Ideias Econômicas para Renovar a Casa

Antes de citarmos algumas ideias econômicas, vamos traçar um roteiro simples e infalível para a hora de ir às compras:

  • Mantenha o Foco

Andar, sem rumo, pelas ruas populares das grandes metrópoles pode causar um rombo no seu orçamento. A oferta de “cacarecos” é tão grande que, mesmo sem perceber, você é induzido a gastar. Segundo Andrea, é essencial que você vá com um projeto em mente para não comprar o que não precisa nem vai usar.

  • Fuja de Modismos

Quando algo está na moda, é oferecido à exaustão por camelôs e vendedores. Corra – e muito – disso! A probabilidade de você se arrepender da compra é grande, já que é feita por impulso.

Decoração

Decoração

  • Customize!

Quer uma luminária com a sua cara ou um quadrinho na parede diferente de tudo que você já viu? Faça uma listinha das coisas que você precisa e vá a uma loja popular. Lá, as matérias-primas para customização, como tecidos ou botões coloridos, são mais baratas.

  • Ouse mais

Gastar menos em uma peça de decoração libera você do peso na consciência caso enjoe rápido. “Como não gastou tanto dinheiro, pode trocar com mais frequência.” E não é só isso: como o investimento é menor, você pode ousar mais e investir em algo extravagante.

  • Veja Além

Magazines populares oferecem mais opções do que você imagina. O baleiro – aquele que gira e tem vários compartimentos – pode ganhar novas funções e virar um porta-lingerie ou guardar bijuterias

  • Ideias Econômicas

Na hora de renovar a casa, vale a pena pensar no charme, no estilo e, principalmente, nas ideias sustentáveis, pois podemos unir ousadia com reciclagem e deixar a casa muito mais charmosa, além, é claro e ser uma ideia barata. Vejamos algumas dicas:

  • Cores Vivas

As paredes são o fundo de qualquer esquema decorativo. Um bom truque é simplesmente pegar num balde de tinta numa cor do seu agrado (sugerem-se cores vivas como o salmão ou o verde-menta) e pintar uma das quatro paredes da sua divisão. Pode ainda optar por uma alternativa ainda mais econômica e pintar apenas uma porta. A luz do seu espaço fica automaticamente diferente e mais viva.

  • Puffs Diferentes

Uma ótima solução para quem costuma receber visitas é ter assentos curingas para acomodar a todos. As latas grandes de óleo, gordura vegetal ou tinta viram pufes e cumprem muito bem esse papel. Dá para se inspirar e fazer em casa! Você pode ainda usar a sua criatividade e decorá-las, cobrindo com tecido para desaparecer o rótulo do produto, ou ainda deixar o rótulo à mostra, o que vai dar um charme e uma cara bem retro ao seu puff novo.

  • Caixotes de Feira

Outra ideia para a qual não vai gastar dinheiro é pegar em coisas que já tem em casa, numa qualquer divisão, e pensar ‘como posso utilizar este objeto para torná-lo em algo diferente e original?. Um exemplo – uma mera caixa de fruta de madeira pode ganhar outra vida se pintada de outra cor e pregada à parede como prateleira, ou mesmo pegar-se em várias dessas mesmas, envernizá-las, e juntas torna-las numa elegante mesa de café.

  • Geladeira Lousa

Pense bem antes de trocar sua geladeira. Em vez de descartar aquele modelo antiguinho, por que não restaurá-lo, deixando-o com um visual mais contemporâneo? É muito fácil de fazer: basta usar tinta esmalte sintética fosca. É necessário lixar toda a geladeira e depois aplicar a tinta com pistola. A cor fica ao seu critério e o melhor: você pode deixar seus recadinhos na porta da geladeira para não esquecer e depois é basta passar um paninho úmido para remover a escrita feita com giz.

  • Uma Luz de Ideias

Mudar o ambiente de uma sala ou de um quarto pode ser tão simples como mudar uma lâmpada. É mesmo verdade – alterar a luz de um ambiente torna-o completamente diferente. Escolha uma lâmpada com menos potência e menos fluorescente, opte por luzes mais mornas e menos frias para tornar o ambiente mais acolhedor. Outra opção para mudar a luz do seu espaço é mudar o abajur do seu candeeiro. Pode encontrar opções muito interessantes e em conta em lojas de antiguidades ou feiras, que podem ser recuperadas ou usadas para dar um pequeno toque vintage à casa.

Sala

Sala

 

O Móvel Virou Bancada

Uma outra boa dica: a antiga escrivaninha virou uma bancada esperta, com direito a cooktop e horta. Esta adaptação pode ser feita com qualquer móvel, desde que respeite as medidas necessárias para embutir o fogão. Também é importante pensar na ergonomia, na hora de cozinhar. Quanto à horta, basta colocar os vasinhos dentro da gaveta. Assim, os temperos ficam próximos às panelas. A ideia é ótima e deixa a cozinha linda, com um misto de ar contemporâneo e retrô!

  • Jardim sempre a Vista

Ter vários vasos grandes com plantas juntos em vários lugares da casa confere-lhe sempre um ambiente mais vivo e natural. Uma simples folha de palmeira num vaso de vidro erguida por pedrinhas ou até areia no fundo do vaso confere todo um encanto simples mas moderno ao seu espaço.

  • Repensando no que já Possui em Casa

A forma mais econômica de mudar a sua casa é mesmo mudar os lugares de tudo aquilo que já tem. Olhe à volta e pense de que modo um diferente arranjo de objetos e móveis pode dar uma nova vida ao espaço. Vale também ousar e mudar a funcionalidade dos objetos. Um exemplo é uma escada curta de 3 ou 4 degraus. Se der um acabamento estilo pátina ou até mesmo deixá-la como já está, é uma ideia mega criativa para fazer uma pequena prateleira para de revistas e livros e ainda dá para enfeitar com um jarrinho de flores. Fica charmoso e encantador.

  • Escadas

Se na sua casa tem escadas, é hora de customizar embaixo delas: fica elegante e ainda aproveita-se bastante o espaço. As ideias para aproveitar o espaço abaixo das escadas são ilimitados, que vão desde um espaço para guardar objetos, como um espaço, literalmente aconchegante e charmoso.

Uma ideia muito bacana é encaixar alguns pallet e caixotes de feira e montar uma estante. Os pallets e caixotes podem ser utilizados na cor natural ou se preferir, poderá agregar algumas cores fortes, mesclada com algumas cores neutras e fazer um móvel bem alegre. Outra ideia é fazer um compartimento para guardar os brinquedos da criançada. Enfim… Ideias não lhe faltarão para embelezar este espaço. Mãos à obra e imaginação à solta!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *