O papel de parede já foi o queridinho das famílias brasileiras, o seu último grande momento teria sido na década de 80, mas depois acabou virando “cafona”. Porém, agora as empresas estão apostando em novidades, materiais diferentes, texturas super legais, graças a tecnologia e com isso, o papel de parede está ganhando espaço de novo na casa das famílias brasileiras. Se você está interessado em colocar papel de parede na sua casa, veja alguns detalhes e depois como aplicá-lo na parede.
Os Tipos de Papel de Parede
- Papel de parede clássico
- Papel de parede com textura relevo
- Papel de parede lavável
- Papel vinílico, que suporta paredes úmidas
- Papel de parede com textura de veludo
- Papel parede que imita outras materiais como madeira ou tecido
- Papel de parede para pintar
Veja agora as características que você encontrar quando está procurando um papel de parede!
- Ele pode ser, segundo o modo de aplicá-lo: de pelar, destacável ou para aplicar com o método tradicional.
- Sobre a resistência à luz: bom ou moderado.
- Em relação a como limpá-lo: lavável com água, só pode ser limpo com esponja ou pano úmido, deve ser limpo com detergente indicado pelo fabricante ou pode ser limpo com detergente e esponja.
- Sobre a colagem: cola para aplicar no papel, cola para aplicar na superfície onde ele será colado, papel embebido em cola ou a cola é aplicada sobre o papel quando já está sobre a superfície.
Escolhendo o Papel de Parede: Dicas
- Leve para casa algumas amostras daqueles papéis de parede que você mais gostou.
- Essa amostra não pode ser muito pequena, tem que ter uma medida que seja suficiente para você ver o contraste com a decoração da sua casa.
- Se as paredes são irregulares evite os papéis de parede com linhas verticais, elas acentuam o problema.
- Na hora de comprar o papel de parede você terá que levar em consideração a altura do perímetro ou a largura total das paredes para saber quantos rolos serão necessários. Normalmente, o rolo mede 10,05 metros de comprimento por 53 centímetros de largura, divida o comprimento pelo tamanho da altura da sua parede e você terá o número exato de tiras que serão necessárias. Depois pegue esse valor e faça uma divisão pelas tiras do rolo. Essa conta serve somente para o papel de parede liso, no caso do estampado, para seguir os desenhos é necessário comprar mais rolos e o desperdício também será maior.
Como Preparar o Ambiente para Colocar o Papel de Parede
- Se além de colocar o papel de parede você pretende pintar os acabamentos de madeira e o teto do ambiente, faça isso primeiro. Só depois que tudo estiver seco é que você deve iniciar a colocar o papel de parede.
- Se você estucou as paredes recentemente, certifique-se de que elas estão bem secas antes de colocar o papel de parede. Se for uma casa nova, espere pelo menos 6 meses antes de colocá-lo.
- Antes de começar a colocar o papel de parede, faça os pequenos consertos necessários na parede, não deixe buracos ou fissuras.
- Se a parede está em bom estado dá para colocar o papel de parede diretamente. Enquanto, naquelas com mau estado de conservação é melhor primeiro consertá-las. Lembre-se que o papel de parede não tem a função de corrigir erros ou escondê-los.
- Limpe bem as paredes antes de aplicar o papel de parede, retirando completamente a poeira que pode estar nelas.
- No caso de paredes que já estão cobertas com outro papel de parede, você poderá aplicar o novo por cima. Será necessário retirar somente se apresentar grandes defeitos, como por exemplo, estiver rasgado.
Como Escolher a Cola para Colocar o Papel de Parede
- Você pode escolher uma cola em pó que deverá ser diluída em água.
- Quando o papel de parede é mais pesado por conta do tipo de textura diferente, como o relevo, por exemplo, é necessário usar uma cola especial para esse tipo. Pergunte ao vendedor do produto.
- Para os papéis de parede laváveis e aqueles para paredes úmidas é necessário também usar uma cola especial que é feita à base de metilcelulose.
- Lembre-se que qualquer cola que for usada para color o papel de parede deve ser preparada com 30 minutos de antecedência antes da aplicação. Use um recipiente de plástico para misturá-la com água e siga as instruções da embalagem. Prepara somente a quantidade que será usada e para evitar grumos misture várias vezes a cola.
Colando o Papel de Parede
- Tire todas as medidas das paredes usando as janelas como ponto de referência. Normalmente, as paredes têm diferenças nas medidas e é melhor saber antes de começar o trabalho.
- Coloque a tira que será a primeira a ser colada sobre uma mesa, deixando que uma das pontas do papel fique bem na ponta do móvel. Use uma escova própria para colocar para passar a cola. Passe até a primeira metade e em seguida, a segunda metade. As suas mãos devem ficar limpas para evitar de sujar o papel.
- Se você sujar a parte da frente do papel de cola, use um pano úmido em água para limpar imediatamente.
- Uma vez que você passou cola na primeira tira, dobre-a na direção do comprimento e leve-a onde será aplicada.
- Depois é só ir desenrolando o papel, mas atenção, o movimento tem que ser feito de cima para baixo.
- Com a ajuda da escova vá imediatamente durante a colocação retirando as bolhas de ar, sempre de cima para baixo.
- Quando chegar no rodapé marque a dobra e corte deixando pelo menos 2 milímetros abaixo.
- Depois é só seguir fazendo o mesmo trabalho com as demais tiras. Cada uma delas tem que ser aplica ao lado daquela que já está na parede.
- Se por acaso você tiver um canto arrendondado é melhor cortar o papel de parede antes de tentar aplicá-lo.
- Coloque sobre portas e janelas o papel de parede e deixe o acabamento para o final. Aquelas “sobras” que ficam tanto na parte de cima quanto na de baixo devem ser cortadas sempre deixando alguns milímetros. Retire pouco a pouco as sobras para evitar de cortar torto.
- Não se esqueça de recortar o papel para colar nas tomadas e interruptores. Neste caso, é necessário retirar o espelho de ambos para fazer o corte e colar o papel de parede corretamente.
Categoria(s) do artigo:
Decoração