indicadas para serem instaladas em lavabos, corredores e / ou áreas externas.

As luminárias de parede podem ainda possuírem articulações que fazem com que seja possível fazer algum tipo de movimentação com as mesmas. Os modelos que se encontram no mercado são muito variados, e esse tipo de luminária é totalmente indicado para se colocar ao lado de penteadeiras ou de espelhos, tornando assim possível alterar o direcionamento da luz em momentos específicos, como na hora de fazer um penteado ou uma maquiagem, por exemplo.

– Luminária de Piso:

Luminária de Piso

Luminária de Piso

Essa segunda ramificação dos modelos de luminárias podem variar basicamente entre luminárias coluna e os balizadores que já foram apresentados acima. As luminárias coluna são muito indicadas para ficarem na parte mais no canto dos ambientes, como salas, quartos ou escritórios, pois ocupam um espaço muito pequeno e tem o poder de iluminar e alterar totalmente a sensação que se tem ao olhar o ambiente. Já o balizador é melhor quando se deseja realizar uma iluminação mais baixa e sutil.

– Luminárias de Mesa

Luminárias de Mesa

Luminárias de Mesa

Essas são os tipos de luminárias mais versáteis de todas, pois além de contarem com as mais diversas versões no que diz respeito ao formato e a cor, elas podem ainda se adequar a diversos ambientes da casa, tendo como principal vantagem a mobilidade. Independente do modelo que se opte, esse tipo de luminária é uma ótima alternativa para se utilizar em escritórios e locais de estudos, pois, além de suprirem a necessidade da luz nos momentos em que a luminosidade não é suficiente, também deixam a decoração do ambiente mais completa.

– Luminárias de Teto

Esse também é um modelo bastante versátil de luminária e na maioria das vezes o principal objetivo é carregar a luz que está centralizada no ambiente para outros pontos ou também ser foco de luzes que complementam todo o ambiente. As luminárias de teto que são embutidas são mais indicadas quando se deseja dar ao ambiente um ar de maior seriedade, elegância e sobriedade, já que contam com um acabamento discreto, deixando tudo bastante clean. Esse tipo de luminária é bastante indicada para locais que possuem pé direito baixo ou quando se necessita dar um enfoque maior a determinado objeto.

Outros tipos de luminárias de teto são os lustres – que demandam um pé direito mais alto, dependendo da altura do próprio lustre – e também os pendentes, que são o foco do artigo de hoje e que serão apresentadas a seguir.

Luminárias Pendentes

O uso de luminárias pendentes podem ser um tipo de solução mais em conta para promover uma melhor iluminação e decoração para um ambiente, já que elas custam menos do que plafons e abajures, que são outros tipos de luminárias, mas que dá mesma maneira conseguem dar um toque final a decoração desejada.

As luminárias pendentes podem ser utilizadas nos mais diferentes locais, principalmente pelo fato de haver uma imensa variedade de cúpulas e de tamanhos dos pendentes, e assim elas se tornam uma maneira mais simples de dar um toque de cor ou de textura nos locais desejados.

Caso o objetivo do uso das luminárias pendentes seja a iluminação geral, o mais indicado é optar por um modelo que possua a cúpula translucida e que assim consiga emitir a luz de forma difusa. Já as luminárias pendentes que possuem cúpulas de tecido fazem com que a luz seja emitida de maneira mais suave, sendo uma ótima indicação para locais como sala de estar ou de jantar.

Luminárias Pendentes

Luminárias Pendentes

Já se caso o objetivo do uso das luminárias pendentes for a iluminação de uma tarefa, como por exemplo a realização de uma atividade específica, como ler, preparar alimentos, ou coisas do tipo, o mais indicado são luminárias com cúpula de vidro ou de acrílico, já que assim a luz é mais intensa e brilhante.

Agora, caso a utilização desse tipo de luminária seja para possuir uma iluminação de destaque em pequenas áreas ou em objetos específicos, é necessário optar por uma luminária pendente de luz focada, que é aquela em que a luz é gerada através de uma cúpula totalmente fechada na parte de cima é constituída de um material que faz com que a luz não possa passar, dessa forma toda a luz que for emitida é focada para baixo. Esse tipo de luminária tem um efeito dramático e é muito decorativa.

Os  principais locais onde a luminária é uma ótima solução são nas bancadas de cozinha, nos lavabos, sobre uma mesa de centro, sobre a mesa de jantar, ao lado da cama, ao lado do sofá, ou até mesmo para a iluminação geral.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá
    Boa Tarde!!!
    Gostaria de saber como faço para adquirir a luminaria, da primeira foto ( luminaria pendente, tipo bola), é mto lindam estava procurando esse modelo q está na foto.
    Aguardo
    Grata

    Gabryela 8 de setembro de 2010 14:12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *