Erros e Acertos no Uso de Espelhos em Casa

Um dos objetos decorativos visto como um grande curinga é o espelho, porém, vale a ressalva de que é assim quando ele é bem usado. Quando utilizado de uma forma assertiva o espelho ajuda a fazer com que os ambientes pareçam maiores e também podem esconder o que não precisa fica em evidência como uma coluna que está fora do lugar.

Entretanto, algumas pessoas erram no uso do acessório e isso faz com que o espaço perca a harmonia. Para começar não se pode esquecer que o espelho duplica tudo e isso pode fazer com que um ambiente que tem muitos objetos de decoração pareça entulhado. Por exemplo, quando se tem uma mesa de centro espelhada perto de objetos reflexivos é possível causar um mal-estar aos olhos dos visitantes.

Pensando em todas essas questões elaboramos algumas dicas a respeito de erros e acertos no uso de espelhos em casa. Confira e descubra formas de usar os espelhos a favor de cada ambiente do seu lar.

Os Acertos no Uso de Espelhos em Casa

Dinamização da Decoração

Os espelhos podem ser usados para deixar os ambientes mais modernos e ainda podem valorizar a decoração. Uma forma de valorizar os cômodos com espelhos é usá-los atrás de móveis como aparadores e sofás, por exemplo. Os móveis até podem ser espelhados, mas isso quando estamos pensando em modelos de grande porte.

Vale dizer que não é necessário pendurar o espelho ou mesmo completar a parede toda com ele. É possível apenas encostar o espelho na parede de forma que ele fique levemente inclinado para que possa ver refletido nele os objetos que não estão na mesma altura dos olhos. O cuidado que se deve ter nesse tipo de decoração é deixar os itens cromados ou espelhados num único lado da parede em cômodos de tamanho médio ou grande.

Ampliação do Campo de Visão

Outra possibilidade para o uso de espelhos é ampliar o campo de visão do cômodo. Por exemplo, numa sala de jantar pode ser que as pessoas fiquem olhando as paredes enquanto fazem as refeições e com um espelho retangular podem ter outras perspectivas.

Ambientes pequenos podem passar uma impressão de que são visualmente maiores com a ajuda de um espelho. A dica é que o espelho esteja na parede que fica de frente para as pessoas que estão adentrando o ambiente. Assim quando se entra no cômodo se vê a reflexão do espelho que passa a ideia de um lugar maior.

Decoração e Espelhos

A decoração do ambiente pode de certa forma invadir o espelho como, por exemplo, bordas que sejam trabalhadas com chanfrados e angulações diferenciadas como aquela que se chama bisotê. As molduras podem ser bem legais para os espelhos do seu quarto, uma decoração ao estilo colonial, por exemplo, pode se valer dessa ideia.

Ainda é possível diversificar o uso de espelhos com placas recortadas ou com desenhos que formem um tipo de mosaico. Algumas pessoas aproveitam acessórios que não usam mais para criar um tipo de moldura para os seus espelhos colando essas peças no seu entorno. A sua criatividade é quem manda, o cômodo da casa em que será usado o espelho também influenciará nessa decisão.

Espelhos Laterais

Posicionar os espelhos nas laterais dos ambientes é uma forma de conferir mais amplitude para esses espaços. A ideia tem que ser sempre prolongar a visão de quem esta entrando ou o olhando o ambiente e nada melhor para isso do que usar espelhos nas laterais.

Os Erros no Uso de Espelhos em Casa

Um dos erros mais comuns do uso de espelhos na decoração da casa é escolher modelos pequenos e usá-los sozinhos em paredes grandes e sem outros elementos decorativos. A dica para quem gosta de espelhos pequenos é fazer uma composição com eles e não usá-los de forma solitária.

Um espelho grande e horizontal quando usado num ambiente integrado também não fica legal, pois a ideia de usar espelhos é fazer com que haja uma sensação de amplitude e não uma divisão. Os espaços não devem parecer marcados e cortados ao meio pelos espelhos.

Espelhos no Quarto

O quarto é o ambiente da casa em que se deve ter o mínimo de interferências possíveis e por isso a dica é evitar de todas as formas possíveis desconfortos como, por exemplo, espelhos virados para a cama podem atrapalhar o seu sono. Uma forma melhor de usar espelho na decoração é colocando o mesmo sobre a cabeceira ou em penteadeiras. Quem gostar da ideia de usar espelhos sobre a cabeceira da cama pode apostar nas faixas espelhadas.

Exagero

Muitos espelhos num único ambiente pode deixar o olhar de quem observa confuso, sem saber para onde olhar. Quanto mais espelhos você tiver num único cômodo mais objetos decorativos terá e mais poluído parecerá o lugar. Cuide para não parecer que está no quartinho da bagunça num cômodo repleto de espelhos.

Ângulos Indesejados

Cuidado com o que o seu espelho está refletindo, pois se mal colocado o espelho que está na sala pode flagrar uma pessoa no quarto trocando de roupa ou mesmo você limpando a casa bem na mira do vizinho. Observe o que esse espelho reflete e onde esse reflexo pode ser visto. Ninguém quer ser pego num ângulo indesejado, não e mesmo?

Adequação

É importante ainda que o espelho esteja adequado para o ambiente da casa em que ele foi colocado. Não fica bom coloca uma peça com uma moldura muito antiga ou estilo rebuscado numa sala moderna e clean. Assim como um ambiente que segue um estilo barroco não fica bem com um espelho sem moldura. O espelho é um elemento decorativo e precisa ser visto como tal já que fará parte do dia a dia dos seus ambientes.

Escolhendo o Espelho

O melhor espelho para usar em casa é aquele que combina com o ambiente como um todo. Tente visualizar a peça no cômodo de forma que possa ter uma ideia se ficará ou não bom. Tudo depende da combinação ideal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *