?> Ladrilhos Hidráulicos na Decoração | Imóveis Cultura Mix

Ladrilhos Hidráulicos na Decoração

Os ladrilhos hidráulicos são considerados os revestimentos mais tradicionais entre todos os que existem e o principal modo de usá-los é para decoração. A grande maioria tem a sua origem dos mosaicos bizantinos e são feitas de forma artesanal. São usadas várias matérias-primas juntas, até mesmo cimento, que são colocadas em moldes metálicos.

Os ladrilhos hidráulicos atualmente estão sendo muito usados em decorações modernas, para dar uma ideia de volta ao passado misturando com que há de mais novo. Sem falar, que o material dá sempre um ar de exclusivo. Não existe limite para o uso do material, pode ser visto em pisos, mas também, nas paredes, nas áreas internas e também nas externas e até mesmo revestindo móveis.

Os ladrilhos hidráulicos na decoração, aos olhos dos arquitetos, é uma opção interessante e eles têm motivos para julgar desse modo. Para começar, pela quantidade de cores, desenhos e estilos que podem ser encontrados. De uma peça preta e branca, sóbria, a motivos com flores ou geométricos, tipos muito usados em cozinhas. Outro diferencial desse material para decoração é a possibilidade de ter até cinco cores no mesmo quadrado.

E falamos até então da estética, mas as qualidades técnicas desse tipo de ladrilho também é um diferencial para que ele seja escolhido. Podem se passar 100 anos e uma peça como essa resistirá, inteira e bonita. Outro fator a favor da escolha de ladrilhos hidráulicos é o fato de se tratar de uma produção em que não é usada a queima em fornos, o que significa menos gases poluentes e menos energia consumida.

Como são Usados os Ladrilhos Hidráulicos

Entre os diferenciais de escolher esse tipo de material está a possibilidade de personalizá-lo. Os ladrilhos podem ser apresentados para os clientes como uma tela em branco e fica a cargo desses, decidir como preenchê-lo. Podem ser usados os moldes já existentes ou serem criados novos, com o desenho escolhido pelo cliente. O ladrilho permite até mesmo a reprodução de uma logomarca.

Arabescos estão entre os mais pedidos na hora de escolher as formas dos ladrilhos e muitos clientes também apreciam o patchwork, contam os arquitetos. Porém, os profissionais alertam para os cuidados na hora de escolher e como usar. Diante de tantas possibilidades é melhor não exagerar para não se ter um ambiente com muita “informação”. Eles recomendam que se observe as cores que já existem no ambiente e somem os ladrilhos, observando materiais e cores. Quando se trata de um ambiente muito colorido, madeira e tipo cimento são os mais adequados.

Não tem limite para usá-los, eles podem ficar em lugar de grande circulação de pessoas, mas podem ser somente uma aplicação no espaço gourmet e na cozinha.

O que pode ser um problema para quem pensar em usar muito dessa material em casa é o alto preço. Muita gente acaba usando bem menos do que queria para evitar os altos custos na obra. O preço pode variar de 50 a 300 rais o metro quadrado. Quanto mais desenha e mais cores tiver, mais cara será a peça.

Sobre a Produção dos Ladrilhos Hidráulicos

Os ladrilhos hidráulicos são produzidos de forma 100% artesanal. Para confeccioná-los são usados os seguintes materiais: areia fina ou média lavada, cimento branco e em alguns casos, pigmentos inorgânicos e pó de mármore.

As peças podem ser “divididas” em três camadas, que são: a parte decorativa com espessura de 2mm, a parte do miolo que é feita de cimento e por último, a argamassa.

Para fazer os desenhos nos ladrilhos são usados moldes de ferro, latão ou cobre. Depois de serem modelados se espera que a massa fique dura, o ladrilho é retirado do molde e vai para a imersão em água. Aliás, dessa última etapa que sai o nome do material. Depois dessa etapa, a peça fica durante 10 dias para secar por completo.

Como estamos falando de um processo completamente manual é comum que as peças entre elas apresentem pequenas variações. E para nivelar os ladrilhos é usada a argamassa, no caso das peças claras, ela deverá ser branca. E somente profissionais que têm experiência em trabalhar com esse tipo de produto é que podem colocá-los.

Na hora da manutenção é necessário observar três cuidados para que o ladrilho não perca o brilho, a beleza. Se for lavá-lo só poderá ser usado água e sabão neutro; deverá ser usada pasta ou cera líquida a cada 15 dias e nunca use nenhum produto que contenha ácido sobre a peça.

A História dos Ladrilhos Hidráulicos

Em meados do século XIX é que o ladrilho começou a ser produzido, não no Brasil, e sim, no Sul da Europa. E não demorou muito para que se tornasse um produto desejado e admirado pela sociedade da época. Isso porque além de ser perfeito para decoração, se mostra muito resistente. Foi então, que em pouco tempo, o ladrilho passou a ser um ícone da arquitetura. Fazendo um grande sucesso na Rússia também e na Inglaterra Vitoriana. Porém, no século XX, pela metade mais ou menos, a indústria evolui e foram sendo fabricados revestimentos com outros materiais. Foi então, que pouco a pouco o ladrilho foi trocado pelas novidades.

Ele volta à tona agora, numa época em que a sociedade está mais preocupada com as questões de preservação do meio ambiente. Porque se trata de um material bonito, mas que ao mesmo tempo, não é tão poluente como os demais. Sem falar que oferece sempre a oportunidade de ter algo único, diferente e especial. Porém, o preço continua sendo um dos principais impasses na hora de optar pelo ladrilho hidráulico. Uma vez que a produção é artesanal e por isso lenta, para conseguir acabar um lote, por exemplo, pode ser necessário 30 dias, o que obviamente o faz custar muito mais.

Apesar disso os ladrilhos hidráulicos na decoração continuam sendo um grande trunfo, graças as formas geométricas, a variedade de estampas que são possíveis. Mesmo que ocupando uma pequena parte de um revestimento de casa é uma excelente opção para quem procura algo realmente diferente para incluir na decoração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *