Decorar é uma arte, mas se engana quem pensa que é preciso ser um profissional para deixar a casa bonito, dos sonhos. É claro, que um arquiteto, um decorador sabem usar bem os truques para aproveitar o máximo um ambiente, reunindo beleza e praticidade, porém, os “simples seres humanos” também podem dar conta do recado.
A primeira coisa que devemos pensar na hora de decorar um ambiente é o que desejamos passar, a ideia, o estilo. Sair comprando tudo o que ver pela frente e depois tentar colocar tudo junto no mesmo lugar é bem certo que em 99% dos casos não irá funcionar. O planejamento é muito importante para quem quer decorar, principalmente, para as pessoas que não são profissionais e só querem colocar o bom gosto em ação.
Na hora de decorar um ambiente, pense nele como um todo, móveis, objetos de decoração, acessórios e as paredes. É muito comum, que pela falta de experiências, os não profissionais esqueçam de decorar a parede. Saiba que é um erro “imperdoável”, uma vez que é uma parte da casa com grande potencial.
Veja Algumas Dicas Para Decorar as Paredes!
1- Comece pensando na tinta, de que cor serão as paredes. Lembre-se também, que as tintas escura diminuem o espaço enquanto aquelas claras dão a sensação de áreas mais amplas. Neste caso, antes de escolher o que você gosta, veja o que é melhor.
Não fique na chatice de uma casa com paredes todas brancas, mas também não caia na armadilha das cores lindas e muito vivas, que num primeiro momento são perfeitas e depois você já não aguenta mais. Na dúvida, limite-se a pintar uma única parede ou até mesmo uma única parte da parede, como uma coluna.
Falando ainda de tintas, aproveite a variedade de texturas que são oferecidas hoje em dia pelos fabricantes de tinta. Efeitos mármore, quadro de giz (ótimo para o quarto das crianças ou cozinha, tecido, aço, entre outros. É claro, que cada tipo de efeito fica melhor em um determinado ambiente e neste caso, também, saiba usar com moderação para não ficar “demais”.
2- Uma vez que você já escolheu as tintas efeitos, lembrando que tudo isso deve ter sido feito em conjunto pensando na decoração, nos móveis e em todo o ambiente, você já pode incrementar as paredes. Atualmente, os adesivos estão sendo muito usados para dar mais originalidade aos ambientes. A diversidade das formas garante efeitos bem legais que podem ser usados em qualquer parte da casa, desde que estejam em harmonia com o resto da decoração. Aliás, um adesivo pode ser uma alternativa para quem está insegura de colocar uma cor mais forte em uma parede. Poderá mantê-la toda branca e usar o adesivo para criar o efeito diferencial no ambiente.
Assim como a tinta, use com moderação. Lembre-se que tudo o que é demais tende a não ficar bom e de bonito passar a ridículo.
3- Um objeto de decoração que não pode faltar em uma ou mais paredes de uma casa são os espelhos. Além de criar um efeito de um espaço maior do que realmente é, ele serve para direcionar a decoração, destacar peças de objeto.
O espelho deve ser colocado de forma estratégica nos ambientes e não ao acaso. Por exemplo, refletindo um quadro, um objeto de decoração, um retrato, um vaso de plantas ou simplesmente de forma que faça o ambiente parecer maior.
Essa é uma daquelas peças de decoração que pode ser usada em qualquer parte da casa e você só tem a ganhar. É muito difícil errar com um espelho.
4- As prateleiras além de muito úteis podem ser uma ótima peça de decoração para as paredes. Elas dão mais vida ao espaço vazio, se você não quer usar para colocar um quadro, por exemplo. Nunca menospreze a ideia de usar as paredes para colocar prateleiras e sobre elas, capriche nos objetos de decoração. A grande vantagem desse acessório de mobiliário é que tudo o que não está fixo no chão, dá a sensação de ocupar menos espaço. Então, se o seu problema é o tamanho do ambiente, troque uma estante por prateleiras. Todo o móvel que está apoiado no chão ocupa mais espaço e abafa ainda mais o ambiente.
Além das prateleiras, use na decoração das paredes aparadores, que ficam ótimos no corredor ou na entrada da casa e também nos cantinhos.
5- Os quadros são feitos para as paredes e ninguém tem dúvidas sobre isso, então, não dá para decorar uma casa sem usá-los. Na sala, por exemplo, uma boa opção é colocar um quadro grande na parede sobre o sofá. No quarto sobre a parede que está a cabeceira da cama e também no corredor. Quadros pequenos na decoração da parede ficam bem quando usados em grupos, de pelo menos 3 seguindo, obviamente, o mesmo tema.
E não tenha medo de colocar quadros também no banheiro ou na cozinha. Você vai encontrar ótimas peças para os dois ambientes, com figuras que tem tudo a ver. No caso da cozinha, você também pode trocar os quadros pelas placas decorativas, que imitam publicidades antigas, são charmosas e deixarão o ambiente ainda mais bacana.
6- Cuidado com os móveis que ficarão fixos na parede. Nem sempre eles são adequados ao lugar que foi escolhido para colocá-los. Os mobiliário de madeira que é feito para ser fixado na parede, por um lado pode parecer interessante porque deixa o vão no piso e essa “passagem” cria movimento no ambiente. Por outro lado, pode não ser legal, porque dá um ar “pesado” para parede em questão. Tudo vai depender de que outros objetos e móveis foram usados naquele espaço.
7- Pequenos acessórios também são sempre bem-vindos na decoração das paredes da casa. Como na cozinha, divertidos porta pano de pratos de bichinhos ou ganchos diferentes e criativos. Na sala, suporte para livros diferentes, no quarto das crianças, lugares para guardar brinquedos que devem ser fixados na parede. Enfim, se o acessório de parede estiver em harmonia com a sua decoração. Porque não usar?