?> Dicas para Escolher a Cor das Paredes | Imóveis Cultura Mix

Dicas para Escolher a Cor das Paredes

Quando se trata de decoração de casa, escolher a cor da pintura pode ser realmente um desafio. Todo mundo quer o melhor, mas é preciso cuidado para que sua decoração fique harmônica, combine com seus móveis. E indo direto a um armazém comprando a tinta você terá tantas opções que você não sabe por onde começar a escolher. Calma! Podemos te ajudar com isso!

.

Leve em Consideração Seu Gosto Pessoal

O melhor que podemos te indicar quando se fala em decoração de casa é que sempre siga seu gosto pessoal, suas preferências. Lembre sempre sua casa é seu lar e você terá que olhar suas paredes todos os dias, gostando delas ou não. Se não for do seu agrado os tons usados, você não vai conseguir apreciar a beleza de ter uma casa decorada.

Antes de começar a pintura, avalie que tons você não usaria de jeito ou algum ou quais gostaria de ver em casa. Avalie com cuidado, sem pressa. Uma casa bem decorada pode demorar anos para ficar, pronto isso pressão jamais é amiga da perfeição. Avalie, tire fotos e altere no computador com as novas cores de parede e pense se você vai querer mesmo ou não o tom escolhido.

Dicas para Escolher a Cor das Paredes

Dicas para Escolher a Cor das Paredes

Observe ainda revistas, sites e programas de TV ou vídeos informando sobre tons de parede. Observe estilos, que é outro fator bem importante. Alguns tons são considerados retrô, outros mais modernos. Os modelos dos seus móveis devem ser considerados também na escolha de cores para parede ou a troca deles.

Use Sempre Tom Sobre Tom

Você já entrou em uma casa branca com móveis brancos? Ou com cores fortes na parede e a mesma cor nos móveis? A ideia de usar a mesma cor em móveis e acessórios e nas paredes pode ser tentadora, mas com certeza não é a sua melhor opção.

Uma dica limpa visualmente, clara e usada pelos melhores decoradores do mundo é o uso do tom sobre tom. Se você prefere usar uma cor clara na sua parede, escolha móveis em tom escuro para fazer o contraste, comum e que sempre funciona na decoração. O mesmo vale para quem deseja usar tons escuros na parede: opte por móveis claros. O contraste é uma das regras mais antiga da moda, decoração e design de interiores ou exteriores e sempre funciona.

Pintura da Casa

Pintura da Casa

Escolha a Cor de Acordo com o Estilo do Espaço

As cores possuem uma ligação direta com o estilo de decoração. Você em teoria pode usar qualquer cor na sua casa. Afinal, ela é sua, não é mesmo? Mas se você deseja ter harmonia visual e agradar não apenas a seus olhos, uma boa dica é observar o seu estilo de objetos no cômodo o qual será pintado.

Decorações mais modernas com muitos metais ou móveis com cortes retos pedem tons mais sóbrios, discretos, em que os móveis brilhem. Não é apagar as paredes, mas fazer jus aos modelos de design inovador de suas poltronas e cadeiras. Para isso pense em tons como o clássico branco, parede preta única, cinza grafite, carmim, bege, rosa clarinho e tons semelhantes. Quanto mais discreta for a sua parede, mais destaque terão seus móveis.

Para quem está optando por móveis um pouco mais clássicos, como o estilo anos 50 e 60, busque inspiração na decoração da época também. Cada década teve um tom forte que chamou a atenção. Nos anos 50, por exemplo, amarelo e vermelho eram as cores do momento para roupas, eletrônicos (você já viu uma geladeira pin up vermelha? São lindas e charmosas!) e sapatos. Se seus móveis seguem este estilo, pense em tais tons para decorar também.

Se sua decoração já é um pouco mais antiga, tipo anos 20 e 30 com móveis coloniais, pensem em papel de parede para entrar no clima. Observe fotos com seus móveis colocados no estilo clássico. Tons mais fortes dominavam estas década, mas com estampas minimalistas. Estamos falando dos anos em que rendas ainda estavam indo embora e a calça feminina ainda era usada apenas por Coco Chanel.

Outros estilos muito usados em decoração de casa que chamam a atenção para as cores são as temáticas como música, cinema, jazz, fotografia, ballet, dentre outras. Cada tema pede um tom de acordo com o clima. Uma decoração baseada em rock, por exemplo, pede tons pesados como amarelo, preto, vermelho e preto ou combinações gritantes como roxo e preto ou preto e branco. Já um quarto com desenhos em ballet pode exigir algo mais suave como paredes rosas ou lilás, algo mais discreto e suave.

Combine Tons

Na dúvida entre duas cores? Combine as duas! Observe uma paleta de cores com tons primários e secundários e escolha os opostos. Esta é a melhor dica para combinar cores sem errar. Você pode ir sempre de tom sobre tom, como azul claro com escuro ou bege com rosinha claro. Mas pode também brigar mais com o visual, ousar, como amarelo e branco, roxo e preto, verde e violeta. Se combinar e você sentir que o visual lhe agrada, tudo é possível.

Use Cores Alegres para Espaços Alegres

Se sua cozinha é divertida e com itens decorativos engraçados, o amarelo combina bem com o espaço, ou verde. Se seu jardim é bem florido, ele pode ser rosa, verde, lilás em suas paredes. Se seu quarto de hóspedes é divertido, pense em tons bacanas como azul, ciano, vermelho sangue para dar romantismo. Brinque com a liberdade que alguns espaços na casa te dão e não sempre branco com medo de errar.

Pinte uma Parede Única

.

Se você quer ousar com moderação e não quer fazer seus objetos brigarem pela atenção, uma boa pedida é optar por parede única. Tendo textura ou não, você pode criar um painel em sua parede decorativo, que é simples e ao mesmo tempo bacana para dar vida ao espaço, criando uma espécie de quadro. Escolha um tom forte para dar destaque, mas lembre que não é qualquer parede. Precisa ser a principal, a que fica a televisão da sua sala por exemplo, a que está encostada a cama ou a parede maior da cozinha.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *