Quando falamos em decoração, um dos pontos chaves para que ela seja bem sucedida, quando estamos fazendo sem a ajuda de um profissional é escolher o estilo a ser seguido, e levá-lo até ao fim. É muito comum as pessoas começarem a comprar tudo aquilo que encontram e que gostam e depois descobrirem que quando os objetos e móveis são colocados juntos não funcionam, não combinam. O que é natural que seja assim, porque não temos obrigação de sermos profissionais em uma profissão que não é a nossa. Porém, podemos ser cautelosos e ouvir a dica de quem se preparou para decoração uma casa. E todos são unânimes, o primeiro caminho é ter as ideias e a principal delas que estilo você quer seguir.
Tudo bem que quando falamos de um estilo de decoração, como “simples mortais” não sabemos exatamente entre quais estilos podemos escolher. Porém, para simplificar leve em consideração o que você gosta, por exemplo, objetos antigos, paredes mais escuras, etc.
Para facilitar um pouco a sua escolha preparamos algumas dicas de decoração para sala, na verdade, os estilos que você pode optar. Veja !
1- Estilo Moderno
Vamos começar pelo o que normalmente as pessoas falam “quero um estilo moderno”. Mas o que você entende como um estilo moderno? Moderno teria que ser atual, de tendência. O que significa que o que foi escolhido hoje pode não ser mais atual daqui há 2 anos ou até mesmo. Então, fica um pouco complicado. Não, nem tanto. Veja como fazer!
- Escolha móveis que não saem de moda, isto é, sempre atuais, por exemplo, um sofá de couro branco.
- Uma peça de design na sua sala dá sempre o toque atualíssimo que ela precisa ter, mesmo que depois de um tempo, o objeto já não seja mais tão especial. Porém, isso demora acontecer, pode confiar.
- Escolha elementos que tenham a ver com a sua personalidade. Se você está procurando alguma coisa moderna é porque você é antenado no que está acontecendo agora, e isso ficará evidente na escolha de um quadro.
- As cores das paredes podem ser sempre mudadas, então, não tenha medo de colocar a cor da moda e depois trocá-la pela mais moderna.
- Uma sala moderna nunca é “comum” tem sempre um elemento inesperado, ouse na escolha.
2- Estilo Clássico
Saindo de um extremo ao outro, nem tanto. O estilo clássico para decoração de uma sala pode ser entendido de duas formas: o clássico elegante ou o clássico com declinado para o minimalista.
O clássico elegante pode tanto ser composto de móveis antigos, quadros de valor, objetos de antiquário, quanto pode ser denominado assim, pela preferência de tons claros e da sobriedade como principal ponto.
Já o estilo clássico com características minimalista tem a ver com móveis de linhas simples, decoração clean. Veja algumas dicas para entrar no estilo!
- No clássico elegante: os quadros têm papel fundamental. Paredes peladas nem pensar.
- No clássico elegante: não existe espaço para móveis de design, nem de peças do mais novo designer badalado. Nada que faça referência ao que é novo e moderno.
- No clássico elegante: os objetos decorativos têm papel fundamental para complementar a decoração.
- No clássico elegante: os móveis precisam ser de boa madeira. Não tem espaço para um aglomerado.
- No clássico minimalista: móveis claros de linhas simples, espaço entre as peças, objetos grandes e marcantes.
3- Estilo Jovem
O estilo jovem antes de qualquer outra coisa precisa de cores, obviamente em harmonia. É aquela sala em que você pode apostar em uma publicidade antiga como o quadro principal sobre o sofá. Colocar elementos vintage na estante, como uma máquina de escrever. Pode ser criativo, criando estantes com caixotes de feira ou usando uma escada velha para colocar pequenos vasos.
A grande vantagem de seguir essa linha jovem e bem descompromissada com esteriótipos é que dá para misturar mais de um elemento sem errar. Se você gosta do vintage, pode colocar um toca discos para enfeitar sem abrir mão de uma cadeira de design e ainda pode usar malas para decoração.
Mas, não se esqueça que não é por isso que você pode sair colocando tudo o que vier na cabeça, porque seria uma bagunça e não um estilo jovem. Tudo isso tem que ser feito com planejamento e em busca de harmonia.
4- Estilo Vintage
O estilo vintage está em alta em qualquer coisa que podemos imaginar, entre elas, nos móveis. Mas, como tudo na vida é preciso ter a dose certa para que a sua casa não fique parecendo um museu ou então, uma volta ao túnel do tempo.
Para seguir esse estilo você deve adotar peças básicas e não montar toda a casa, com sofá dos anos 70 e televisão dos anos 80. Imagina ficar sem a sua super TV 3D. Pode ter certeza que ela conviverá bem com os outro elementos. Para seguir o estilo – dicas:
- Escolhas as peças chaves da sua decoração: você pode por exemplo, entre os móveis da sala, ter como único móvel vintage o sofá e todos os demais atuais. Além disso, escolha algumas peças vintage para decoração, poucas mais marcantes, daquela que um entra na sala e os olhos vão diretamente para elas.
- Os livros e as revistas antigas de alguma coisa que seja a sua paixão ajudam a reforçar o estilo, como por exemplo, quem gosta de moda ter exemplares de revistas antigas sobre a mesa de centro ou mesmo como quadros.
- As cores neutras para as paredes permitem que a decoração mais “exuberante” fique 100% em harmonia.
5- Estilo Loft
Não é bem o nome do tipo de decoração, mas sem dúvida é o modo mais comum para alguém que não é profissional. É muito comum as pessoas falarem que o móvel é feito para um loft. A referência é feita para as peças “despojadas” com madeira trabalha no sentido de parecer um pouco velha, usada. Neste caso, o piso da sala é uma das partes fundamentais. Pode ser uma imitação de madeira desgastada pelo tempo e móveis que sigam a mesma linha, porém, ora rústicos ora modernos.