Lâmpadas Neon: Proporcionam Estilo na Decoração

Termo em geral usado para definir dispositivos parecidos que possuem gases nobres em seu interior, as lâmpadas em neon são muito usadas na decoração com o objetivo de produzirem cores diferentes. Apesar de terem um aspecto moderno, as lâmpadas de neon são mais antigas do que se imagina.

Foi o engenheiro elétrico norte-americano Daniel McFarlan Moore (1869-1933) que inventou a lâmpada de neon. Sua ideia para criar a lâmpada foi simples: no interior do tubo de vidro, existem gases nobres como criptônio, argônio ou neônio em baixa pressão.

Existem duas pontas de metal nas extremidades da lâmpada por onde circulam os eletrodos. Com isso, o gás nobre se ioniza e os elétrons começam a circular atrás do gás. Ao exercitar os elétrons, os átomos do gás começam a emitir a luz que vemos na lâmpada.

As lâmpadas em gás neon foram muito usadas na decoração de “inferninhos” e boates na década de 80. A região do Baixo Augusta, situada na cidade de São Paulo (SP) era uma das regiões com estabelecimentos que faziam muito uso dessas lâmpadas para a decoração de suas fachadas, sendo retiradas em 2007 devido a entrada em vigor da Lei Cidade Limpa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *